terça-feira, 15 de abril de 2014

Resenha: "12 Anos de Escravidão" - Solomon Northup

"12 Anos de Escravidão"

Autor: Solomon Northup
Editora: Seoman
Páginas: 230

Adicionar legenda

Sinopse: "Considerada a melhor narrativa já escrita sobre um dos períodos mais nebulosos da história americana, Doze anos de escravidão narra a história real de Solomon Northup, um negro livre que, atraído por uma proposta de emprego, abandona a segurança do Norte e acaba sendo sequestrado e vendido como escravo. Depois de liberto, Northup publicou o relato contundente de sua história, que se tornou um best-seller imediato. Hoje, 160 anos após a primeira edição, Doze anos de escravidão é reconhecido como uma narrativa de qualidades excepcionais. Para a crítica, o caráter especial do livro deve-se ao fato de o autor ter sido um homem culto que viveu duas vidas opostas, primeiro como cidadão livre e depois como escravo.




Resenha:

Em primeiro lugar gostaria de agradecer à editora Seoman, tanto pela escolha do título lançado quanto por ter me dado o privilégio de resenha-lo. Em segundo lugar gostaria de convidar todos os leitores a conhecerem esse belíssimo trabalho.

“12 anos de escravidão” consiste no diário de um escravo, mas não de um escravo como os outros. Solomon Northup, um homem livre, trabalhador, com família e bens, que vivia com suas preocupações cotidianas e que, diante da necessidade de arrumar um novo emprego, aceitou a proposta de dois cavalheiros para trabalhar em uma cidade distante.

Porém Solomon, embora fosse livre, era um homem negro, e por causa de sua cor acabou sendo atraído para uma armadilha terrível: Quando chegaram ao destino de sua viagem, os cavalheiros o drogaram, o aprisionaram e o venderam como escravo.

Destituído dos documentos comprobatórios de sua liberdade, Solomon se viu em um beco sem saída e, por mais que clamasse pela sua libertação e pela justiça, apenas fora acorrentado e surrado como um animal até que sua voz fosse calada pela dor lancinante que lhe infligiam. Teve seu nome mudado para Platt e neste momento constatou que a partir de então sua vida se tornaria um inferno, do qual seria praticamente impossível escapar.

A partir desse momento passamos a conhecer não apenas a vida do autor, que fora escravizado, como também a vida dos outros escravos que com ele conviveram durante os muitos anos que passou sendo vendido ou alugado, trabalhando de fazenda em fazenda, dia após dia, praticamente sem descanso sob um sol escaldante e chicotes estalando. Através destas páginas podemos conhecer um pouco da dor e da realidade de um povo tão sofrido e a visão da época sobre o assunto.

Tendo sua identidade esquecida por todos, agora Platt, narra os muitos perigos, sofrimentos, tentativas de assassinato pelos quais passou, além das confabulações para fuga, mostrando exata e claramente seu mundo e nos levando junto com ele a experimentar quase que vividamente as suas memórias.

Impressões:

O livro foi adaptado para o cinema em um filme homônimo que venceu o Globo de Ouro e foi indicado para o Oscar 2014 em 09 categorias. Daí já podemos ver quão forte e tocante foi esse trabalho.

A capa do livro é simples, porém passa exatamente a alma do livro – A luta constante para sobreviver e a esperança de liberdade. A impressão foi feita em ótima qualidade em folhas cor creme, o que sempre agrada aos leitores. A história é dividida em 22 capítulos e o livro contém 230 páginas.

Sua escrita é praticamente impecável, o que a torna um dos muitos pontos altos do livro. Com um vocabulário riquíssimo e uma clareza de transmissão ímpar, o autor consegue nos passar as imagens e sentimentos de forma extremamente clara. O que eu gostei muito mesmo.

É praticamente impossível não se envolver e se emocionar com as histórias dos escravos que são narradas junto com a do protagonista. Também é impossível não se prender à história do começo ao fim. Eu mesmo quase achei que o final seria diferente do que eu esperava e quase fiquei sem unhas de tanto roê-las. (rs)

É muito difícil pra mim elencar aqui algum ponto negativo nesse livro. Talvez não ter utilizado muito da vitimização do protagonista pra criar um drama exagerado voltado apenas para choradeiras e lamentos pode ser considerado um ponto negativo por alguns. Mas, para mim, foi um ponto que tornou a história ainda mais atraente e realista.

Embora a história se passe nos Estados Unidos, acredito que este livro seja de grande importância e enriquecimento para a nossa sociedade também, por tratar do tema qual ele de fato acontecia, sem floreios. Com o tempo essa nossa herança é esquecida e o preconceito ainda encontra lugar no seio da nossa sociedade. De vez em quando precisamos desse choque de realidade. Precisamos ouvir e sentir a história viva de um homem (como provavelmente tantos outros) que teve sua liberdade tolhida, seus direitos aviltados, seu corpo e sua alma aprisionados e castigados por um igual que se julgava melhor apenas pela cor de sua pele. 

Enfim, esse é um livro que considero valer muitíssimo a pena e que recomendo a todos. 

Leia um trecho e perceba a prazerosíssima escrita que esse livro nos proporciona, do início ao fim:

“À medida que o sol se aproximava do zênite, aquele dia tornava-se insuportavelmente quente. Os raios solares calcinavam o chão, e a terra quase chegavam a produzir bolhas nas solas dos pés que a pisassem. Sem uma camisa ou um chapéu, permaneci exposto ao calor inclemente. Grossas gotas de transpiração rolavam-me pelas faces, encharcando as vestimentas sumárias que ainda cobriam meu corpo. Para além da cerca, a uma curta distância, os pessegueiros projetavam deliciosas sombras sobre o gramado. De bom grado eu teria oferecido um ano de trabalho se, em troca daquele forno aquecido onde eu me encontrava, pudesse sentar-me sob aqueles galhos por alguns momentos. Porém eu ainda estava amarrado, com o laço ainda pendente do meu pescoço, e parado no mesmíssimo ponto que Tibeats e seus companheiros haviam me deixado. Eu não podia sequer dar um passo, por estar tão firmemente imobilizado ...”.

7 comentários:

  1. Belíssima resenha Peter.. me deixou com mais vontade de ler do que já estava.

    ResponderExcluir
  2. caro piter, você simplesmente destrinchou a obra. resenhas assim dão um ânimo, uma vontade louca de buscar a obra. parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oi :)

    Meus parabéns, a resenha ficou perfeita!

    Estou louco para ler esse livro desde que assisti a adaptação nos cinemas. Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Peter, ótima resenha a sua.
    Eu já conhecia o livro e já li algumas resenhas positivas como a sua.
    Vou anotar a dica. Sucesso.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi.

    Desde que vi este livro pela primeira vez eu me interessei muito por ele
    e quero ter a oportunidade de ler.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Piter!
    É uma responsabilidade muito grande resenhar um livro tão aclamado e que ainda concorreu ao Oscar. Mas, acredito que não tenha sido difícil, já que a história é forte e emocionante.
    Parabéns, excelente resenha, me inspirou a comprar o livro também.
    Kelvin

    ResponderExcluir
  7. Oi Piter!
    Acabei de baixar o filme para assistir, mas, acredito que o livro seja mil vezes mais emocionante.
    Amei a resenha lindo!
    Bjoca
    Ni

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor