Neste mês de abril, duas datas comemorativas incentivam a leitura de livros infantis: 02/04 - Dia Internacional e 18/04 - Dia Nacional do Livro Infantil. (como já se passou dia 02 de abril, daremos continuidade a segunda comemoração).
O Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, foi foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002. A data foi escolhida por ser esse o dia do nascimento de Monteiro Lobato, um dos precursores da literatura infantil no País. Autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas O Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília, marcaram a história da literatura infantil.
Conhecendo um pouco de sua história.

.jpg)
Na cidade de São Paulo, escreveu artigos para o jornal “O Estado da São Paulo”, e em 1918, comprou a “Revista do Brasil”, mudando o nome para editora “Monteiro Lobato e & Cia.”. Publicou uma série de artigos sobre saúde com o título de “O Problema Vital” e fez muito sucesso com o livro “Urupês”. Mas em 1925 a editora foi à falência. Monteiro Lobato então se mudou para o Rio de Janeiro e fundou a “Companhia Editora Nacional”. Em 1927 foi morar em Nova Iorque, onde foi nomeado “Adido Comercial Brasileiro”. Monteiro Lobato ficou entusiasmado com o que viu nos Estados Unidos, pois os americanos já exploravam mineiros e o petróleo. Em 1929, perde tudo o que tem na Bolsa de Valores e acaba vendendo as suas ações da “Companhia Editora Nacional”.
Em 1931 volta para o Brasil e funda a “Companhia de Petróleo do Brasil”. Em 1936, Monteiro Lobato publica um dossiê em prol do petróleo Chamado “O escândalo do Petróleo”. Com esse dossiê iniciaram-se vários atritos com o Governo, pois não se tinha o interesse pelo assunto, devido a isso, Monteiro Lobato chegou a ser preso em 1941. Em 1945, suas obras passaram a ser editadas pela “Brasiliense”, dando inicio a literatura infantil. Monteiro Lobato foi um homem a frente do seu tempo, usava os personagens infantis de uma maneira sutil para criticar a sociedade e o governo. Com “Narizinho Arrebitado” lança o “Sítio do Pica-Pau Amarelo” e seus célebres personagens como a “Emilia”, boneca de pano que diz tudo o que pensa.

Monteiro Lobato faleceu no dia quatro de julho de 1948, deixando para nós seu espírito jovem e sua coragem continuará viva no coração de cada criança.
Fonte: shvoong.com
A maioria das escolas e bibliotecas espalhadas por todo o Brasil, promove eventos especiais durante a semana de 14 a 18 de abril. Aliás, o fato do Brasil ter, comprovadamente, 75% de seus habitantes considerados analfabetos funcionais faz com que a leitura seja efetivamente a habilidade número um a ser trabalhada nas escolas.
Mas, não é uma tarefa somente para professores, hoje com a internet, a facilidade de comunicação, pesquisas, troca de informações, aumenta a possibilidade de quem nunca teve o hábito de leitura a adentrar neste mundo. Famílias que antes não tinham chances de obter um livro por ser caro ou até raro, passaram a encontrar facilmente em sites como: biblioteca virtual ou domínio público.
Também existem blogs literários - nós - que usam o espaço pra além de divulgar livros de autores e suas respectivas editoras, mas também criam eventos através de parcerias a fim de presentear um leitor com uma obra literária.
.jpg)
Portanto, aproveite bastante esse momento e Feliz dia Nacional do livro infantil.
Linda homenagem ao Lobato, Nizete!
ResponderExcluirAdmiro muito a preocupação em enaltecer a literatura infantil. Afinal, como Lobato mesmo dizia: "Um país se faz com homens e livros"!
Uma abração!
Oi,Ni!
ResponderExcluirDentre tantos livros de Monteiro Lobato, já li Emília no pais da Gramatica e adorei!Estou até hoje namorando o box completo dele no Submarino.
Adorei o post!
Homenagem mais que merecida!
Bjs!
Eu adoro Monteiro Lobato! Essa semana está tendo programação especial em homenagem a ele no colégio que eu trabalho. Sempre fui super fã dele e das histórias cativantes que ele criou ;D
ResponderExcluirBeijos,
Paula
http://tribooks.blogspot.com
@Tri_Books
Ola, que legal!
ResponderExcluirMinha tia tem uma coleção inteira do Sítio, é bem antiga!
Ela não quer se desfazer dela de jeito nenhum! HAHA
Bela homenagem *_*
André Luiz
www.viajandonoslivros.com
Livros infantiiiiiiiiiiis *-* é tão bom reviver isso, voltar ao tempo dos quadrinhos, das histórias de poucas palavras, mas, muito conteúdo ! beijo
ResponderExcluirpapeldeumlivro.blogspot.com.br
Lindo post! Adorei!!!!
ResponderExcluirMe lembrei da minha infância. :)
Beijos
http://pollymomentos.blogspot.com.br/