sábado, 29 de outubro de 2011

Entrevista: A Arma Escarlate de Renata Ventura

Olá amigos do blog Cia do Leitor, é com muita alegria e carinho que hoje anuncio a nossa nova parceria com a autora do livro "A Arma Escarlate", Renata Ventura! *Aplausos*

Aproveitando esse ensejo, convido para grande noite de autografo do lançamento deste maravilhoso livro que acontecerá no dia 18 de Novembro na Livraria Saraiva do Shopping Rio Sul - RJ

Particularmente foi amor a primeira leitura, finalmente o cenário é brasileiro e realista! 
Um livro cheio de magia, mistério, misticismo tudo misturado no mundo real, no nosso mundo, no nosso dia-a-dia.
Conheça um pouco de A Arma Escarlate e curtiremos no final deste "post" uma entrevista relâmpago com a nossa promissora escritora Renata Ventura já amada por todos.


Sinopse:

O ano é 1997. Em meio a um intenso tiroteio, durante uma das épocas mais sangrentas da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, um menino de 13 anos descobre que é bruxo. Jurado de morte pelos chefes do tráfico, Hugo foge com apenas um objetivo em mente: aprender magia o suficiente para voltar e enfrentar o bandido que está ameaçando sua família. Neste processo de aprendizado, no entanto, ele pode acabar por descobrir o quanto de bandido há dentro dele mesmo.




ENTREVISTA:



Quando começou a paixão por livros?


Desde criança, quando minha mãe lia para mim aqueles livros ilustrados infantis. Depois veio "Reinações de Narizinho", de Monteiro Lobato, "Os Doze Trabalhos de Hércules"... e daí não parei mais. Jack Higgins, Wilbur Smith, Anne Rice, J.k. Rowling, Saramago, Platão, Rousseau, Tocqueville... livros de história... biografias... tudo.


De onde surgiu a idéia de escrever a "A Arma Escarlate"?



Surgiu de uma entrevista que eu li, em que um fã norte-americano da J.K. Rowling lhe perguntava se ela algum dia escreveria um livro sobre uma escola de bruxaria nos Estados Unidos. Ela respondeu que não, mas que ele poderia ficar a vontade para escrever o livro dele. Com essa autorização verbal de J.K. Rowling, eu comecei então a pensar em como seria uma escola de bruxaria no Rio de Janeiro: certamente menos organizada, um pouco mais caótica, com menos verba para implementar seus programas... e ensinando além de magia europeia, magia brasileira, com todo o folclore brasileiro que vem junto.

O Rio de Janeiro foi o cenário escolhido para o livro, acha que foi uma boa escolha? Por quê?



Na verdade são cinco escolas de bruxaria espalhadas pelo Brasil, cada uma ensinando jovens das cinco regiões geográficas brasileiras: sudeste, sul, centro-oeste, norte e nordeste. A escola do Rio de Janeiro, portanto, recebe os alunos cariocas, paulistas, mineiros e capixabas. Cada escola também tem seu jeito próprio de ensinar, e uma ênfase curricular em determinado tipo de magia, de acordo com cada região.
Para o Sudeste eu escolhi o Rio de Janeiro por motivos históricos: o Rio já foi capital do Brasil, e os bruxos não iriam querer nada menos que uma capital para construir uma escola de bruxaria.
Pela mesma razão eu escolhi Salvador para o Nordeste, por também ter sido capital do país.

Em quem você se inspirou na escolha dos personagens? Conte-me um pouco sobre eles.



Pergunta difícil. Cada personagem tem um pouco de mim, acho. Especialmente os principais: a Caimana tem meu jeito moleca, o Viny é meu lado rebelde, que quer mudar o mundo... o Ítalo é quem eu gostaria de ser, meu ideal de pessoa, e o Hugo, bom, de certa forma ele tem minha vontade de ser aceita pelos outros (apesar de ele não saber lidar muito bem com isso. Na verdade, ele geralmente faz o exato oposto do que eu faria).
Todos os personagens eu construí mais ou menos de acordo com seus signos, já que nós brasileiros adoramos falar nisso. Você já reparou como, em qualquer conversa, uma das primeiras perguntas que nos fazem é "Qual é seu signo?" Mesmo quando a pessoa não acredita nisso, o assunto sempre acaba surgindo na conversa. :-)
Quanto a Hugo, meu personagem principal, ele é ligeiramente... indomável. Arisco, esperto e sempre na defensiva. Não confia muito em ninguém, e tem razões para isso.



Teve alguma dificuldade em escrever o livro?





Várias. Por isso levei cinco anos!!! rsrs
É bem difícil misturar o mundo mágico com a realidade dura em que Hugo vive. Especialmente nas vezes em que a realidade invade a magia de modo bastante violento. Abrasileirar esse mundo mágico também foi um grande desafio, mas acho que me sai bem.

Já há planos para o próximo livro?




Tenho planos para mais 4 livros (que seriam as continuações de "A Arma Escarlate"), com espaço para um livro 6, caso vocês queiram saber a história conturbada de meu vilão principal. No próximo livro, pretendo apresentar melhor a escola de Salvador! Por isso, um dos meus planos para ano que vem é viajar para lá!




Pensa Rápido:

Um livro: "Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago.
Um Autor: J. K. Rowling 
Uma música: "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás", de Raul Seixas 
Um filme: A Lista de Schindler / Senhor dos Aneis (não consegui dizer só um, rsrsrs)       Um sonho: Que meus livros façam a diferença na vida de alguém

Agradecimentos:
Agradeço a meus pais, que sempre me apoiaram, e ao Gert, primeiro fã de meu livro!


Obrigada Renata pela entrevista e a oportunidade de conhecermos esta bela obra que nos vai render muitos arrepios e alegrias!!
Quem quiser conhecer mais o livro A Arma Escarlate e seus personagens visite o facebook: http://www.facebook.com/pages/A-Arma-Escarlate/209624942406590

É isso ai pessoal, ainda essa semana teremos uma grande novidade sobre o livro "A Arma Escarlate" pra vocês, fiquem de olho!
Obrigada!

7 comentários:

  1. Fiquei com mais vondade de ler agora... sério, estou roendo as unhas... Várias escolas de Magia no Brasil... Perfeito...

    ResponderExcluir
  2. Adoro a ideia do livro! Parece ser demais :3

    ResponderExcluir
  3. Só pra esclarecer uma coisa que nossa criadora não explicou direito: nós (os personagens) temos Facebook no mundo real. Não no livro!
    ;-)

    Se é que tem alguma lógica no que eu acabei de dizer... rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. bruxaria, magia, alquimia são sempre temas atraentes, misteriosos. Qual será a cidade que ela vai escolher na região norte? fiquei curioso, já que pra cá,pra estas bandas, tudo é muito mágico,florestas imensas cheias de mistérios, mas sugiro Manaus, rss.

    ResponderExcluir
  5. Caramba! Quanta honra!
    Mas se eu puder escolher, quero ocupar mais umas 5 posições de melhor fã da Renata! =D

    Eu achei geniais essas regiões. Talvez por ser gaúcho me encantou a região sul, e a relação simbiótica dos seus magos com os minotauros...

    Sabiam que já se pode comprar o livro na Saraiva? Eu já comprei!

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3691401

    ResponderExcluir
  6. Tô partipando da promoção!!! E queria muito ganhar este livro, quero muito lê-lo!!! O enredo é fascinante!!!

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor