Páginas

sábado, 15 de outubro de 2016

Resenha: Os Condenados - de Andrew Pyper

Os Condenados
Andrew Pyper
Editora DarkSide


Sinopse: Danny Orchard conseguiu enganar a morte e ganhou uma segunda chance para viver. Só que ele não voltou do inferno sozinho. Em Os Condenados, Andrew Pyper, autor do fenômeno O Demonologista, explora as conexões de amor e ódio entre irmãos gêmeos, numa história sobrenatural digna de pesadelos.
Danny passou por uma experiência de quase-morte em um incêndio há mais de vinte anos. Sua irmã gêmea, Ashleigh, não teve a mesma sorte. Danny conseguiu transformar sua tragédia pessoal em um livro que se tornaria um grande best- seller. Ainda que isso não signifique que ele tenha conseguido superar a morte da irmã. Claro, ela nunca mais o deixaria em paz.
Mesmo depois de morta, Ash continua sendo uma garota vingativa e egoísta, como sempre. Mas agora que seu irmão finalmente tenta levar uma vida normal, ela se torna cada vez mais possessiva. Danny parece condenado à solidão. Qualquer chance de felicidade é destruída pelo fantasma de seu passado, e se aproximar de outras pessoas significa colocá-las em risco.
Resenha


Danny já morreu e voltou a vida quase tantas vezes quanto o Goku, tanto que agora você poderia dizer que a morte é o que ele faz da vida. Explicando, ele se tornou um escritor mundialmente famoso por causa do seu livro O Depois, que trata justamente da vida após a morte, do paraíso que ele vivenciou, se é que se pode falar isso, da sua experiência de morte aos 16 anos, no dia do seu aniversário.

Mas essa na verdade foi a sua segunda morte, porque sua primeira ocorreu no momento em que ele nasceu. Só que nessas duas mortes Danny não estava sozinho, ele estava com sua irmã gêmea, Ash. Você poderia dizer que ela também voltou a vida na primeira vez e não teve tanta sorte na segunda. Mas a verdade é bem diferente.

Desde sua morte, ao nascer, Ash nunca foi uma garota comum, ela sequer parece humana. Um monstro escondido por trás de uma máscara perfeita de inocência, que em seus 16 anos de vida manteve sua família refém, aterrorizados dela. Ash parece ser a garota perfeita: bonita, boas notas, educada. Ela sempre consegue com que os outros façam o que ela quer, não importando o que seja. E dentre essas pessoas está Danny. Mesmo sabendo o monstro que a irmã é, após tudo o que ela já fez com ele e com seus pais, Danny sempre faz o que ela quer, afinal eles são gêmeos, e mesmo a odiando, Danny também a ama. E é por isso que quando Ash, condenada a morrer por estar presa no porão de uma casa em chamas, pede para que Danny não a abandone, que fique ali com ela, que morra com ela, ele fica. E acaba morrendo junto com ela.

E quando morre, ele vai para o paraíso. Ele descobre que ele já existe dentro de nós mesmo, em algum lugar do nosso passado. Mas acaba que ele volta, podendo assim escrever o seu livro. O Depois é escrito anos depois da sua experiência e muitos anos se passam após o sucesso dele. E durante todos esses anos de sucesso, de palestras sobre O Depois, o que Danny nunca contou para ninguém é que ele não voltou exatamente sozinho. Pois durante todo esse tempo, Ash estava com ele, o assombrando, o atormentando, o impedindo de ter uma vida.

E Danny na verdade já estava acostumado com a não-vida que estava levando por causa da irmã, acostumado com sua assombração. E ele viveria assim pelo resto da sua vida, tendo a certeza que a possessiva irmã estaria esperando por ele em sua morte. Mas acaba que algo inesperado acontece com ele. Ele se apaixona. E isso muda tudo. Não só para ele como para Ash.

Ash não vai abrir mão do seu gêmeo para outra pessoa e está decidida a jamais deixar que ele seja feliz. Danny pela primeira vez começa a deslumbrar um futuro, uma família, mas sabe que Ash jamais deixará isso acontecer. E o que é mais apavorante é que Ash agora está ficando mais forte, ela começa a realmente se tornar uma ameaça.

Os Condenados começa com um ritmo mais devagar, mas não demora muito tempo para a narrativa se tornar eletrizante. O livro tem um vilão perfeitamente assustador: a assombração de uma gêmea psicopata. O livro é, sem exageros, devorado rapidamente. A cada capítulo você fica ainda mais desesperado para saber o que irá acontecer. O livro conta ainda com outros mistérios e aspectos que não quis entrar em detalhes, afinal não é legal ler um livro já sabendo de tudo. Em uma comparação com o livro O Demonologista, devo dizer que gostei mais desse. E não, não é por causa do final controverso de O Demonologista, que por sinal eu amei. É mais por causa do ritmo e da Ash. Enquanto o outro livro o personagem fica muito restrito ao nosso mundo, nesse o protagonista vai mais além. A ideia de paraíso desse livro me lembrou o do seriado Supernatural, e a versão do inferno é bem interessante também. Só devo dizer que a minha quase nula vontade de conhecer Detroit, onde os personagens viviam na infância, desapareceu completamente.

A edição do livro segue a linha de O Demonologista, mas com a capa preta. O trabalho mais uma vez está acima do perfeito, mas todos já conhecem a qualidade da DarkSide, então nem preciso especificar muito. Acabei dando 5 estrelas para o livro e o favoritei. Eu espero realmente que esse livro um dia vire um filme, porque seria fantástico! Esse livro é sem dúvidas perfeito para o mês do Halloween.



Classificação





Sobre o autor



Andrew Pyper (1968) é o premiado autor de seis romances, entre eles Lost Girls (1999), vencedor do Arthur Ellis Award, selecionado pelo New York Times como um dos livros do ano, e best-seller nas listas do New York Times e do Times (Inglaterra). Seu livro The Killing Circle (2008) foi eleito o melhor romance policial do ano pelo New York Times. Três romances de Pyper, incluindo O Demonologista, estão sendo adaptados para o cinema. E ainda assim, seus livros continuavam inéditos em nosso país. Claro que tinha que ser a DarkSide® Books para trazer esse mestre moderno do terror e suspense para o Brasil.






18 comentários:

  1. Olá!
    Gostei muito da resenha, e por esse motivo, vou ler o livro, acho que vou gostar ;)
    bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Também acho que você irá gostar, acho que todo mundo iria amar!

      bjs.

      Excluir
  2. Li sua resenha com uma fome danada! Ainda não li o o primeiro dele, mas esse eu to querendo ler, adorei a resenha e pelo que falou é um livro incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver de escolher um dos dois livros para ler nesse momento, eu ainda assim recomendo esse aqui. Eu gostei muito do Demonologista, mas esse aqui teve algo mais.

      Bjs.

      Excluir
  3. Olá Patricia tudo bem, ainda não li esse livro mas ele é uns dos meus desejados, histórias assim simplesmente chamam a minha atenção. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já percebi que o seu gosto é bem parecido com o meu, então você também irá amar esse livro.

      Bjs.

      Excluir
  4. Olá,
    Fiquei super curiosa para conferir essa narrativa eletrizante.
    Embora não seja um dos meus gêneros favoritos, estou procurando mais leituras assim e não tenho me decepcionado!!
    Fiquei bem curiosa para conferir como Danny irá se portar diante de tal situação.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom sairmos da nossa zona de conforto. Eu mesma tenho lido vários livros de gêneros que geralmente não leio, e tenho tido várias ótimas surpresas. Esse aqui é realmente muito bom e não tenho dúvidas que você irá gostar.

      Bjs.

      Excluir
  5. Esse autor tem um dom de fazer a gente se prender à leitura. O demonologista me fez ficar grudada ao livro e agora quero ler mais este. Pelo que você descreveu parece que no inicio parece lento mas depois fica ótimo. Espero que seja assim mesmo porque estou louca para ler ele.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei presa com o Demonologista. Sei que muita gente criticou o outro livro, mas eu particularmente amei do início ao fim. Sem dúvidas irei todos os livros que o autor publicar.

      bjs.

      Excluir
  6. Nossa...
    Eu não curto esse estilo de livro, mas sua resenha me deixou super curiosa e com a maior vontade de ler. Deu até vontade de arriscar uma leitura que pode me deixar dormindo com a luz acesa durante dias hehehehe
    E a Dark sempre arrasa nas edições, né? É muito amor!!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrisca sim! É legal a gente fugir um pouco dos gêneros que sempre lemos, é bom para dar aquela quebrada e se renovar. Esse aqui vai deixar você com frio na espinha.

      Bjs.

      Excluir
  7. Olá Patricia, que leitura que você teve, heimmm!!
    Adoro os livros da Darkside mas te confesso que sou um pouco medrosa, não é todos que leio!rsrsrs
    Mas depois deessa sua resenha acho que encararia esse! Também acho que esse livro daria um bom filme de terror. Achei a premissa bem diferente, ainda não tinha lido nada assim com irmãs gêmeas, só e pensar me deu arrepio!
    Nossa valeu muito a dica, já esta na minha meta de leituras para 2017!
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darkside é muito amor, hahahaha... Eu amo os livros deles e não só por causa das edições. Como eu gosto de fantasia e terror, a editora é perfeita para mim. Esse livro é maravilhoso e sem dúvidas você irá gostar, mesmo que sinta um pouco de medo.

      Bjs.

      Excluir
  8. Esse livro deve ser bem intenso e acho que até um pouco pesado,mas a trama é interessante e eu sairia completamente da minha zona de conforto literária ao lê-lo,mas fiquei curiosa.

    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso, sai da zona de conforto! Eu amo me desafiar com livros que "jamais leria" e muitas vezes me surpreendo positivamente. Arrisque-se também!

      Bjs.

      Excluir
  9. Ola Pat confesso que a premissa do livro é interessante, o fato da leitura ter um ritmo mais lento demorando um pouco para prender a atenção do leitor que me incomoda. Gostei dos pontos ressaltados em sua resenha, dica anotada para ler em outro momento. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de dar uma chance para o livro, pois a obra como um todo é excelente.

      Bjs.

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor