Páginas

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Resenha: Sherlock Holmes - Livro 1 - de Arthur Conan Doyle

Sherlock Holmes
Volume 1
Arthur Conan Doyle
Editora Harper Collins

Sinopse: "Todo mundo que sabe quem foi o detetive Sherlock Holmes, pode enumerar boa parte dos seus hábitos ou objetos preferidos e repetir algumas de suas frases célebres. Elementar. Mas o fato é que esse notável cavalheiro britânico, de astúcia incomparável e vícios mundanos, que povoa o imaginário coletivo dos ingleses desde 1887, 'jamais viveu e nunca morrerá'." - O Globo
Esse volume contém os livros:

- Um Estudo em Vermelho (romance) - 1887;
- O Sinal dos Quatro (romance) - 1890;
- As Aventuras de Sherlock Holmes (contos) - 1892.




Resenha

Quando criança eu li alguns livros e contos do Sherlock Holmes, admito que não me lembro de muita coisa do que li, apenas de que gostei na época. Então quando a série Sherlock da BBC começou a ser exibida eu fiquei muito empolgada para assistir. Eu sabia que iria gostar do seriado, mas não imaginava que iria amar tanto assim. Então o seriado me fez querer realmente ler todas as estórias e contos, para até mesmo fazer a comparação entre série e livros. Então essa coleção da Harper Collins caiu dos céus para mim, ainda mais porque a comprei muito barata.
Um tolo sempre encontra alguém mais tolo para admirá-lo.
A primeira estória, desse primeiro livro, começa com Um Estudo em Rosa Vermelho. Nessa primeira estória iremos acompanhar o início da amizade entre Sherlock e o Dr. Watson, como eles se conheceram e como se tornaram companheiros de apartamento. Sherlock, um cavalheiro no mínimo excêntrico, e Watson, um doutor voltando ferido da guerra no Afeganistão acabam se cruzando devido a uma amizade em comum, que percebe que ambos os homens estão precisando de alguém para dividir os custos de um apartamento em Londres.Contra todas as probabilidades, afinal o Sherlock pode ser bem difícil de aguentar, uma amizade se forma rapidamente entre os dois homens.
Aqui há um mistério, excitando a imaginação, e onde não há imaginação, não existe horror.
Sherlock tem uma profissão única no mundo, afinal foi ele mesmo que a criou, ele é um detetive-consultor. Quando há um mistério que ninguém saiba como resolver, incluindo a polícia, as pessoas vão até ele. Ele é um verdadeiro gênio, pois não só possui uma incrível memória, como também é especialista em diversos campos e consegue enxergar a verdade por trás de pequenos detalhes, o que ele chama de ciência da dedução.

E pouco tempo depois de começarem a morar juntos, surge um grande caso para o Sherlock, o de um assassinato. Quando Sherlock requisita a ajuda de seu novo amigo, Watson não hesita e mergulha de cabeça no mistério. E ele fica cada vez mais fascinado com a inteligência e o modo com que o Sherlock resolve um mistério que parecia dar em um beco sem saída. E esse é apenas o primeiro do caso dos dois juntos, pois a partir de então eles acabam formando uma dupla quase que inseparável, resolvendo caso após caso. E o que lemos ao longo do livro é a narrativa do Dr. Watson acerca dos casos que eles resolveram.
O que fazemos nesse mundo não tem muita importância - comentou meu companheiro em tom amargo. - A questão é o que os outros acham que fizemos.
Esse primeiro volume inclui ainda mais uma estória e vários contos. Como os contos são relativos pequenos, a leitura do livro acaba se tornando ainda mais rápida. Mas mesmo que fossem estórias longas, a narrativa é extremamente fluída, então de qualquer forma o livro é devorado. Ao longo da leitura encontrei diversos pedaços de casos que foram utilizados no seriado, eles foram ligeiramente alterados, seja devido a diferença da época em que as estórias se passam, seja para adequar a estória do seriado. 

Essa edição do livro está linda. A capa, embora simples, está cheia de pequenos detalhes. Para quem não sabe, o livro possui capa dura. Essa capa é ótima, ela não é daquelas que amassam facilmente nas pontas, estragando o livro. Ele é realmente dura e sobreviveu sem danos até o empurra-empurra de BRT Expresso. Além disso, o papel é de ótima qualidade também, a fonte está com um tamanho razoável, o espaçamento está bom e as páginas são amareladas. Isso tudo contribui para que a leitura não se torne cansativa para os olhos.

Sem dúvidas recomendo esse livro, ainda mais se você também ama o seriado.
(…) embora o homem seja individualmente um enigma insolúvel, quando está em grupo torna-se uma certeza matemática.
Classificação


Sobre o autor

Foi um escritor e médico britânico, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal. Foi um escritor prolífico cujos trabalhos incluem histórias de ficção científica, novelas históricas, peças e romances, poesias e obras de não-ficção.
Arthur Conan Doyle viveu e escreveu parte de suas obras em Southsea, um bairro elegante de Portsmouth.





10 comentários:

  1. Oiii Patrícia tudo bem?
    Menina eu fiquei apaixonada pela sua resenha menina, além do mais eu adoro tudo que envolva Sherlock Holmes e não iria desperdiçar essa oportunidade, ótima resenha e dica anotada.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu queria muito comprar o box dessa edição. Eu sou louca para ler os livros do Sherlock, mas nunca consigo juntar dinheiro pra comprar. Eu achei que essa nova edição, um pouco mais modernizada é maravilhosa. Você acompanha a série da BBC?

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Patrícia!
    Essa edição é uma das minhas futuras aquisições. Apesar de já ter lido Um Estudo em Vermelho, quero ler a obra completa de Holmes. Eu também amo a série dá BBC... uma das melhores produções dos últimos tempos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Patricia, tudo bem?
    Ao contrario de você nunca cheguei a ler nenhum conto ou livro do Sherlock Holmes, mas claro que sempre ouvi falar e assisti vários desenhos também. Essa é uma obra que tenho muito interesse em ler e depois de todos os elogios que você fez a essa edição, claro que ela vai para a minha lista de leituras. Não assisti a serie ainda, mas quem sabe em breve não é? Beijos

    ResponderExcluir
  5. Sherlock Holmes é muito bem falado no mundo literário e no meio de seriados, confesso que tenho sim muita curiosidade em ler os livros e esse parecee ser bem legal pra eu começar com o pé direito nas histórias que parecem fantásticas!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu sempre fico babando nessas edições capa dura. Já li alguns livros e contos do Sherlock, mas ainda não consegui parar para assistir a série, apesar de já ter visto diversos elogios sobre ela. Acho que iria gostar já que temas de mistério e investigação são um dos meus favoritos e eu gosto do personagem. Também adoraria ler mais esse livro sobre ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu simplesmente AMO o seriado!Foi através dele que conheci e me apaixonei por Benedict Cumberbatch!!! Eu ganhei o box de presente, mas até o momento, não li. Agora, depois dessa resenha, acho que preciso correr e ler logo, não é mesmo?! huahuauhauua
    Adorei sua resenha. Não sei porque eu achava que a leitura seria enfadonha. Mas se você tá dizendo que não, então, #PartiuSherlock
    huahuauhau
    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bemw
    Eu amo as histórias de Sherlock Holmes, tanto os livros quanto a série. Apesar de ter alguns em casa, tanto os romances quanto os contos, fico babando com essas edições em capa dura. Espero comprar em breve.
    Adorei sua resenha e fiquei até com vontade de reler os livros.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Patrícia, acabei de ler esta história em estilo mangá, acredita? Ainda não tive o prazer de ver o seriado, coisa que quero fazer. Como gostei do mangá, provavelmente gostaria deste livro também.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Faz tempo que li algo de Arthur Conan Doyle. Não tenho mais tanta memória do que li sobre Sherlock Holmes, pois faz tanto tempo, além disso, nós blogueiros, lemos uma quantidade grande de livros, natural esquecer. Por isso releituras são maravilhosas. Realmente, esta edição está linda e capa dura é pra acabar comigo.

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor