quinta-feira, 30 de julho de 2015

Resenha: Minha Metade Silenciosa - de Andrew Smith

Minha Metade Silenciosa
Stick
Andrew Smith
Editora Gutenberg

Sinopse: Stark McClellan tem 14 anos. Por ser muito alto e magro, tem o apelido de Palito, mas sofre bullying mesmo porque é “deformado”, já que nasceu apenas com uma orelha. Seu irmão mais velho, Bosten, o defende em qualquer situação, porém ambos não conseguem se proteger de seus pais abusivos, que os castigam violentamente quase todos os dias. Ao enfrentar as dificuldades da adolescência estando em um lar hostil e sem afeto – com o agravante de se achar uma aberração –, o garoto tem na amizade e no apoio do irmão sua referência de amor, e é com ela que ambos sobrevivem.

Resenha

Stark "Palito" McClellan tem uma vida de merda com praticamente nada que o traga felicidade. Os únicos dois pontos positivos de sua vida são sua amiga Emily e principalmente seu irmão mais velho, Bosten. Os pais de Palito e Bosten não são simplesmente omissos, eles são cruéis. Eles não sabem sequer como é a dinâmica normal de uma família. Palito, ao longo de seus 13 anos, sempre imaginou que o que ocorre na sua família de certa forma ocorre em todas as outras.

A vida dos dois é limitada à inúmeras regras estipuladas pelos seus pais, que quando não cumpridas levam a punições severas. Para ter uma ideia, o quarto do Palito é no porão…
E se não bastasse essa merda toda, Palito nasceu sem a orelha direita, o que o transformou em um alvo para bullying na escola. Inclusive quando era pequeno, ele chegou a passar anos frequentando as chamadas classes para "retardados".

Palito se considera feio, não desejado e um estorvo para vida de seu irmão mais velho, que também é seu herói. Tudo que o Palito tem é Bosten e tudo que Bosten tem é Palito. A união entre os dois é linda demais. A amizade, companheirismo e amor de um pelo outro é extremamente emocionante. Ambos sabem que seus pais não os amam e os desejam, assim como imaginam que o mesmo se aplica para o resto do mundo. Mas eles sempre tiveram um ao outro e para eles isso basta.

Mas como eu disse anteriormente, Palito também tem uma amiga, uma melhor amiga. E embora ele não ame Emily do mesmo jeito que ama o seu irmão, Palito sabe que sua vida seria muito pior sem ela. Mas as coisas estão começando a mudar entre ele e Emily, isso porque ele está crescendo e começa a ver a sua amiga com outros olhos. E em meio a tantas mudanças hormonais, ele se vê enfrentando outras mudanças em sua vida, principalmente relacionadas ao seu irmão.

Seu maior medo é que seu irmão o deixe sozinho, que ele vá embora. Ele sabe que não conseguiria viver sem seu irmão, mas viver dentro daquela casa está se tornando cada vez mais difícil e perigoso para ambos.

A estória de Palito e Bosten é uma das mais lindas que já li. Geralmente esse gênero de livros sempre mostram um amor no sentido romântico como tábua de salvação de um inferno vivo. Mas nesse livro é diferente, o amor fraternal é o que o mantêm os dois vivos e seguindo em frente. Vê essa interação, esse relacionamento entre os dois é lindo. O livro irá te tocar do início ao fim. Você vai amar tanto Palito quanto Bosten, irá querer levar ambos para a sua casa e enfiar a porrada nos pais deles. O amor deles foi muito melhor do que qual romance poderia ser.
Vocês devem estar se perguntando: "ei, com um livro tão emocionante essa resenha deveria estar recheada de citações!" Sim, eu anotei várias partes do livro, mas não, eu não vou colocá-las nesse resenha. Isso porque eu não quero retirar nem um pouquinho da emoção de vocês ao ler essa estória. Quero que tenham a oportunidade de ler tais frases no momento certo, para que sintam todo o seu impacto dentro do devido contexto.

A narrativa do livro é determinante para fazer esse livro tão bom, você passará o dia todo o lendo sem nem ao menos perceber. Uma coisa interessante é o fato de as frases serem expostas como Palito as ouve, como houvesse uma pausa no meio. Isso dá um toque especial.

Sobre a edição do livro, a capa é linda e as páginas tem um material muito bom. Porém eu tenho uma reclamação, Minha Metade Silenciosa só tem orelha na capa frontal, a contra-capa não tem. Eu não gosto de livro sem orelhas, além de dar um ar de edição econômica, o livro fica muito mais sujeito a danos não havendo a proteção das orelhas. Há quem diga que é especial por causa do Palito, mesmo assim não gostei.

Finalizando, é desnecessário dizer que esse livro entrou na minha lista de favoritos, certo? Vou me lembrar desse livro durante muito tempo e vou ficar na torcida para que um dia vire filme.

Classificação


Sobre o autor

Andrew Smith é o autor de Ghost Medicine, um 2009 ALA/YALSA "Melhores Livros para Jovens Adultos", e In the Path of Falling Objects , um 2010 ALA/YALSA "Melhores Livros para Jovens Adultos". Hoje vive em um local muito remoto na Califórnia com sua família e cavalo.









8 comentários:

  1. Este livro está na minha wishlist a um tempinho, e sua resenha só me deixou mais curiosa para lê-lo.
    Beijos

    http://dicasdaisacereser.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. querida Patricia, sou daqueles caras curiosos, que ficam entrando e saindo de sebos, livrarias, bibliotecas. ninguém gosta de me acompanhar, dizem que demoro demais e que olho tudo detalhadamente (é uma verdade). este livro nem me chamaria muito a atenção.
    bom, leio sempre suas resenhas e confesso que esta foi a primeira que me atraiu e me prendeu, feito papel pega-mosca. então, reli. menina, que coisa mais linda. todos aqueles que sofrem ou sofreram bullying irão compreender o que você sentiu ao ler o livro, claro. e aqueles que nunca sofreram irão se precaver.
    logicamente fui correndo ao skoob e coloquei em meus desejados, esta culpa é sua! adorei e você merece muitas palmas "clap-clap-clap-clap". parabéns e obrigado pela dica valiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Creio que você irá amar esse livro também.
      Bjs.

      Excluir
  3. Eu amei esse livro, mas dei 4 estrelas porque algumas coisas me incomodaram com relação aos pensamentos de Palito. Sobre as orelhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha… pensamentos de adolescentes na puberdade!
      Bjs.

      Excluir
  4. Oi Patricia tudo bem? Eu quase comprei este livro em uma superpromoção mas acabei que deixando de lado. Pelo que li em sua resenha perdi uma ótima oportunidade de conhecer uma bela e envolvente história! Vou tentar conseguir meu exemplar ^^
    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai conseguir outra promoção! E dessa vez você não irá compra-lo.
      Bjs.

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor