Vox
Páginas: 320
Editora Arqueiro
Sinopse
Uma distopia atual, próxima dos dias de hoje, sobre empoderamento e luta feminina.
O SILÊNCIO PODE SER ENSURDECEDOR #100PALAVRAS
O governo decreta que as mulheres só podem falar 100 palavras por dia. A Dra. Jean McClellan está em negação. Ela não acredita que isso esteja acontecendo de verdade.
Esse é só o começo...
Em pouco tempo, as mulheres também são impedidas de trabalhar e os professores não ensinam mais as meninas a ler e escrever. Antes, cada pessoa falava em média 16 mil palavras por dia, mas agora as mulheres só têm 100 palavras para se fazer ouvir.
...mas não é o fim.
Lutando por si mesma, sua filha e todas as mulheres silenciadas, Jean vai reivindicar sua voz.
Distopia / Ficção / Literatura Estrangeira
Livro gentilmente cedido pela Editora Arqueiro para leitura e resenha.
Resenha
Ao ler a sinopse de Vox é impossível não associá-lo ao livro O conto da Aia, pois a temática é muito parecida, e eu como uma fã não tive como compará-los todo o tempo.
Vox é uma distopia onde o EUA retrocede aos tempos sombrios onde as mulheres deixam de ter voz literalmente após a eleição do novo presidente. As mulheres não podem mais trabalhar, apenas cuidar da casa e recebem uma pulseira onde levam choque se pronunciaram mais de 100 palavras diárias.
A protagonista Jean que é uma médica muito boa no que faz, recebe uma proposta para voltar a trabalhar ajudando o governo a salvar o irmão do presidente, então Jean tem a oportunidade de tentar fazer algo para mudar a nova realidade do país.
Me lembro que quando estava lendo O conto da Aia eu consegui me transportar para dentro da estória e sofrer junto com a personagem me imaginando em tal situação e infelizmente o mesmo não aconteceu com o livro Vox, pois achei a leitura muito cansativa e não consegui ter empatia com a protagonista. As pulseiras contadoras de palavras me pareceram muito fora da realidade, modernas demais para uma era que está regredindo, não sei explicar mas não consegui acreditar que pode ser possível se controlar todas as mulheres com uma pulseira.
Embora eu não tenha amado o livro, eu achei ok. É uma leitura bastante interessante principalmente para amantes de livros com futuros distópicos e governos opressores. Para quem curte romance não posso deixar de mencionar que existe um pouco no livro mas com uma mocinha nada convencional e nada muito meloso, dando o livro um ar mais adulto, diferente de muitas distopias adolescentes com um triângulo amoroso.
Espero que a leitura não faça vocês pensarem que o Brasil está próximo a passar por isso com o novo governo, pois cheguei a ler alguns comentários a respeito. Devemos sempre estar alertas e nem nos calar, mas nunca ser pessimistas.
Sobre a autora:
Christina Dalcher é linguista e professora universitária com doutorado pela Universidade de Georgetown. Seus contos figuraram em mais de 100 publicações ao redor do mundo. Ganhadora de diversos prêmios, foi finalista do Bath Flash Award e indicada ao Pushcart Prize. Ela vive em Norfolk, Virgínia, com o marido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor