Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Resenha: As Aparências Enganam - de Janaína Rico & Liana Cupini

AS APARÊNCIAS ENGANAM
Janaína Rico & Liana Cupini
Páginas: 144
Romance
Editora Qualis

Sinopse:
Luiza era uma loira sensual, bem resolvida e determinada, enquanto Isabel era uma morena pacata, que sonhava em ser dona de casa e ter filhos.
Luiza se dedicava ao seu trabalho e era muito ambiciosa, já Isabel só pensava em agradar seu noivo e planejava uma família.
O destino as uniu e agora elas vão perceber que a felicidade pode morar ao lado. Será que a grama do vizinho é realmente mais verde? Será que uma mudança radical poderá consertar todos os erros do passado?
Se a vida te oferecesse a chance de mudar, você aceitaria? Essas duas amigas toparam, e em uma nova cidade, terão a chance de recomeçar! Um livro sensível, sobre as dores e as alegrias de ser mulher.


RESENHA:

Janaína Rico a aclamada autora de livros YA uniu-se com a carismática autora Liana Cupini para criarem uma história de duas amigas de infância que juntas vão aventurar-sem na cidade de São Paulo para refazerem suas desastrosas vidas. Ambas, querem deixar o passado pra trás, as desilusões amorosas e a fatídica fama de chifruda e periguete.

Luiza, uma funcionária de uma empresa de contabilidade vê sua carreira por um triz após envolver-se com um colega de trabalho, que depois de sentir-se rejeitado resolve chantageá-la, ameaçando de levar até então o sigiloso "relacionamento" de um dia à público comprometendo sua integridade moral e profissional. Para que não ficasse desmoralizada diante de todos, Luli aposta suas fichas em uma viagem de negócios em São Paulo, como argumento ela igualmente ameaça seu carrasco de processá-lo por assedio sexual. E ficando elas-por-elas, Luli consegue a tão desejada viagem, mas seu propósito principal é fugir de seu passado e recomeçar do zero na nova cidade, longe de tudo e todos.

Coincidentemente do outro lado da cidade encontramos Isabel, que vive o que ela chamaria de "Contos de fadas", Bebel estava prestes a se casar com o que achava ser o "homem de seus sonhos", só que não. Em vésperas de seu casamento ela recebe um recado anônimo em formato de faixa com dizeres em Caps Lock "JOHNSON, MEU AMOR! CONFIRME MEU NOME NO SEU CASAMENTO. ASSINADO: A OUTRA" uma confirmação mais que explícita de que seu noivo a traia debaixo de seu nariz. Indignada ela vai tirar satisfações com o dito noivo e sem rodeios ele assume o "pequeno" deslize de forma grotesca, sem rodeios e jogando a culpa de seu mal comportamento em cima de Bebel acusando-a de frígida.

Claro que Isabel tomou a atitude mais sensata que uma mulher nesta situação poderia tomar. Juntou seus pertences e saiu da casa do noivo. Sem saber pra onde ir, o que fazer, desolada e ainda sem acreditar no que acabara de acontecer, Bebel se vê indo em direção ao aeroporto e sem pensar compra uma passagem só de ida para São Paulo.

Ambas, Isabel e Luisa, estavam no mesmo voo, por motivos diferentes, mas com o mesmo propósito: Sumir, recomeçar, reiniciar em uma cidade desconhecida, esquecer as mágoas, apagar de vez o passado mal resolvido. Elas poderiam se ajudar e assim se fez. Luisa convida Bebel pra ficar com ela no Flat cedido por sua empresa e claro, como não tinha pra onde ir e onde ficar, Isabel aceita o convite.

As amigas estavam tão determinadas em mudar de vida que com dias na nova cidade resolvem trocar os papéis. Luli que antes era conhecida como a loira fatal, a destruidora de corações, tenta se adaptar a sua nova personalidade de moça comportada e  intelectual. Já Bebel, que era recatada e introvertida, resolve tornar-se uma loira sensual pra levantar sua baixa-estima.

Essa troca de papeis vai surtir efeitos inesperados não só nas pessoas em sua volta, mas nelas próprias. Desde paqueras até o sucesso profissional. Será que elas conseguirão sustentar por muito tempo essa farsa?                                              


IMPRESSÕES:

A minha primeira impressão quando li apenas a sinopse foi: "Que confusão" "Vou me divertir!" Já conheço as escritas das autoras Liana Cupini e Janaína Rico e sabia que estava pisando em território seguro e extremamente divertido. Conclusão: Acertei em cheio!

Ver o desenrolar das tragédias emocionais de duas amigas que estão fugindo de uma cidade pra recomeçar foi muito agradável e recompensador. Visto que no mundo sabemos que existem muitas Luisas e Isabels passando por situações humilhantes e ainda assim não fazem nada pra mudar suas vidas. Acomodam-se e tornam-se infelizes, mas não mudam. Mas, não as personagens desse livro. Ela arriscam, são guerreiras, bem, desajeitadas, mas ainda assim guerreiras. 

Gostei do rumo que toma suias vidas, embora elas tenham cometidos alguns deslises que não me agradou muito, maaaaas,o desfecho foi recompensador. Adorei!

O livro tem uma escrita que flui incrivelmente bem, de fácil entendimento. Confesso que não consegui descobrir quem escreveu quem, eu até ouso apostar que Janaína escreveu os capítulos protagonizados por Luíza, mas posso estar enganada...rsrs No entanto, a harmonia das escritas das duas autoras fez desse livro muito prazeroso de se ler, foi um ótimo casamento. E o que mais me deixou feliz, é saber que as cenas mais picantes foi escritas com o cuidado de não ficar vulgar. (Ando traumatizada com eróticos devido aos exageros) Então, bato palmas para vocês meninas!!

Fiquei feliz com o resultado, satisfeita com o final, encantada com as protagonistas tão diferentes, mas tão unidas nas alegrias e tão solidárias nas tristezas. Precisamos de mais personagens como Luisa e Isabel, pra nos fazer refletir se estamos felizes com as nossas escolhas e despertar em nós a vontade de ousar e lutar por nossos sonhos.

Ótimo livro, indicadíssimo! 


SOBRE OS AUTORES:

Janaína Rico - Nascida em Brasília, filha do escritor Luiz Berto Filho e da historiadora Elisabete Regina Rico Torres, é colunista do portal Mundo Mulher e da revista eletrônica Mulheres Que Comandam.
Escreveu e produziu os espetáculos teatrais "O maravilhoso livro de desenhos da menina que não sabia desenhar", "O sindicato do folclore" e "Jardim de Poesia", encenados em teatros e shoppings de Brasília. Fundou a Cia Teatral Três Amiguinhos e a Rico Produções Artísticas.
É criadora das campanhas "Ler Está Na Moda" e "Eu Leio Brasil". Publicou em 2009 a primeira edição do romance "Ser Clara" pela Pedro & João Editores. Em 2010, lançou pela mesma editora o seu livro infantil "O maravilhoso livro de desenhos da menina que não sabia desenhar". E, em 2012 lançou pela Editora Underworld a segunda edição do romance feminino "Ser Clara". Em 2012 lançou o romance "Apimentando" pela Pedro & João Editores


Liana Cupini é formada em Letras, Comunicação Social (Publicidade) e tem MBA em Recursos Humanos.
A paulistana é fundadora do grupo Selo Brasileiro, que desde 2010 reúne escritores dos mais diversos gêneros afim de contribuir para a mudança dos hábitos dos leitores brasileiros. O grupo busca a popularização da leitura e a divulgação da nova literatura nacional.
São realizadas várias palestras e eventos todo mês, o que gera uma aproximação com o publico leitor.
Colunista no site e na revista Mulheres Que Comandam, sua coluna sobre Dúvidas de Relacionamento a deixam ainda mais próxima de seus leitores.
Autora de grande aceitação do publico por sua linguagem ágil e objetiva, tem a versatilidade como característica.

ONDE COMPRAR:



VÍDEO RESSENHA 
Para os preguiçosos. :)

14 comentários:

  1. Oiii querida, como vai?
    Fiquei bastante impressionada com essa obra, porque raramente leio algo desse gênero, dessa maneira quero para ontem ahuahauahauahau adoroooo uma confusão e uma história cheia de problemas, gostei muito do fato de serem amigos, me lembra livros que lia na minha infância. Parabéns pela resenha, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu gosto muito da Janaína, já li dois livros dela e estava curiosa para ver uma opinião sobre esse livro escrito a quatro mãos. Achei as personagens bem interessantes e essa questão da influência da aparência mencionada no título e da mudança de vida, certamente lerei quando puder.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nunca li nada da Liana, mas eu gosto muito da escrita da Janaína. Não conhecia esse livro em particular, mas já quero ler. Achei a história bem gostosinha e engraçada.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nizete!

    Que gracinha a capa desse livro! *-*
    Eu nunca li nada da Janaína, mas já li da Liana e não curti, sinceramente.
    Então não sei se me aventuraria nesse livro.
    Por agora não vou ler, não.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Ai que livro mais tudo, já quero!
    No começo achei que fosse ser duas adolescentes como as protagonistas, mas quando vi que são duas mulheres adultas só me interessei ainda mais pelo livro.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee, tudo bom? Eu não conhecia esse livro! Mas, como curto o gênero, fiquei curiosa. E sua resenha ficou ótima! Louca para conferir as confusões dessas personagens, que parecem mesmo muito legais. Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Niz!
    Já tinha visto algumas resenhas do livro e ainda assim não decidi se leria ou não. A sua resenha me deixou com mais vontade de ler, mas ainda não tenho muita certeza. O enredo é cativante, sim, ambas as autoras parecem ter caprichado na escrita, tornando-a divertida, como vc mesma disse, mas eu sou meio chatinha com romances. Mea culpa, confesso... Quem sabe mais pra frente? beijo Nu.
    As 1001 Nuccias | Curte aí!

    ResponderExcluir
  8. Eu já conheço a escrita de uma das autora, a Janaina Rico e gosto muito. Adoro histórias com personagens marcantes e que envolvem a relação da amizade. Espero poder ler esse livro. Bjos.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia as autoras, mas a história me pareceu bem divertida, apesar de todas as formas trágicas em que se desenvolvem haha vou tentar ler.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  10. Não me interessei por esse livro porque achei alguns fatos que você não mencionou na sua resenha mas que vi em outra bem inverossímeis... e quando eu não acredito numa história não tem jeito de curtir a leitura. Mas me desinteressei mais agora por saber que tem cenas picantes, mesmo que você tenha dito que foram escritas com cuidado para não ficarem vulgares, não gosto de ler cenas do tipo, vulgares ou não. Mas que bom que gostou!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Olá flor, o livro parece ser ótimo, já li um da Janaína e fiquei encantada pela narrativa da autora. Já anotei a dica para ler esse também!

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oi Ni, sua linda, tudo bem?
    Confesso que li algumas resenhas que me desanimaram. Mas que bom que você gostou do livro. O que chamou minha atenção é que a trama é divertida e a mudança delas, a vontade de dar a volta por cima. Ainda não tenho certeza se o lerei. Mas gostei muito da sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii!

    Achei esse livro muito bacana!
    Adoro esse tipo de livro que tem várias confusões! São muito divertidos haha
    Amei a sua resenha e já anotei a dica :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor