As Vidas Impossíveis de Greta Wells
Três vidas... Uma escolha
Páginas: 256
Editora: Jangada
SinopseDurante um tratamento psiquiátrico após perder seu irmão e o rompimento de seu relacionamento, Greta Wells se vê transportada para vidas que poderia ter tido se tivesse nascido em épocas diferentes. Sua consciência se alterna entre seu próprio tempo e sua vida em 1918, em que trai o marido, e outra em 1941, em que é mãe e esposa devotada. As três vidas de Greta são repletas de tensões familiares e escolhas difíceis. Cada realidade tem suas perdas, recompensas e desafios. Será que são efeitos do tratamento ou ela realmente está vivendo essas vidas? E se Greta descobrir como permanecer em um dos outros mundos, em qual época ela vai querer ficar?
Resenha
Sobre o autor:
A trama se passa em 1985 sendo narrada pela protagonista Greta, uma mulher que após a morte de seu irmão gêmeo acabou deixando seu casamento um pouco de lado e deu brecha para que Nathan se envolvesse com outra mulher e por fim abandoná-la. Após esses acontecimentos Greta acaba ficando muito depressiva e procura por ajuda médica.
Após iniciar um tratamento psiquiátrico a base de eletrochoques Greta se vê viajando no tempo a cada nova sessão e por lá ela encontra sua vida em 2 outras épocas (1918 e 1941). Em cada uma dessas vidas Greta vai encontrar as pessoas que fazem parte da sua vida presente, seu irmão morto que nas outras versões continua vivo e seu casamento ainda não foi destruído.
Devido as épocas abordadas o autor colocou em pauta temas pertencentes a elas como AIDS nos anos 80, homossexualismo e as guerras mundiais. Em cada época Greta vai perceber que cada uma de suas versões precisa de ajuda e consequentemente as outras Gretas também vão parar em 1985 com a troca das sessões e elas aos poucos vão se reencontrando e entendendo um pouco mais sobre elas próprias.
Pode parecer um pouco confuso, mas é uma leitura interessante e o leitor vai se questionar se Greta deve mudar de época e até que ponto tudo isso vai refletir na sua existência do presente, paira também uma dúvida sobre tudo não passar de uma alucinação com relação ao tratamento psiquiátrico. Só lendo para saber. Eu particularmente apreciei bastante a leitura e mensagem final, recomendo a todos.
Sobre o autor:
Andrew Sean Greer é o autor de cinco best-seller de ficção, incluindo A História de um Casamento, que The New York Times chamou de uma "novela lírica inspirada", e As Confissões de Max Tivoli, que foi nomeado um melhor livro de 2004 pelo San Francisco Chronicle e o Chicago Tribune. Ele é o receptor da concessão do norte da Califórnia livro, o Book Award Califórnia, o Prêmio Lions New York Public Library Young, o Prêmio O Henry de ficção curta e bolsas de estudo do National Endowment for the Arts e da Biblioteca Pública de Nova Iorque. Greer vive em San Francisco. Seu mais recente romance é A Vida impossíveis de Greta Wells.
Ótima resenha, mas apesar de que não tinha conhecimento do livro e ter visto bons comentários sobre ele, não fiquei curiosa sobre, não sei se lerei, mas irei recomendar.
ResponderExcluirBeijos
Tbm achei um pouco confusos, mas logo depois me encontre na história e gostei bastante!Gostei da resenha, parabéns!
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirFiquei muito interessada.
E que depressão é essa que o tratamento chegou a ser pesado. Eletrochoques?
Fiquei super instigada. Anotado.
Bjs
Mundo Literário
Oi
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas achei a história bem interessante e diferente.
Beijinhos
Renata
Escuta Essa
Olá, Dani! Não conhecia o livro e nem o autor e apesar de não ser muito no gênero que costumo ler, parece uma leitura bem interessante! Me lembrou um dos meus filmes preferidos: "A dona da história", um nacional. Conhece? ;)
ResponderExcluirParabéns pela resenha!
Bjs,
Yohana Sanfer
http://www.papelpalavracoracao.com.br/
Olá,
ResponderExcluirAssim como na sua resenha eu li outra que também mencionou essa "loucura" toda do livro. E devo dizer que isso me interessou hein. Ainda mais pela "viagem" do tempo e tal. Ótima resenha!
http://euinsisto.com.br
UAU, que premissa incrível! Eu realmente gostaria de ver como o autor escreveu esses três mundos para uma única mulher. Com certeza quero ler, só não sei quando. Beijões <3
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirNão tenho o costume de ler livros assim, mas a temática é bem interessante.
Gostei muito da sua resenha!
Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)