quarta-feira, 25 de julho de 2018

Resenha: A Guerra da Luz - de Peter V. Brett

A Guerra da Luz 
Ciclo das Trevas - Livro 3 
Peter V. Brett 
Editora DarkSide 

Sinopse: Com O Protegido e A Lança do Deserto, Peter V. Brett foi alçado ao topo da fantasia contemporânea, ao lado de gigantes, como George R.R. Martin, Robert Jordan e Terry Brooks. A Guerra da Luz, terceiro volume da série best-seller internacional Ciclo das Trevas, continua a história épica sobre a resistência da humanidade contra um exército de demônios que se levantam a cada noite para dizimá-la. 
Na noite de lua nova, os demônios aumentam seu vigor e sua força, buscando a morte de dois homens que têm o potencial de se tornar o lendário Libertador, cuja profecia sugeria ser o único capaz de reunir os homens remanescentes para uma batalha final a fim de destruir os demônios terraítas de uma vez por todas. 
Arlen Fardos, outrora um menino comum, agora se tornou algo mais — o Protegido, tatuado com runas que o tornam poderoso a ponto de combater e derrotar qualquer demônio. Arlen nega que seja o Libertador, porém, quanto mais tenta levar uma vida comum, mais o fervor e a crença em seus poderes crescem entre os demais humanos. O caminho que escolheu, no entanto, ameaça conduzi-lo a um lugar sombrio que somente ele pode seguir, e de onde talvez não possa ser possível voltar atrás. A única esperança de manter Arlen no mundo dos homens reside em Renna Tanner, uma jovem feroz que corre o risco de se entregar ao poder das trevas. 
Outrora amigos tão íntimos quanto irmãos, Arlen e Jardir agora são rivais amargurados. À medida que os inimigos da humanidade se levantam, os únicos homens capazes de vencê-los estão divididos entre si pelos mais mortais de todos os demônios — aqueles que espreitam o coração humano. 
Resenha 

O nome dessa série deveria se chamar Ciclo dos Ganchos Malditos. Depois daquele final angustiante, e de uma longa espera ainda mais angustiante, eu finalmente coloquei minhas mãos no volume 3 dessa série maravilhosa. No final do último livro fomos surpreendidos com a grandiosidade e complexidade das Profundas e esse sentimento só irá aumentar ao longo desse volume. 

Com um prazo extremamente curto até a próxima Lua Nova, Arlen vai ter de correr contra o tempo para conseguir alertar os seus amigos sobre o perigo que se aproxima, do ataque maciço que irá atingir os humanos em breve. Ele parte então, juntamente com Renna, em direção à Clareira com a intenção de lutar lado a lado dos amigos contra os terraítas. Mas é claro que o caminho até lá não será facilmente percorrido. Mas ao longo desse trajeto, Arlen irá aproveitar para ensinar ainda mais coisas para Renna, ao mesmo tempo que ele próprio irá começar aprender novos truques, extraídos diretamente da cabeça do príncipe terraíta. Ele continua relutando em ser chamado de O Salvador, negando sempre que é assim tratado. Mas conforme os seus feitos se tornam cada vez mais impressionantes, fica cada vez mais difícil convencer as pessoas do contrário. 

Enquanto isso Leesha e Roger ainda se encontram em Dádiva de Everam, aguardando a oportunidade de retornar para à Clareira também. Depois de derrotarem o seu príncipe terraíta, Jardir se encontra ainda mais relutante em deixar Leesha partir. Porém ela não está nem um pouco interessada em se casar com ele, embora talvez o ame. Inevera por outro lado não vê a hora de ver Leesha o mais longe possível de Jardir. Por sinal, ela é o grande destaque desse volume. 

Ao longo desse livro nós iremos voltar ao passado mais uma vez, porém dessa vez estaremos descobrir sobre o passado da Inevera, sobre a sua infância, sua família e todas as suas intrigas. Mas o destaque para ela não ocorre somente no passado, pois no presente também iremos acompanhar em primeira mão o andamento de seus planos, finalmente nos dando uma visão clara dessa personagem até então misteriosa. 

Outra personagem que ganha um incrível destaque é a própria Renna. No segundo livro tive dúvidas sobre a importância dela na estória, mas agora não há mais dúvidas nenhuma. Ela realmente mostra a que veio e me conquistou completamente. Os fãs da Leesha que me perdoem, mas para mim a Renna é uma personagem muito melhor. 

Outro que volta nesse volume é, infelizmente, o Jardir. Não adiante que nada nesse mundo me faz gostar desse cara. Mas ele é um dos focos nesse terceiro livro, juntamente com Arlen. Toda essa tensão de existir dois Salvadores aumenta ainda mais nesse livro, deixando bem claro que em algum momento o conflito entre os dois atingirá um ápice. Porém, com a ameaça dos príncipes se aproximando, fica difícil descobrir o que acontecerá primeiro, e como um evento irá influenciar o outro. 

Esse terceiro livro é mais uma vez maravilhosamente gigantesco. Por mim poderia até ser maior, já que é tão facilmente devorado. A estória é completamente envolvente nós deixando presos a cada final de capítulo. E é claro que, como não poderia deixar de ser, o livro termina com um gancho maldito dos infernos. Devo dizer que dessa vez o autor se superou e que estou querendo dar um soco nele. Espero que dessa vez a DarkSide não demore uma eternidade para lançar o próximo livro, minha sanidade talvez não aguente dessa vez. 

Sobre a edição do livro, mais uma vez ela está linda e perfeita, não tenho reclamações. A única reclamação real é em relação ao atraso no lançamento desse volume, foi totalmente enlouquecedor. Mas sem dúvidas a espera valeu a pena, esse livro está a cada dia mais empolgante. A recomendação é garantida, essa série é maravilhosa e é leitura obrigatória para os fãs de fantasia. 

Classificação 



Sobre o autor 

PETER V. BRETT gradou-se em Literatura Inglesa e História da Arte pela Universidade de Buffalo, estado de Nova York, em 1995, e depois passou mais de uma década no mercado editorial farmacêutico. Ele vive no Brooklyn. Educado com uma rígida dieta de romances fantásticos, quadrinhos e Dungeons & Dragons, escreve histórias fantásticas desde quando consegue se lembrar. O Protegido é sua estreia na ficção fantástica, e integra o aclamado Ciclo das Trevas, publicado em mais de trinta países, entre eles, Estados Unidos, Canadá, México, Inglaterra, Alemanha, França, Espanha, Portugal, Holanda, Itália, Japão, Rússia, Indonésia, Coreia do Sul e China. 






6 comentários:

  1. Oi Patricia, tudo bem com você?
    Eu acho essa trilogia incrível e se tornou uma das minhas favoritas.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    A premissa parece interessante, mas infelizmente não despertou minha curiosidade. A capa é bem linda, e chama a atenção. Vou procurar resenhas dos livros anteriores para ver se algum despertar a curiosidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não me surpreende nem um pouco que Peter seja fã de RPG, uma vez que parece ter escrito uma fantasia (meio dark, acho) aparentemente tão complexa. Nunca li a saga, mas sempre ouvi elogios a respeito, tanto da história quando da edição, porque a Darkside nunca decepciona. Fiquei bastante curiosa sobre a Renna. Sempre busco personagens femininas fortes nas histórias, e lendo sua resenha ela me passou essa impressão.
    Abraços! :)

    ResponderExcluir
  4. Estou decepcionada comigo mesma por não conhecer essa série, e eu conheço praticamente todos os livros publicados pela darkside haha. Adorei sua resenha e me deixou muito curiosa para começar a ler, já está na minha lista.

    Beijos.,
    Letícia do Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi! Eu não conhecia a saga, mas fiquei bastante interessada, pois adoro fantasia!
    Como não li os primeiros fiquei meio perdida na sua descrição, só que suas impressões se mostraram mais do que aprovadas.
    Vou tentar ler um dia. Obrigada pela dica! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oie!

    Não conhecia esse livro mas é sempre bom quando as série tem bons ganchos de um livro pro outro! Uma pequena tortura mas que vale a pena quando o autor faz um bom trabalho desenredeando a trama!

    Que bom que você gostou do livro torço junto com você pelo próximo lançamento...

    Beijos
    Carol
    www.thereviewbooks.com.br

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor