Páginas

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

ENTREVISTA: Elaine Valesco, autora de LIMIAR - Entre o céu e o inferno

Adeus ano velho, Feliz ano novo!! 

Estou saltitante de alegria gente, fechar o ano com uma mega entrevista é um prazer imensurável dividir esse momento com vocês. Ainda mais, com essa maravilhosa autora, sim, estou falando de Elaine Velasco, autora do livro LIMIAR entre o céu e o inferno, que foi publicado pela Editora Dracaena. 

Vamos antes conhecer um pouco do livro O LIMIAR entre o céu e o inferno...

Sinopse: Samuel é o homem mais lindo e sedutor que Ester já conheceu. Miguel é o amigo mais fiel e companheiro que uma garota poderia querer. Um deles é um anjo, o outro, um demônio. Mas em que ou em quem acreditar? Dividida entre o amor e a amizade dos dois, a garota não imagina o motivo que faz com que eles se odeiem tanto e menos ainda que ela é a peça-chave na eterna luta entre o bem e o mal. Antigos segredos de família e muito mistério cercam essa história de amor, proibida tanto pelas leis divinas quanto pelas leis infernais.
Quero muito partilha com vocês este momento que foi agradabilíssimo pra ambas, desejo que vocês conheça um pouquinho da nossa autora, sua obra e seus projetos, topa embarcar nessa magia?


Então vamos...

Seja bem vinda Elaine ao blog Cia do Leitor, dessa vez para conversarmos um pouco sobre sua obra, sua trajetória e seus planos. Antes de iniciarmos, quer dá um alô pra galera?

Oi pessoal, espero que todos estejam curtindo muito esse finalzinho de 2012! Quero dizer que fiquei muito feliz com o convite do blog para que eu viesse aqui e falasse um pouquinho sobre mim e o meu trabalho,espero que gostem!

Quem é Elaine Velasco?

Elaine Velasco é mãe, esposa, professora, estudante, escritora, leitora, uma pessoa apaixonada pelo conhecimento, pela sinceridade e pelas coisas boas da vida.

 Elaine, você poderia nos contar um pouco de sua trajetória profissional como autora?

Quando criança, eu queria ser desenhista, na adolescência, comecei a escrever poesias e poemas, aos dezessete, uma professora me estimulou a tentar escrever um livro, mas não deu muito certo e acabei “engavetando” esse sonho. Há cerca de dois anos, devido a problemas de saúde, tive que recorrer à terapia e meu psicólogo recomendou que eu voltasse a escrever como forma de direcionar a ansiedade que eu andava direcionando para a comida, para algo construtivo e deu super certo! Desde então, perdi 10 kg e minha saúde geral melhorou significativamente, além de eu ter iniciado uma carreira antes inimaginável.

 E sua paixão por livros, se deu inicio quando? Conte-nos um pouco sobre.

Sempre fui apaixonada por livros, desde antes de aprender a ler! Eu vivia “pentelhando” meus irmãos mais velhos para que eles lessem para mim o tempo todo, tanto que minha mãe começou a comprar livros que vinham com fitas cassetes com a narração das histórias para que eu pudesse ouvi-las sempre que tivesse vontade.

 Em uma entrevista concedida ao blog "Asas Literárias" você confirmou que antes de ser autora, foi professora de "Matemática", por que mudou da água para o vinho? Nunca passou imaginou que um dia estaria aqui, escrevendo para milhares de leitores?

Eu ainda sou professora de Matemática e Física, esse é o meu “ganha-pão”, rs. Na verdade, o que foi realmente um acidente em minha vida foi a faculdade de Matemática e não a escrita, pela qual sempre fui apaixonada, acabei cursando essa Faculdade na época por influência do meu pai (que também é professor de Matemática), quando na realidade eu queria era cursar Letras, hoje me sinto apenas “voltando pra casa”, ou seja, para o que realmente sempre tive aptidão para fazer.

 Ops! De fato, falha minha! ..rsrs ... E o "LIMAR entre o céu e o inferno", quando e como surgiu a ideia de escrevê-lo?

Desde a tentativa frustrada de escrever um livro aos 17 anos, fiquei à procura da “história perfeita”, aquela que tocasse meu coração e realmente valesse a pena, na minha opinião, ser contada. A idéia surgiu há aproximadamente 4 anos quando li uma matéria numa revista intitulada “Agora é a vez dos anjos”, segundo a qual os anjos seriam os grandes sucessores dos vampiros nos romances, eu me lembro de ter pensado: Anjos! É isso! Agora escrevo aquele livro que sempre quis!

Mas a idéia só começou a “tomar forma” de verdade quando li a saga Crepúsculo e também a série Diários do Vampiro e adorei a idéia de uma humana normal que se envolve com criaturas sobrenaturais, porém, como eu disse anteriormente, se não fosse pelo “empurrãzinho” de meu psicólogo, Limiar ainda estaria apenas na minha mente...

 Qual ou quais os personagens prediletos e em quem você se inspirou para criá-los?

No começo, Miguel era o meu favorito, hoje, ele disputa o lugar com Alice, Ester e Samuel. Desses quatro, apenas Alice foi inspirada em alguém da minha vida “real”, pois essa personagem leva o nome de minha filha e possui a personalidade da minha irmã mais velha. 

 Ao ler o seu livro, notei que ele é repleto de romance, aventura e mistério. Quando começou a escrevê-lo era esse resultado que tinha em mente, ou simplesmente aconteceu?

Isso tudo foi intencional, pois sempre adorei livros que possuíam esses “ingredientes”, para me cativar, um livro não pode deixar nenhum desses aspectos de fora.

 Como foi criar Ester? Uma jovem vivendo um romance sobrenatural, em meio de tramas e turbulências sendo a peça-chave para a salvação da humanidade.

Desde o princípio, eu queria que Ester fosse uma personagem forte e determinada, que fugisse um pouquinho dos clichês atuais e também eu queria que existisse um “porquê” de ela ser especial, e acabei encontrando na lenda de Lilith e Caim o respaldo perfeito que eu procurava para isso. No final das contas, criei uma personagem tão diferente que tenho até um pouco de receio da reação das pessoas quanto a certas atitudes dela no segundo livro da série, devo avisar que serão bem surpreendentes.

 Em uma prévia que você deu no evento Fantastiversos, você declarou que Lilith, estará mais presente no segundo livro de LIMIAR, se achar necessário, pode nos contar um pouco sobre ela? Eu pessoalmente fiquei muito surpresa em conhecê-la.

Lilith, segundo lendas de diversas religiões e crenças, teria sido a primeira mulher criada por Deus, criada no mesmo instante que Adão, do mesmo barro que ele e também sua primeira esposa. Porém, ela caiu em desgraça e foi expulsa do Paraíso, vindo a se casar mais tarde com Caim, filho de Adão e Eva, que também foi expulso do Paraíso por matar seu irmão Abel. Após a morte de Caim, Lúcifer a desposou e a levou para reinar com ele sobre o inferno e seus demônios, ela então tornou-se a mãe de todas as bruxas e também dos íncubos e dos súcubos, criaturas que deram origem às lendas dos vampiros.

 Quais foram as dificuldades e ainda quais são que você encontra nesse "mundo literário/editorial"?

Eu acredito que a maior dificuldade que o autor iniciante encontra é a falta de conhecimento. Não sabemos exatamente como tudo funciona nesse meio e leva um tempo até que conheçamos todos os meandros do processo, por isso é tão importante nós autores nos unirmos e trocarmos o máximo de informações possíveis, para que a cada novo livro, cometamos menos falhas.

 Como foi a procura por Editoras até chegar a Dracaena?

Na verdade, não foi muito difícil, porque enviei o original apenas para editoras “pré-selecionadas” por mim, que atendiam a 2 requisitos básicos: editoras que publicassem Literatura Fantástica e que trabalhassem com novos e desconhecidos autores, dessa forma, tudo tornou-se mais fácil e meu livro, que foi enviado para 6 editoras, foi aceito por 2 delas, mas como a Dracaena fez a melhor proposta, acabei fechando com ela.

 Qual seu estilo literário?

Não sei se tenho um estilo muito definido, gosto muito de Fantasia, mas não pretendo ficar restrita a esse universo apenas, também estou tentando trabalhar com outro tipo de público num outro livro, além de trabalhar em primeira pessoa, algo diferente do que fiz em Limiar. 

 Leu algum livro nacional lançado recentemente? Usando-o como exemplo, o que achou dessa leitura?

Ainda hoje (dia 25/12/12 – Natal!) terminei de ler Demoníaco, da Pandora Fairel, também lançado pela Editora Dracaena, há cerca de um ano. Trata-se de uma autora jovem (tem apenas 18 aninhos!), mas mesmo assim possui um talento imenso, achei que o livro dela só precisava ser mais “lapidado”, algo que acredito, ela aprenderá com o tempo.

 Nos dê uma prévia da continuação de LIMIAR. Será publicado em 2013?

Abismo, o segundo livro da trilogia Limiar, será um livro com muito mais ação e aventura que o primeiro e como eu disse antes, Ester terá algumas atitudes bem impactantes nesse volume, até porque ser arrastada para o inferno por Lilith em pessoa e encarar o próprio Lúcifer, além de dragões, nefilins, bruxas e íncubos deve mexer com a cabeça de qualquer um, não é mesmo?

A previsão é que ele seja lançado ainda no primeiro semestre de 2013.

Estás com outros projetos? Se sim, Seguirá o mesmo gênero?

Além do último livro da trilogia Limiar, intitulado Refúgio, também estou trabalhando num livro sobre íncubos, súcubos e vampiros chamado Filhos de Lilith, um livro que terá relação com Limiar, como o próprio título já leva a crer, mas que não é necessariamente uma continuação de Limiar, pois esse livro contará a saga da Alice, a irmã de Ester. Também estou trabalhando numa outra obra chamada Confissões de uma Balzaquiana, que irá contar a história de Lia, uma mulher totalmente imersa na crise dos 30, que tenta enfrentar tudo com muito bom-humor, o que nem sempre ela consegue. Mais recentemente, comecei um outro projeto, de título provisórioVida de Estudante, que contará a história de 4 universitárias que dividem o mesmo teto e também muitas confusões.

PENSA RÁPIDO;

Um livro: A menina que roubava livros
Um Autor: Charles Bukowski
Uma música tema de seu livro: My Immortal da Banda Evanescence
Um filme: Cartas para Julieta
Um medo: a morte
Um sonho: que Limiar seja um sucesso estrondoso!


Para finalizar quero agradecer a sua presença e o tempo que disponibilizou para essa entrevista. Foi muito bom conversar com você, te desejo muito sucesso. Gostaria de deixar algum recado para os leitores?

Gostaria de deixar a todos um convite para que aproveitem essa folga de final de ano para prestigiar a Literatura Nacional e deixar-se envolver por essa sombria história de amor entre Ester e Samuel, um amor proibido pelo céu e também pelo inferno.


Para quem desejar ler a resenha que foi postada no blog da Cia do Leitor, confere AQUI.

Deseja conhecer mais a autora acesse AQUI

Faça parte também de suas redes sociais: BlogFacebook - Twitter  

Obrigada pessoal!
Bjos
Ni

4 comentários:

  1. Adorei a entrevista e conhecer um pouco mais a autora e sua obra,a conheci no evento Fantastiverso e fiquei com muita vontade de ler seu livro,que em 2013 eu possa concretizar esse desejo!!!

    Feliz 2013,muito sucesso a autora a ao blog!!!!

    bjsss

    Bianca

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana a entrevista!!
    Gostei muito de saber mais sobre o livro e a autora!
    Parabéns pela postagem, ficou ótima

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  3. Que entrevista legal!! Gostei de conhecer Elaine, saber um pouco mais sobre os bastidores de como tudo se iniciou. Muito legal mesmo!
    Matemática+literatura=LIMIAR

    Quero ler, parece muito bom.

    Parabéns pela entrevista!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ni, tudo bem?
    Adorei a entrevista!
    Gosto de conhecer um pouco mais nossos autores.
    Beijos

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor