Olá povo querido!
Quem me conhece sabe que sou apreciadora de histórias de bruxas, porque sou uma? Talvez... Mas, a verdade que tenho um fascínio por esses seres misticos encantadores e assustadores. Sendo assim, não poderia deixar de fora a leitura do livro A Filha do Norte de Luísa Soresini, gentilmente cedido pela nossa parceira Editora Novo Século, para leitura e resenha. Então... Vamos lá!
Livro 1
Luisa Soresini
Páginas: 496
Editora: Novo Século
Literatura Brasileira / Fantasia / Ficção
Sinopse:Tudo começa quando Michelle e Meredith saem para ver as flores. Uma tempestade faz com que a bruxa perca Michelle de vista. A menina, desnorteada, sai em busca de ajuda e avista uma mansão enorme e antiga. Pensando que não mora ninguém na casa, Michelle entra no local para se abrigar e é surpreendida ao ser recebida por uma governanta tão sinistra quanto a casa, que a deixa com medo. Seu instinto lhe diz que há algo de errado, mas essa sensação passa quando entra na casa e se depara com um ambiente completamente diferente daquela fachada macabra que vira. O interior da mansão é maravilhoso, bonito e sofisticado, assim como os seus donos: os irmãos Vergamini.O que Michelle não imagina é que às vezes é necessário ouvir nossos instintos. Ela está em perigo e talvez nem suas amigas, Elza e Meredith, as bruxas do Leste e do Sul, consigam salvá-la.
RESENHA:
A filha do Norte vai contar a história de Michelle, uma jovem com um passado sombrio e misterioso que aparece em um vilarejo a procura de trabalho e um lugar para ficar temporariamente, pois estava sempre fugindo de algo, ou alguém e não podia ficar por muito tempo no mesmo lugar. Por sorte ela conhece Elza e Meredith que a acolhe em seu humilde lar após vê-la vagando pelas ruelas do vilarejo. Logo elas se afeiçoam pelo jeito meigo, sincero e educado da jovem, e passam a tratá-la como se fosse da família. Mas, da mesma forma que Michele tinha seus segredos, as irmãs também omitiam suas verdadeiras identidades, elas eram as bruxas do Leste e do Sul.
A harmonia do lar foi quebrada quando Michelle e Meredith resolveram admirar as flores do bosque e são pegas desprevenidas por uma torrencial chuva. Aflita para fugir da tempestade, Michelle se separa de Meredith e se perde no meio da floresta indo parar em uma mansão aparentemente abandonada por conta do péssimo estado de conservação. Ela resolve se abrigar na mansão até que a chuva passasse e percebe que cometera um grande erro ao atravessar a imensa porta.
A mansão pertencia aos irmãos Vergamini, os seres mais temidos por todo o povoado, por conta de atos cruéis e a frieza em seus corações. Ninguém escapava vivo das garras dos Vergamini, e agora Michelle encontrava-se frente-à-frente com o perigo.
Nem as irmãs bruxas conseguiriam ajudá-la, o poder dos jovens monstros era superior e mais sombrio que os delas. Michelle estaria a mercê da própria sorte. Como Michelle escaparia dessa enrascada?
IMPRESSÕES:
Qualquer semelhança com o conto de fadas A Bela e a Fera é mera coincidência. Com o decorrer da leitura vemos que a história vai tomando seu próprio rumo e mostrando-nos que nem tudo é o que parece ser.
Por que o comparativo? Bom, Bela vai parar no castelo de uma fera e é "aprisionada" até que ele decida o seu destino. Michelle é igualmente aprisionada em uma mansão por sete feras, e fica a mercê deles, aguardando o seu incerto destino.
Mas, a semelhança para aqui.
Os irmãos Vergamini não tem nada de tolerantes, são grotescos, repulsivos e muito sanguinolentos. Além de sádicos eles tem uma fome incontrolável por sangue humano. (Não, já aviso que não são vampiros.) Michelle os enfrenta com muita coragem, ela tem um comportamento totalmente ao averso das demais vítimas dos Vergamini, e isso os intriga, faz desejar que sua morte seja lenta e dolorosa antes de saboreá-la. O interessante que cada irmão tem uma característica de um monstros dos clássicos filmes de terror, tais como, múmia, lobisomem, Frankenstein, bruxo, vampiro, fantasma e até um gato! A família monstro estava formanda.
Eles sentiam um grande prazer em brincar com suas "refeições" antes de ingeri-las, mas com Michelle a coisa estaria saindo do controle caso ela não pesasse rápido, pois tudo indicava que ela teria uma morte ainda mais cruel que as outras vitimas. E é aí que começa o lado bom da história, além de sua beleza e doçura, Michelle demonstra ser durona e muito esperta. Ela acabara de entrar na toca dos lobos, e com destreza consegue ludibria-los e aumentar seu tempo de vida naquele local, fazendo seus algoz desejá-la de todas as formas possíveis.
"[...] sua punição será exemplar... Tortura psicológica pode ser um começo e depois penso em outras coisas para fazer com ela."
Não tem como não amar Michelle, suas atitudes são sempre honradas e solícitas. Apesar de lutar por sua sobrevivência, Michelle sente não tem nada a perder já que o motivo de suas fugas pode ser mais perigoso que os seus novos carrascos. A única coisa que me irritou na protagonista é o fato de ela ser muito repetitiva, às vezes cansa sabe? As justificativas para seus atos são sempre os mesmos, cada mancada que ela dá sempre usa os mesmos argumentos... Espero que a autora melhore isso nela no próximo volume.
Gostei da forma que a autora segura o "tal" segredo de Michelle e vai liberando aos poucos pra nos deixar cada vez mais curiosos, o efeito foi incrível. Claro que por ser uma série, ela deixou algumas pontas soltas e algumas revelações para o próximo volume. As bruxas Elza e meredith quase não aparecem neste volume, no entanto, acredito que no livro dois elas se façam mais presentes, porque como diz o próprio título a protagonista é a filha do "norte" e deve ter alguma ligação com as bruxas do "leste" e "sul", concorda?
O livro tem uma narrativa bem leve e fluída em diversos momentos, mas peca ao intercalar a narrativa com praticamente todos os personagens, pois tem momentos que fica complicado reconhecer quem está narrando. Ex.: se os sete irmãos estão reunidos em um local e começa uma narrativa, nós só percebemos quem está narrando apenas na terceira ou quarta linha do parágrafo, e houve pelo ao menos duas vezes que eu não identifiquei o narrador.
Outro detalhe que devo acrescentar é que o livro não tem capítulos, ele é dividido por astéricos do qual separa o narrador bola-da-vez. Quem está acostumado e aprecia livros com capítulos curtos, irá reprovar esse novo método de escrita.
O desfecho foi algo que ansiei por todas as 496 páginas, matutava como ela iria se safar de todas as situações que estavam cada vez mais difíceis. Mas, ao fechar o livro eu estava tão aflita quanto os próprios personagens, porque a coisa esquentou de tal forma que todos ficaram encurralados. Inclusive eu, que terei que esperar o próximo livro pra saber como eles irão sair dessa enrascada. Claro que eu tenho as minhas deduções...
A história é bem simples, tem uma dose certa de romance e suspense. Não chega a ser um terror, eu o classifico como um conto de fadas macabro. Você não se assusta, mas fica angustiado e sonha com um final feliz.
"Todos nós merecemos uma segunda chance..."
Nossa que livro! Eu adorei essa ideia da Novo século em fazer um 'especial' literatura brasileira, já comprei vários livros dessa coleção. Gostei dessa hisstória e fiquei com vontade de ler. Eu também amo bruxas, mas prefiro dizer que sou uma feitiçeira ;)
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirgosto da Novo Século, não apenas por ter livros sobre Merlin, mas principalmente por publicar diversas obras de autores brasileiros. Gostei da sinopse e da sua resenha, acho legal livros que tenham como temática bruxas e feitiçaria. www.sagaliteraria.com.br
nuuuuuuuuuuu querida Ni, fiquei aqui matutando por um bom tempo depois de sua resenha. ela me pegou pelas vísceras (rsrsrs, desculpe o trocadilho, foi inevitável). lembrei-me instantaneamente de filmes com famílias psicóticas que atacavam jovens inocentes como em "o massacre da serra elétrica" ou "violência gratuita" ou ainda "rejeitados pelo diabo". e saber que a autora é brasuca me deixou orgulhoso. aqui tem gente que arrebenta no horror e nem ficamos sabendo.
ResponderExcluirvocê sempre garimpando novos autores, agora nos trouxe mais uma surpresa. parabéns!!!
Olá, gostei bastante da premissa dessa obra, ainda mais pelo tema, o qual aborda mistério e seres mágicos. Adoro histórias desse tipo...fantásticas e envolventes.
ResponderExcluirParabéns pela resenha!
Beijokas da Quel ¬¬
Oie, tudo bem?
ResponderExcluirA leitura parece ser interessante, o tipo de livro que te faz roer as unhas esperando pelo final. Gostei da premissa, mas não é minha prioridade ler ele agora...
Oi Nizete tudo bem? Então eu tb gosto de contos com bruxas viu, pelo que voce falou deu pra perceber que de bela e a fera tem pouca coisa mesmo! Rs
ResponderExcluirPor mais livros com bruxas e feitiços! :D
Beijos
André
Participe da nossa promoção de março
Oiii
ResponderExcluirEu não vejo a hora de poder ler este livro, só vejo comentários ótimos a respeito desta obra, e com essa sua resenha só me animou mais e mais.
Beijão <3
Eu achei o enredo do livro legal, mas não é muito o tipo de livro que eu gosto de ler. Não é um enredo que me prende como leitora.
ResponderExcluirlaoliphant.com.br
Oi, Nizete!
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro e é a primeira resenha que leio.
Não sei, ainda não fiquei interessada pelo livro, não.
Beijos!
Eu adoro esse tipo de livro, estou vendo ele por vários blogs e minha vontade de lê-lo só aumenta!
ResponderExcluirEspero realizar a leitura em breve.
Parabéns pela resenha.
Não ter separação de capítulos e as divisões de narradores serem compridas me desanimam um pouco da leitura. É que eu geralmente leio muito ao longo do dia, mas tenho espaços de tempo curtos para fazer minhas leituras, então prefiro livros com capítulos curtos ou com subcapítulos pra conseguir pausar sem ficar perdidão no meio do texto.
ResponderExcluirParabéns pela resenha, excelente! Bem explicadinha.
http://sinapseliquida.blogspot.com/ <3~
Três mulheres, Michelle, Elza e Meredith, peculiares. Quando a Michelle entrou na casa dos irmãos Vergamini, me fez lembrar de A Bela e a Fera, posso estar enganada, mas automaticamente, pela resenha, fiz a ligação. Aí cheguei em suas impressões e você já jogou minha teoria da Bela e a Fera por água a baixo. Eu gostei bastante do enredo, não conhecia o livro e fiquei interessada.
ResponderExcluirOie
ResponderExcluirnossa, uau que bom que curtiu tanto, parece ser uma leitura bem agitada e emocionante, não leio muito esse gênero mas fiquei bem curiosa por conta do enredo
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Tenho visto a indicação desse livro pelas redes sociais e tem me deixado bastante curioso. Adorei sua resenha, foi bastante convincente e me fez querer de vez a obra.
ResponderExcluirAbraços;
http://estantelivrainos.blogspot.com.br
Uau! Que livro legal!
ResponderExcluirJá quero ler, amo livros assim e estou bastante curiosa agora *--*
Vou tentar solicitar na editora para ler o mais rápido possível.
Bjs!
Oi, Nizete!
ResponderExcluirJá li alguns comentários sobre o livro e acredito que seria uma leitura que me agradaria bastante. Gosto do gênero e a premissa me interessou, assim que der quero ler! :)
beijos,
Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]
Olá, tudo bem? Nunca tinha ouvido falar do livro. Mas a premissa me interessou muito e sua resenha me deixou curioso com a leitura! Certamente é um livro que eu pegaria para ler :)
ResponderExcluirBeijos
Academia Literária DF
Hey,
ResponderExcluirApesar de eu meu interessar muito por contos de fadas macabros, mas a premissa não me interessou tanto. Acho que eu poderia conferir, principalmente porque fiquei curiosa depois da sua resenha, com a forma que o segredo da personagem é tratado.
Beijos,
Dois Dedos de Prosa
Oi Ni, sua linda tudo bem?
ResponderExcluirTambém adoro histórias com bruxas e você me deixou super curiosa para saber que segredo envolve não só a Michele, mas também as irmãs bruxas do leste e sul, tomara que elas realmente apareçam mais no próximo livro. Não vejo a hora de ler, depois dessa angústia e tensão, deve se muito bom. Pena que tem esse problema com a narrativa, tomara que a autora e a editora melhorem essa parte.
Suia resenha ficou ótima!!!!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Eu gostei do enredo. Pelo os pontos levantados por você, acho que vou gostar da leitura. Eu gosto de leituras mais macabras. Espero ter oportunidade de lê-lo.
ResponderExcluirBeijos!
Olá,
ResponderExcluirEu leria por você ter mencionado contos de fada macabro, porque simplesmente adoro um conto de fadas (serei eu uma fada? #brinks). E por ter um tal segredo, geralmente eu finjo não estar interessada nisso quando tem um no livro, mas lá no fundo desejo sempre que seja algo que eu nunca teria imaginado.
Não me importei muito na verdade ser de bruxa, isso não influencia eu querer ler ou não, já as outras coisas me chamaram bastante atenção.
http://euinsisto.com.br
Olá! Sempre gostei destes contos de bruxas e macabros, mas li quando era mais nova, passou os anos e esqueci deste gênero haha. Mas, gsotei bastante da premissa, vou anotar ele aqui na minha lista, e achei interessante o modo como separou a sua resenha!!
ResponderExcluirBeijão da Lari!
Brilliant Diamond |Fan Page