domingo, 2 de julho de 2017

Indicando filme da Netflix - Assista OKJA


Ontem (Sábado 01/07), me peguei suspirando e chorando por um filme original da Netflix que chegou pra dividir opiniões. Pois, tem uma temática forte e um tanto polêmica. Creio que foi intencional, pra nos conscientizar, nos fazer refletir e agir. Estou falando de Okja.



Nova York, 2007. Lucy Mirando (Tilda Swinton), a CEO de uma poderosa empresa, apresenta ao mundo que uma nova espécie animal foi descoberta no Chile. Apelidada de "super porco", ela é cuidada em laboratório e tem 26 animais enviados para países distintos, de forma que cada fazenda que o receba possa apresentá-lo à sua própria cultura local. A ideia é que os animais permaneçam espalhados ao redor do planeta por 10 anos, sendo que após este período participarão de um concurso que escolherá o melhor super porco. Uma década depois, a jovem Mija (Seo-Hyun Ahn) convive desde a infância com Okja, o super porco fêmea criado pelo avô. Prestes a perdê-la devido à proximidade do concurso, Mija decide lutar para ficar ao lado dela, custe o que custar.
Assista Agora: https://www.netflix.com/title/80091936

Okja é um filme sul-coreano-americano de 2017 dirigido por Bong Joon-ho consagrado por “O Hospedeiro” e “Expresso do Amanhã”, dentre outros e co-escrito por Bong e Jon Ronson. O filme é estrelado por Tilda Swinton, Paul Dano, Ahn Seo-hyun, e Jake Gyllenhaal e tendo um elenco da pesada: Jake Gyllenhaal (Donnie Darko), Tilda Swinton (As Crônicas de Nárnia) , Steven Yeun (The Walking Dead), Lily Collins (Instrumentos Mortais) e Paul Dano (Um Cadáver para Sobreviver).

Não entrarei em detalhes quanto a história, pois a própria sinopse já nos conta parte do que se trata, falarei aqui do meu ponto de vista o que achei do filme.

Eu fiquei ao mesmo tempo encantada com toda a poesia e amor entre a criadora e seu bichão de estimação e enojada com situações apresentadas no filme que me fizeram pensar o quão as  industrias alimentícias podem influenciar os nossos hábitos alimentares, transformando àquilo que aos olhos nus são pura crueldade em algo banal e vicioso. Atitudes como falta de respeito pelo próximo, me fez lembrar alguns recentes episódios que vivemos não tem muito tempo aqui no Brasil, que ficou conhecido como Operação Carne Fraca.

Sem falar da crueldade contra os animais, não refiro-me apenas a matança desacerbada, mas as experiencias com eles, mudando totalmente a sua genética, criando pobres criaturas para fins financeiros. Coisas de gente monstruosa mesmo, ninguém pensa no pobre animal? Neste filme é mostrado que a pobre criatura sabe o que está vivendo, tem sentimentos e sofre. Poderia ser qualquer um animal representando, poderia ser um cão, gato, seu bichinho de estimação.  Não sou vegetariana nem vergana, mas amo os animais e sei que esse amor é recíproco,eles sabem que são protegidos por esse amor.

O cenário do filme é dividido entre belíssimo, com paisagens lindas nas cenas com da criadora Mija e sua super porca Okja nas montanhas da Coreia. Por outro lado vemos cenas sombrias e arrepiantes ao conhecermos a verdade do destinos de todos os super-porcos espalhados no mundo. Cheguei a ver muita semelhança com campos de concentrações alemãs e sinto que foi tudo muito proposital para impactar e chocar o público. Até mesmo porque a antagonista sempre menciona seu pai e as crueldades feitas por ele... Nazista?

No Geral é um filme que  vai marcar e nos deixar refletindo por longo tempo. Apesar do foco estar centrado no amor de uma criadora por seu animal de estimação. Somos forçados a pensar que somos responsáveis não só pelo planeta, mas por tudo que existe nele. Animais, ambiente e tudo que nele respira, estão em nossas mãos. Um filme com uma mensagem forte e de grande conscientização.
Indico demais essa belezura de filme e já aviso, peguem seus lencinhos porque provavelmente você fará uso dele.





5 comentários:

  1. Amo filmes que nos trazem boas reflexões acerca de nós mesmos, tinha ouvido falar por alto do filme e não desconfiava que tinha esse tema! Gostei da sua resenha, vou até o nome do filme, sinceramente, porque me chamou muita atenção <3

    Beijinhos,
    Livros que Li

    ResponderExcluir
  2. Oiii Nizete que incrível essa sua indicação menina, com toda certeza vou ver se consigo assistir e encontro para download, deve ser uma história linda!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Uau! Parece ser um filme para a gente quebrar a cabeça e rever conceitos. Fiquei bem curiosa!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  4. Olá, pelos seus comentários o filme parece estar bem legal, emocionante e ao mesmo tempo nos convidado para refletirmos *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  5. Tá, eu pensei muito em assistir o filme mas ainda não tinha visto ninguém falar sobre ele, então fiquei meio sem certeza. Agora eu tô super com muita vontade de assistir, sério!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor