quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Resenha: O Circo Mecânico Tresaulti - de Genevieve Valentine

O Circo Mecânico Tresaulti
Genevieve Valentine
Editora DarkSide

Sinopse: Respeitável público, o Circo voltou!
Num mundo pós-apocalíptico, onde as pessoas não tem mais acesso à tecnologias de ponta, uma caravana circense leva esperança por onde passa. Os artistas são sobreviventes de guerra, que tiveram seus corpos mutilados reconstruídos com complexas estruturas mecânicas.










Resenha

Que é o circo (sem animais) é mágico, todos nós já sabemos. Mas nesse caso, o Circo Mecânico Trasulti leva essa magia a outro nível, principalmente por causa do mundo fora do circo. Em um mundo no melhor estilo pós-apocalíptico, onde uma guerra ocorre após outra em ciclo que parece infinito, e onde sobreviver se tornou extremamente difícil, o circo chega com seus incríveis artistas mecânicos levando um espetáculo onde não se existe mais arte, levando esperança para esse mundo destruído.

Mas o circo não é simplesmente um circo, ele esconde muitos segredos. Segredos esses que são revelados aos poucos em uma narrativa que ora está no presente, ora no passado. Nós vamos descobrindo como os artistas chegaram por ali, como surgiu o circo. Um dos narradores principais é George, um jovem que está no circo desde criança e que não consegue imaginar outro lugar como lar. Ele vai nos contando como ele começou a enxergar a verdade por trás de tudo que ocorre por ali, por trás do espetáculo e por trás das atitudes dos personagens. Os personagens principais são vários, todos tão incrivelmente complexo que não tem como você não se apegar à eles. 

Mas é claro que nada disso seria possível, ou exigiria, se não fosse pela fundadora do circo, a Boss, a pessoa que também é responsável pela criação dos artistas mecânicos. Boss é uma pessoa que impõe respeito sem nem ao menos se dar ao trabalho, todos a admiram e seguem suas ordens sem pensar duas vezes. É claro que existe uma razão para isso, mas isso é só mais um dos segredos que você só descobrirá se ler o livro.

O circo se torna então um porto seguro em um mundo de guerra e destruição, um lugar onde não é preciso portar armas, uma verdadeira família. Mas essa família em breve se verá ameaçada, pois é claro que os artistas do circo chamam a atenção de alguém poderoso, afinal não é todo dia que alguém vê as obras de arte mecânica que Boss cria no circo, ainda mais naquele mundo. Agora resta saber se o circo será capaz de se proteger da ambição desse homem poderoso.

O fato da narrativa do livro ser intercala em vários capítulo, seguindo o ponto de vista de tantas pessoas diferentes, faz com que a leitura flua de forma rápida. Isso aliado aos capítulos curtos, alguns até mesmo extremamente curtos, faz com que o livro seja verdadeiramente devorado. Nessa edição especial em capa dura, nós temos também diversas ilustrações lindas desse mundo mágico do circo, que torna tudo ainda mais incrível. Esse circo vai te arrastar para dentro dele, com os dramas de seus personagens, com a estória de um mundo destruído, e com os segredos que tanto queremos desvendar. Sem dúvidas esse livro é maravilhoso e por isso mesmo acabei dando 5 estrelas para ele.

Essa edição de capa dura é outro destaque, que está maravilhosa com as enigmáticas asas que são importantes para a estória do livro (mas que também não vou revelar o porque). Como já disse, o livro está recheado de ilustrações, mas o que não disse é que as ilustrações são do Wesley Rodrigues. Essa edição conta também com um prefácio da autora especialmente para os leitores brasileiros e com marcador personalizado. Mais uma maravilhosa edição da DarkSide. Eu nunca li a edição em brochura, então não sei dizer se as ilustrações, prefácio, etc, também estão nela.

Esse livro sem dúvidas tem a capacidade de agradar todos os tipos de leitores, então fuja da realidade com o Circo Mecânico Trasulti.



Classificação




Sobre a autora



Genevieve Valentine já participou de várias coletâneas de novos autores e antologias ao lado de autores consagrados como Max Brooks, Kelly Link, Mira Grant e Joe McKinney. O Circo Mecânico Tresaulti, seu primeiro romance, ganhou o Crawford Award 2012 e foi indicado para o Prêmio Nebula. O conto “Light on the Water” foi indicado ao World Fantasia Award 2009 e outro conto, “Things to Know about Being Dead”, foi indicado ao Shirley Jackson Awards 2012. Contribui com sites de cultura pop e é amante insaciável de filmes B. Seu segundo romance, Glad Rags, está programado para 2014.





8 comentários:

  1. Olá!
    Apesar de não gostar muito da temática de Circos (tenho medo de palhaços hahaha) esse livro me chamou a atenção logo pela capa, a Darkside sempre faz esse trabalho espetacular, não é? Quem sabe eu não consigo superar esse medo e começar a ler?
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não confio em palhaços, eles são sinistros demais. Mas sempre teve algo sobre o circo, essa aura mágica em torno dele, eu sempre me atraiu.

      bjs.

      Excluir
  2. Sua resenha me encantou.
    Normalmente, circos não me agradam pela questão animal, então gostei do seu comentário inicial.
    O cenário me chamou a atenção, os acontecimentos recentes, essa mudança de tempo.
    A premissa, dessa vez, me pareceu interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre gostei do circo, mas sempre odiei circos com animais. Eles sem dúvidas são mágicos, mas desde que não tenha animais neles.

      bjs.

      Excluir
  3. Olá,
    A trama me chamou muito a atenção por conter essa parte pós-apocalíptica.
    Não li nenhuma obra que tivesse um cenário sequer parecido! Gostei muito e sua resenha está incrível.

    leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro livros que se passem em mundos pós-apocalípticos. Talvez tenha curiosidade em imaginar como será o nosso futuro.

      bjs.

      Excluir
  4. Eu adoro o genero Steampunk e esse livro da Dark é perfeito. Amei cada detalhe. Bjkas

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor