segunda-feira, 1 de julho de 2019

Lançamentos de Julho do Grupo Companhia das Letras


Olá Amigos!!
Vamos começar o mês de julho com muitas novidades literárias do grupo Companhia das Letras. Vamos conferir e surtar? 😝

CONTROLE
Páginas: 176
Companhia das Letras
Conhecida por sua escrita ritmada, informal e envolvente, Natalia Borges Polesso apresenta, em Controle, uma narrativa impactante sobre relações homoafetivas entre mulheres, o poder do desafio e, acima de tudo, as escolhas que precisam ser feitas para que as pessoas se tornem quem elas querem ser. Mesclando citações de letras da banda New Order em seu texto, a autora escreve um romance geracional que permanecerá na mente do leitor.
A protagonista, Nanda, é epilética. Descobriu o transtorno ainda na infância, depois de uma queda de bicicleta, e sua vida nunca mais foi a mesma. Cercada de cuidado pelos pais, com medo de crescer e sair da casca protetora fornecida por sua condição, ela evita ao máximo o contato humano — exceto pela amiga, Joana. Mas compartilhar o que acontece na vida de outra pessoa não é como viver junto dela. Nanda se pergunta até quando conseguirá manter a rotina morna que leva. Porém, seu dia a dia será posto em xeque quando ela finalmente se der conta de que não viveu.

“Raros escritores transitam com a mesma desenvoltura entre o conto e o romance. Natalia Borges Polesso é um desses casos. Autora do premiado Amora, ela faz em Controle a sua primeira incursão pelo romance, e o resultado é uma narrativa bela, potente e transformadora.” — Carola Saavedra


MÁQUINAS COMO EU
Páginas: 328
Companhia das Letras
Londres, 1982. A Grã-Bretanha perdeu a Guerra das Malvinas. A primeira-ministra Margareth Thatcher tem seu poder desestabilizado ao ser desafiada pelo esquerdista Tony Benn. O matemático Alan Turing vive sua homossexualidade plenamente e suas contribuições para o avanço da tecnologia permitiram não só a disseminação da internet e dos smartphones como a criação dos primeiros humanos sintéticos, com aparência e inteligência altamente fidedignas.
É nesse mundo que Charlie, Miranda e Adão — o robô que divide a vida com o casal — devem encontrar saída para seus sonhos e ambições, seus dramas morais e amorosos. O novo romance de Ian McEwan desafia nosso entendimento sobre humanos e não humanos e trata do perigo de criar coisas que estão além de nosso controle. 


CANCÚN
Páginas: 168
Companhia das Letras
Às portas da adolescência, Joel sente-se deslocado entre os amigos da escola e do prédio onde mora. O ano é 1998 e o mundo parece cada vez mais um lugar ameaçador. Ao mesmo tempo em que busca acolhimento num grupo de jovens de uma igreja evangélica, entra em colisão com o modo de vida do pai, que acaba de regressar ao Brasil após quatro misteriosos anos na cidade de Cancún. Décadas depois, com a morte do pai, longe da religião e prestes a ter um filho, Joel decide voltar, sozinho, ao balneário mexicano. Ao tentar repetir os passos paternos, uma viagem simples se torna complexa, e o que se evidencia são os caminhos que levaram Joel a ser quem é. Com uma prosa clara e irretocável, Miguel Del Castillo faz o retrato de uma classe forjada em condomínios fechados e paraísos fiscais, em colégios onde a violência é a regra e no brilho plástico dos fast-foods. Um dos romances mais surpreendentes da nova geração de autores brasileiros.

“Miguel Del Castillo conduz o leitor com firme serenidade por um relato impecavelmente estruturado, no qual a família é a expressão imperfeita e acolhedora dos mistérios da vida.” — Daniel Galera

“Nesta jornada sutil de reconhecimento do pai, o que está em jogo, ao fim, são as zonas de sombra de todos nós.” — Noemi Jaffe



A TERRA INABITÁVEL
Uma história do futuro
Páginas: 384
É pior, muito pior do que você imagina. O ritmo lento atribuído à mudança climática é um mito; talvez tão pernicioso quanto aquele que nega sua existência por completo. Mortes por calor, fome, enchentes, queimadas, queda da qualidade do ar, desertificação, colapso econômico... Essa é só uma amostra do que está por vir. E a mudança acontecerá muito rápido. Se não revolucionarmos por completo o modo como vivem bilhões de seres humanos, partes extensas do planeta se tornarão inabitáveis, e outras serão inóspitas, ao fim deste século que vivemos.
Nesta projeção do nosso futuro próximo, David Wallace-Wells joga luz sobre os problemas climáticos que nos aguardam: falta de alimentos, emergências em campos de refugiados, enchentes, destruição de florestas e desertificação do solo. Mas ele também fala de mudanças políticas e culturais que afetarão o mundo ainda neste século — uma mudança radical na forma como entendemos a vida. A terra inabitável é uma história da devastação que trouxemos a nós mesmos, e também um chamado à ação.

“A terra inabitável atinge o leitor como um meteoro. Com uma escrita absurdamente lírica, ele fala sobre o iminente fim do mundo.” — Andrew Solomon

“O livro mais aterrorizante que eu já li. O tema é o aquecimento global e a metodologia é científica, mas é como se estivéssemos lendo o Antigo Testamento. Meticulosamente documentado, ele nos leva por todas as catástrofes que engolirão nosso planeta.” —The New York Times 

“Muitos de nós entendem, mesmo que não completamente, o aquecimento global. Mas ainda assim, é difícil se preocupar com ele por muito tempo. David Wallace-Wells fornece agora todos os detalhes, com uma escrita clara e poderosa, para que a informação fique no leitor por muito tempo.” — Jonathan Safran Foer

“Poderosamente embasado. Uma análise magistral sobre o por que estamos destruindo tudo.” — Nature 


EUCLIDES DA CUNHA: ESBOÇO BIOGRÁFICO 
2ª EDIÇÃO AMPLIADA
Páginas: 408
Companhia das Letras 
Roberto Ventura estava a ponto de terminar sua pesquisa sobre Euclides da Cunha quando um acidente automobilístico lhe abreviou a vida, em agosto de 2002. Sua esposa, Marcia Zoladz, e seu amigo Mario Cesar Carvalho localizaram no computador do autor o arquivo que armazenava os originais de um trabalho em andamento, nomeado “Euclides da Cunha: uma biografia”.
Assim, os dois organizaram com o geólogo e historiador José Carlos Barreto de Santana este volume a partir do que encontraram: uma pesquisa ampla, inspirada e original sobre a vida de um dos mais importantes escritores brasileiros. O caráter híbrido da produção de Euclides — uma obra que, para alcançar uma interpretação do Brasil, equilibrava-se entre a literatura, a história e a ciência — sempre interessou Roberto.
Nesta nova edição, feita dezessete anos depois da morte de Ventura, inclui-se um texto encontrado posteriormente, parte de sua tese de livre-docência, sobre a impossibilidade de relatar a barbárie da guerra.


ULTIMA MULHER
Luiz Alfredo Garcia-Roza
Páginas: 120
Companhia das Letras
Ratto é um cafetão da Lapa, coração do Rio de Janeiro, que, acompanhado de seu sócio, Japa, consegue tirar uma pequena fortuna todo mês. Quando um violento policial resolve chantageá-lo, querendo abocanhar parte do quinhão, Ratto precisa desaparecer dali e arranjar um jeito de sobreviver. Refugiado em Copacabana, ele conhece Rita, uma prostituta jovem e muito inteligente que vira sua protegida, mas logo ambos se veem em meio a uma caçada pelas ruas e becos escuros da cidade.
O delegado Espinosa, que conhece Ratto dos seus tempos de inspetor da 1ª DP, no Centro, é forçado a entrar no caso quando começam a surgir mulheres mortas com requintes de crueldade. Auxiliado pelos inspetores Welber e Ramiro, Espinosa precisa entender quem é a mente por trás de crimes tão brutais para impedir que Rita seja a próxima vítima.
CONECTADAS
Páginas: 320
Editora Seguinte
Ser uma garota gamer não é fácil. Principalmente quando um romance está em jogo.
Raíssa e Ayla se conheceram jogando Feéricos, um dos games mais populares do momento, e não se desgrudaram mais ― pelo menos virtualmente. Ayla sente que, com Raíssa, finalmente pode ser ela mesma. Raíssa, por sua vez, encontra em Ayla uma conexão que nunca teve com ninguém. Só tem um “pequeno” problema: Raíssa joga com um avatar masculino, então Ayla não sabe que está conversando com outra menina.
Quanto mais as duas se envolvem, mais culpa Raíssa sente. Só que ela não está pronta para se assumir ― muito menos para perder a garota que ama. Então só vai levando a mentira adiante… Afinal, qual é a chance de as duas se conhecerem pessoalmente, morando em cidades diferentes? Bem alta, já que foi anunciada a primeira feira de Feéricos em São Paulo, o evento perfeito para esse encontro acontecer.
Em um fim de semana repleto de cosplays, confidências e corações partidos, será que esse romance on-line conseguirá sobreviver à vida real?


GLÓRIA E RUÍNA
Graça e Fúria – Vol. 2
Páginas: 312
Editora Seguinte
As irmãs Serina e Nomi Tessaro nunca imaginaram que acabariam em lugares tão distintos: Serina em uma ilha-prisão, Monte Ruína; Nomi no palácio de Bellaqua, como uma graça, à disposição do príncipe herdeiro do reino. Depois de sofrer uma grande traição, Nomi também é mandada para a ilha e, ao chegar lá, para sua surpresa, encontra Serina à frente de uma rebelião das prisioneiras contra os guardas.
Agora as irmãs têm um objetivo em comum: mudar o funcionamento de toda a sociedade. Além disso, elas sabem que Renzo, gêmeo de Nomi, está em perigo. Relutantes, elas se separam mais uma vez, e Nomi retorna à capital, enquanto Serina permanece em Monte Ruína para garantir que todas as mulheres encontrem um lugar seguro para viver. Só que nada sai como o planejado — e as duas vão ter de enfrentar os seus maiores medos para mudar o país de uma vez por todas.


MASSA E PODER
Páginas: 624
Companhia de Bolso
Assustado e pesaroso diante do espetáculo de adesão crescente das massas populares às organizações nazistas, na Alemanha e na Áustria dos anos 1930, o então jovem escritor Elias Canetti passou as três décadas seguintes tentando decifrar os segredos profundos da humanidade em suas manifestações mais corriqueiras e terríveis: mandar e obedecer; matar e sobreviver; medo e voracidade; paranoia e poder. O resultado dessa obsessão é esta obra-prima do ensaísmo, que une descrição narrativa a diversas áreas do saber — entre elas, a antropologia, a psicanálise, a história das religiões e a ciência política — e destrincha de modo singular a propagação do mal na contemporaneidade.


NO ARMÁRIO DO VATICANO
Poder, hipocrisia e homossexualidade
Páginas: 668
Objetiva

“Por trás da rigidez há sempre qualquer coisa escondida: em numerosos casos, uma vida dupla.” Ao pronunciar estas palavras, o papa Francisco tornou público um segredo que esta investigação vertiginosa explora, pela primeira vez, com grande detalhe. 
No armário do Vaticano expõe a decadência no coração do Vaticano e na Igreja Católica atual. Um trabalho brilhante baseado em quatro anos de pesquisas rigorosas, que inclui entrevistas com dezenas de cardeais e encontros com centenas de bispos e padres. 
O celibato dos padres, a condenação do uso de contraceptivos, os inúmeros casos de abuso sexual, a renúncia do papa Bento XVI, a misoginia entre os clérigos, a trama contra o papa Francisco — todos esses temas estão envoltos em mistério. Este livro revela a face escondida da Igreja, uma instituição fundada em uma cultura clerical de sigilo e baseada na vida dupla de padres e numa extrema homofobia. A esquizofrenia resultante na Igreja é difícil de entender: quanto mais um prelado é homofóbico, mais é provável que ele seja gay. É um livro revelador e inquietante. 


OLÁ, RUBY: UMA AVENTURA PELA PROGRAMAÇÃO
Páginas: 112
Companhia das Letrinhas
Neste livro o leitor vai conhecer a Ruby, uma garota com muita imaginação. No mundo dela, tudo é possível — desde que haja criatividade e determinação. Ao longo desta aventura ao lado de Ruby, os leitores sairão em busca de cinco cristais e, através dos obstáculos que encontrarão pelo caminho, vão conhecer os conceitos básicos da linguagem da programação computacional, o alfabeto do século XXI.
E os conceitos vão além da história! Cada capítulo traz atividades especiais que ajudarão as crianças a se tornarem grandes programadores e programadoras no futuro.
Pais e professores podem encontrar mais exercícios e atividades para as crianças no site: .

Um comentário:

  1. "Conectadas" me chama atenção, assim como "glória e ruína" (mesmo que ainda não tenha lido o primeiro).

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor