No mês de aniversário do blog Cia do Leitor, fui agraciada com mais uma parceria, quero apresentar-lhes Selène d'Aquitaine, autora dos livros Diário de Rabiscos, O Jardim das Rosas Negras, Annástria e o Príncipe dos Deuses e Annástria e os Sete Escolhido publicados pela Ícone Editora. Vamos dar as boas vindas com uma calorosa acolhida? *aplausos*
Conhecendo a autora:
Seu nome no RG é Adriana, porém gosta mais do nome artístico "Selène d'Aquitaine". Tem 20 anos, é escritora de livros de ficção fantástica e estudante de Letras na Universidade de São Paulo (turma de 2011). Descobriu ser apaixonada por linguística românica, estudos de Teoria Literária e História da Lingua Portuguesa.
Gosta de escrever desde criança. Suas melhores matérias sempre foram redação, filosofia e literatura. Começou fazendo histórias em quadrinhos - segundo Selène, ela desenhava mal, mas achava divertido - e depois partiu para pequenos contos. Também gostava de inventar histórias enquanto brincava de bonecas, imaginava histórias baseadas nos personagens dos seus desenhos/livros favoritos.
Com quinze anos decidiu publicar seu primeiro livro Diário de Rabiscos misturando ficção com um pouco da realidade de sua vida. Com dezesseis anos lançou seu segundo livro, O Jardim das Rosas Negras, e então decidiu adotar um nome artístico "Selène d'Aquitaine".
Inspira suas melhores ideais a noite, "escrevo muito de madrugada, por exemplo", oras é passional, oras é séria, oras alegre, oras humor crítico e visão analítica...
Gosta do estilo gótico, segunda fase do Romantismo na literatura, lugares bucólicos, da Lua, da noite, do silêncio, música estilo medieval, língua e literatura francesa, heavy metal, rock sinfônico, etc.
Começou a escrever a Trilogia Annástria com 17 anos; os dois primeiros volumes já estão publicados, e o terceiro será lançado em breve.
Enquanto Selène trabalhava no segundo volume da trilogia prestava vestibular. Conseguiu passar nas três universidades que disputou vaga: PUC-SP, Mackenzie-SP e USP. Optei pela USP, curso de Letras. É fluente em inglês, e está estudando francês - "treino leitura e vocabulário lendo os livros de Sempé-Goscinny" - adora ler, escrever e ir ao teatro.
"Além de escritora, posso considerar que sou um milagre: já sobrevivi a três cirurgias de risco, e também sobrevivi a um raríssimo (e grave) câncer (neurofibrosarcoma) no ano de 2011, entre outras desventuras em série. Apesar de tudo, estou viva e sempre muito determinada, batalhadora e guerreira."
Bem vinda Selène, à nossa constelação literária.
Conhecendo os livros:
Trilogia Annástria
Livro: (Vol 1 da Trilogia Annástria)
ANNÁSTRIA E O PRÍNCIPE DOS DEUSES
Autora: Selène d'Aquitaine
Editora: Ícone Editora
Gênero: Ficção Fantástica
Capa: José Roberto Pereira
ISBN: 978-85-274-1092-2
Sinopse: A história se passa em vários ambientes. Um dos ambientes é o reino Annástria. Os deuses dessa
dimensão estão em conflito por causa de uma profecia. Memória e Strass sãos os deuses supremos, e Satine é a deusa das Trevas. Tudo começa quando uma profecia declara que Annástria está a beira de cair, o filho dos deuses apaixona-se por uma mortal e a partir daí uma séria de desventuras começam a acontecer.
De acordo com a profecia a única esperança de Annástria é o filho de Strass, o pequeno Darin. Satine envia seu mais leal servo, Rorek, para pegar o filho de Strauss.
Darin tinha asas de anjo quando era bebê, mas Rorek as cortou, e com isso Darin perdeu parte da sua divindade. Ele é deixado aos cuidados de Pandora para viver entre na dimensão dos humanos. Darin precisara da ajuda de uma garota chamada Ímpar para completar sua missão.
Juntos eles precisam vencer 7 desafios e recuperar as penas das asas de Darin. "Annástria e o Príncipe dos Deuses" é o primeiro volume da trilogia Annástria.
Annástria e suas divindades:
Annástria é considerada uma importante e elevada dimensão. No contexto da história existe as dimensões principais e as várias dimensões intermediárias que são chamadas de " colônias"; o poder é exercido, em principal, pela deusa Memória e seu parceiro, o deus Zolum.
A idéia de um universo dominado pelo ideal feminino é inspirado na divindade exaltada pela Wicca. Zolum é inspirado na idéia de um deus um tanto menos fraterno, melhor relacionado com questões ligadas a conquistas, batalhas, bravura e ideal racional acima do emotivo. Já a deusa possui três faces, Memória ( mãe e amor), Florença ( natureza e fertilidade) e Kérbera (morte e renascimento). Juntos os deuses possuem dois filhos; Roreck, o primogênito, e Strauss, o favorito do povo annastriano.
A deusa possui uma irmã chamada Satine, a deusa que reino no submundo das trevas; território destinados a todos que carregam a extrema maldade em si.
Na história Satine domina um submundo gelado e hostil. Seus seguidores são seres denominados Obcessores. Tais seres são desprovidos de alma e carregam consigo um estranho cristal que aumenta seus poderes. Cada Obcessor tem gravado na pele a imagem de um animal peçonhento que o melhor represente. Eles alimentam-se da energia roubada de outros.
A deusa das trevas tem, supostamente junto com Roreck, dois filhos; William, o mais velho, e Maya, uma verdadeira Peste Negra.
A Queda:
Annástria costumava ser uma das dimensões mais perfeitas e elevadas, encarnavam nela os espíritos de grande grau evolutivo. No decorrer de sua história Annástria evolui e atinge longo apogeu, porem seu famoso e ostentado equilíbrio é quebrado quando Strauss envolve-se com uma mortal, a ingênua Serenite, moça pertencente a nossa dimensão. Paralelo a isso, Roreck apaixonasse por uma das feitiçeiras mais poderosas de Annástria e grande amiga da deusa, a jovem chamada Angelina. Seu amor pela feitiçeira não é correspondido. Após forçar a jovem a enamorar-se com ele, Roreck é rejeitado. O ódio e rancor faz com ele acabe unindo-se a Satine. Roreck também nutre grande inveja por seu irmão caçula ser o favorito do povo annástriano e por Serenite corresponder a seu amor.
Juntos, Satine e Roreck, planejam destruir Annástria. Os dias áureos de Annástria estão contados. Reza uma profecia que o filho de Strauss e Serenite seria capaz de impedir o triunfo das trevas. Roreck descobre sobre a profecia e quando o bebe (Darin) nasce, ele corta suas asas. As asas do bebe representam sua parte divina, sem elas o jovem Darin torna-se vulnerável a mortalidade e as trevas.
Angelina consegue salvar uma única pena das asas da criança uma vez que as demais foram espalhadas pelo ares. Com essa única pena a feiticeira realiza um feitiço que acaba por criar Artenis, o ser protetor que representa parte da alma de Darin.
De acordo com a profecia as penas só poderiam ser recuperadas através de sete desafios. Darin precisa provar ser merecedor e digno de recuperar sua divindade e salvar seu reino. Ele contará com a ajuda de uma misteriosa garota chamada Ímpar.
Darin e Ímpar
Darin vive sua infância, longe de Annástria, aos cuidados de Pandora. Durante muito tempo ele mal sabia a que estava predestinado. Ele aparece como um personagem sonhador e otimista.
Ímpar é envolvida de mistério. Ela surge na história como uma garota poderosa, porém lamentavelmente tola e facilmente manipulável. A jovem é responsável por proteger um anel sagrado. O brilho do anel é perigoso, pois revela ás trevas a sua localização. O desafio dela é saber controlar suas emoções. Ímpar é a protegida da fênix Aradios.
Logo no primeiro livro a tola jovem comete seu mais grave erro: apaixonar-se por William.
A Narrativa
O livro I é o único da série a ter sua narrativa na terceira pessoa. A ideia é que os protagonistas começam muito imaturos, mal sabem o peso de sua missão, ainda são ingênuos e inseguros, portanto não estão preparados para narrar ou dar voz à história.
O narrador onisciente é muitas vezes frio e sóbrio. O emotivo é pouco expressivo no primeiro livro, pois as emoções pouco importam ao narrador.
Livro: (Vol 2 da Trilogia Annástria)
ANNÁSTRIA E OS SETE ESCOLHIDOS
Autora: Selène d'Aquitaine
Editora: Ícone Editora (selo ícone jovem)
Gênero: Ficção Fantástica
Capa: José Roberto Pereira
ISBN: 978-85-274-1177-6
Sinopse: Stellnaja é uma jovem francesa que estuda em um estimado internato exclusivo para garotas. Sua vida era confortavelmente normal até a jovem começar a ter sonhos estranhos. Certa noite a garota descobre que sua vida está prestes a mudar drasticamente ao perceber o surgimento do desenho de uma cobra impregnada em seu pulso. A diretora do internato e tutora de Stellnaja, Anita Collin, revela à sua protegida a verdade sobre o destino que aguardava a jovem menina. O poder de se transformar em cobra é considerado por muitos algum tipo de maldição. Stellnaja aceita sua missão. Ela precisa reunir sete annastrianos que viveram em diferentes épocas e os manter seguros. Cada um deles foi escolhido pela deusa de Annástria, Florença. Darin e Ímpar continuam a missão em busca de reunir as penas das asas de Darin, porém a todo momento inimigos tentam fazer com que os jovens fracassem. Satine e seus aliados estão cada vez mais fortes, ela finalmente consegue dominar boa parte da dimensão dos humanos e ameaça perigosamente a missão de Darin e Ímpar. William ainda alimenta esperanças de fazer com que Ímpar se alie a ele. A aventura torna-se cada vez mais tensa. Mistérios sobre o passado de William e Aradios começam a ser revelados. Stellnaja, uma jovem de mente crítica pouco feliz com a vida no internato junto a sua amiga Gina, descobre poder se transformar em cobra. Ela precisa reunir sete annastrianos e os manter a salvo até o momento certo. Darin e Ímpar enfrentam perigos cada vez mais tensos que podem por a perder tudo o que já conseguiram.
Novos personagens
Nesse livro os personagens principais começam a sentir melhor na pele o peso da sua missão e também começam a ter suas maiores dúvidas e questionamentos. O aparente linear desenvolver de sua missão, sofre fortes abalos.
A profecia não é muito clara e exata, ao contrário do que muitos acreditam. Em sua segunda parte reza o aparecimento de sete personalidades que ajudarão na luta contra as trevas, e também entra em cena Stellnaja, personagem de história obscura e visão crítica.
Seu irmão atreve-se a desrespeitar a deusa, considerando-se esperto demais para submeter-se a quem quer que seja. Sua arrogância é castigada através da única pessoa que ele amava, a sua irmã mais nova.
Stellnaja tem gravado em seu pulso a imagem de uma cobra naja. Ela descobre o poder transformar-se em cobra, habilidade que considera uma faca se dois gumes. Stellnaja começa com a responsabilidade de viajar através do tempo e reunir os sete escolhidos mencionados pela profecia. Após isso ela pode unir-se a Darin e Ímpar.
A Narrativa
A partir do vol. II a narrativa passa ser na primeira pessoa e divide-se em quatro partes, cada uma narrada por um personagem diferente.
Os personagem, ainda em crescimento, começam a dar voz a história e mostram seus pontos de vista, dúvidas e reflexões acerca dos acontecimentos. Cada um tem seu jeito de contar a história, de relatar sua experiência. Evidentemente que uma narrativa em primeira pessoa acaba sendo mais emotiva que uma narrativa em terceira pessoa, pois deve-se ter em mente que quando um personagem narra a história é o seu ponto de vista que esta sendo exibido, ou seja, o texto ganha maior subjetividade.
A missão em risco
No vol II os personagens correm o risco de fracassar por completo. Eles então passam a questionar suas habilidades e precisam aprender o peso de suas decisões, não podem receber ajuda o tempo todo, precisam agir por si próprios.
Detalhe: os deuses deram aos annastrianos o poder de escolhas, de seguir outros caminhos, sendo assim eles não podem e nem devem tomar as decisões pelos jovens, ou por que, quer que seja. Se um dos jovens, por exemplo, fracassar na sua parte, a responsabilidade é de quem cometeu o erro. Deve-se atentar que a queda do apogeu de Annástria não foi causada diretamente pelos deuses, e sim pelas escolhas de seus sucessores... Ímpar é um exemplo de más escolhas, e consequentemente, severas respostas, assim como William.
O JARDIM DAS ROSAS NEGRAS
Autora: Selène d'Aquitaine
Editora: Ícone Editora
Gênero: Ficção (Fantástica)/ Infanto-juvenil
Capa (Designer): Rodnei de Oliveira Medeiros
Ilustrações: Giulia Yamasaki Souza
ISBN: 978-85-274-1034-2
Sinopse: Samantha é uma jovem filha de uma fada e de um demônio. Ela esta ligada com a destruição do mundo das fadas.
Samantha precisa encontrar uma forma de quebrar a profecia e salvar seu mundo, e para isso ela conta a ajuda de seus amigos e de uma estranha vidente que esconde um segredo muito importante. Jonathan é um homem que vivia atormentado, inconformado com a sua condição de existência. Thiago tem uma tarefa a cumprir, mas isso pode significar a perda do que mais ama na vida. Samantha tem uma outra personalidade chamada Era.
Era luta para tomar controle do corpo de Samantha e destruir sua inimiga.
As duas disputam o mesmo corpo, e uma não pode viver se a outro estiver viva.
DIÁRIO DE RABISCOS
Autora: Selène d'Aquitaine
Editora: Ícone Editora
ISBN: 978-85-274-0957-5
Número de páginas: 112
Sinopse: Lola é uma garota de visão crítica, auto-confiante e sarcástica em relação a tudo.
Dotada de poderes mágicos, a jovem descobre ter uma doença rara e incurável. Os médicos - sempre "bacanas" - dizem a garota que a vida dela estava acabada, mas Lola é o tipo de garota que não se deixa derrubar com facilidade. Ela mostra que com otimismo e confiança ela é capaz de superar qualquer adversidade. Lola conta com o apoio de seus amigos e de seus poderes mágicos.
Mas, Lola, que sempre gostou de ser “a” garota, prova a todos que mesmo com todas as suas dificuldades, ela pode ser poderosa, inteligente e realizar todos os seus sonhos!
A vida da Lola é uma aventura que passa por uma cirurgia (malfeita), cursos de culinária, críticas em relação ao mundo, e uma viagem de formatura para a Austrália com direito a muita diversão com as amigas e muito mais!
Essa jovem tem um grande segredo a dividir com todos!! Lola prova o valor da vida, e a importância de lutar pelos seus sonhos e sempre acreditar em si e, é claro, em Deus!
"Esse livro é um pouco da minha história, eu misturei realidade com um pouco de ficção." Diz a autora.
Com uma linguagem jovem e descontraída Lola conta seu dia-a-dia em seu diário e mostra que jamais devemos nos curvar para os obstáculos da vida.