sexta-feira, 28 de março de 2014

Dias Perfeitos - Raphael Montes

Dias Perfeitos
Raphael Montes
Companhia das Letras

Sinopse: Téo é um solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e examinar cadáveres nas aulas de anatomia. Durante uma festa, ele conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. Ela está escrevendo um road movie sobre três amigas que viajam em busca de novas experiências. Obcecado por Clarice, Téo quer dissecar a rebeldia daquela menina. Começa, então, uma aproximação doentia que o leva a tomar uma atitude extrema. Passando por cenários oníricos, que incluem um chalé em Teresópolis e uma praia deserta em Ilha Grande, o casal estabelece uma rotina insólita, repleta de tortura psicológica e sordidez. O efeito é perturbador. Téo fala com calma, planeja os atos com frieza e justifica suas atitudes com uma lógica impecável. A capacidade do autor de explorar uma psique doentia é impressionante – e o mergulho psicológico não impede que o livro siga um ritmo eletrizante, repleto de surpresas, digno dos melhores thrillers da atualidade. Dias perfeitos é uma história de amor, sequestro e obsessão. Capaz de manter os personagens em tensão permanente e pródigo em diálogos afiados, Raphael Montes reafirma sua vocação para o suspense e se consolida como um grande talento da nova literatura nacional.

Resenha:

Depois que li o primeiro do Raphael, o Suicidas, virei fã de carteirinha, quando soube que ele iria lançar seu segundo livro eu não pensei duas vezes e já comprei meu exemplar na pré-venda, assim que recebi comecei a leitura e terminei em apenas 2 dias.

Em Dias perfeitos temos o protagonista Téo, um jovem desprovido de sentimentos que não sabe o que é amor, ele não consegue amar nem a mãe dele, tipo o Dexter do seriado ele finge que sente, que é um bom filho.

Téo é um estudante de medicina, sua melhor amiga é a Gertrudes, uma defunta na qual ele está estudando a anatomia humana, mas o pior ainda está por vir.

Um belo dia a mãe de Téo, que é paraplégica, faz questão de levá-lo em churrasco na casa de seus amigos, chegando lá ele fica deslocado como sempre, só que dessa vez uma linda menina chamada Clarice vai até ele puxar assunto e Téo acaba achando esta menina diferente das outras e ela consegue despertar nele algum tipo de sentimento, e ele lógico não vai deixar passar essa oportunidade de poder sentir.

Téo consegue descobrir onde Clarice estuda e passa a segui-la, nessa perseguição ele descobre que ela tem um namorado e presencia também um beijo lésbico dela com sua amiga. Clarice desmaia bêbada no meio da rua e Téo a leva para casa, começando assim a entrar na vida de Clarice, que percebe que Téo a estava seguindo e rejeita-o, mas ele não aceita muito bem a sua rejeição e resolve viajar com Clarice mesmo contra sua vontade, sequestrando-a. Ele viaja com ela para que ela termine seu roteiro chamado Dias perfeitos em Teresópolis.

Téo tem uma mente doentia e para conquistar Clarice tudo de sombrio que ele guarda dentro ele vai pôr para fora, o grau de loucura dele é tão alto que ele nem se dá conta das atrocidades que está praticando só vai fazê-la ter mais repulsa por ele, na cabeça dele se ela o conhecer melhor vai se apaixonar por ele, ele só precisa de uma chance, e assim faz de Clarice uma prisioneira, dopando, ameaçando e prendendo Clarice.
“Não precisava que Clarice o amasse de volta. Melhor amar e não ser correspondido do que não amar.”
O autor faz com que entremos na mente do psicopata e isso foi realmente sensacional, quanto a Clarice achei que ela também tem seu lado meio louco, perdeu oportunidades de virar o jogo, Clarice se sente rejeitada pela mãe que não a aceita do jeito que é, então ela é uma pessoa no fundo infeliz.

No desfecho da trama ocorre uma reviravolta que me deixou boquiaberta, não esperava aquele desfecho me surpreendeu bastante, torcia por um outro final, mas foi ótimo também.

Raphael tem muio talento, já entrou para a lista de meus autores nacionais favoritos.

O livro é envolvente e tem uma narrativa que flui muito bem, recomendo a leitura para quem gosta de livros sobre psicopatas e livros violentos, pois algumas partes o leitor tem que ter estômago para ler.

2 comentários:

  1. Esse cara está bombando na internet!
    Conheci o primeiro livro dele "Suicidas" e o cara sabe o que escreve, tem talento!
    Agora esse livro.
    Não tenho dúvidas que irei comprar essa obra.
    Ótima resenha. ;)

    ResponderExcluir
  2. Da hora!
    Gostei da historia, da resenha, do autor. Via que vai virar filme tbm!
    o.O'
    Kazumi

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor