quarta-feira, 25 de julho de 2012

Dia 25 de Julho, DIA DO ESCRITOR



"O 25 de julho foi definido como dia nacional do escritor por decreto governamental, em 1960, após o sucesso do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado naquele ano pela União Brasileira de Escritores, por iniciativa de seu presidente, João Peregrino Júnior, e de seu vice-presidente, Jorge Amado"


Olá galera amiga do blog Cia do Leitor!

É chegado o momento que tanto esperei. Hoje quero falar de uma turma fantástica que tive o prazer de conhecer através de suas escritas e alguns até pessoalmente.
Sim, hoje quero homenagear pessoal que admiro mesmo vivendo do outro lado do planeta, eles que entraram na minha vida, levou-me conhecimentos e fantasias.

VOCÊ, ESCRITOR.


Desde pequena, você está comigo, foi nos livros didáticos que te conheci, aprendi que "L" com "E" forma a sílaba "Le" e se acrescentar o "R" completo uma palavra "Ler" é o que faço hoje em dia, leio tudo!! ^^
Descobri que não existia apenas os livros que me alfabetizava, mas tantos outros, tudo escrito, formulado por pessoas dedicadas, preocupadas com meu futuro, mesmo não me conhecendo. Eu era muito nova para ficar olhando nas capas e me preocupando "quem" era essa pessoa que carregava nas costas essa responsabilidade. Achava eu, que apenas a minha professora fazia isso, mas, até pedia auxilio aos livros.

Na 5ª Série, vim conhecer outros tipos de livros, àqueles que contam histórias, carochinha, fatos verídicos, fantásticos, romances, poesias, biografias e tantos outros. Até então conhecia as histórias apenas através da narração de meus pais. Mas, naquela época, passei a "Ler" suas histórias e veja! Na curiosidade olhei a capa, o nome daquele que estava me levando para o mundo da fantasia, que se responsabilizando por minha educação e minha cultura, estava ali. 


Acima: nome do livro e abaixo nome do AUTOR - O Cara!

"O verdadeiro escritor não tem nada a dizer. O que conta é o modo que ele diz."  - Alain Robbe-Grile


Ouvi uma frase não me recordo de onde que: "O Escritor não precisa salvar o mundo, mas deve carregar a responsabilidade de ser honesto consigo mesmo e com os outros, pois um dia seus escritos podem ser lidos por alguém, formando opiniões."
É verdade, quando lemos um livro, principalmente literário, damos asas a imaginação. Somos levados a um mundo da fantasia, dos sonhos, onde podemos ser tudo o que quisermos. Com uma simples palavra podemos provocar dor, felicidade, raiva, amor e muitos outros sentimentos. O Escritor tem esse dom, tem  habilidade natural de lidar com as palavras, de nos fazer adentrar nesse mundo, no seu mundo e vivenciá-lo, ora nos identificamos com o mocinho(a), ora com um personagem secundário. Mas, é certo que enquanto lemos suas páginas vivemos aqueles momentos, seja de dor, alegria, frustrações e realizações, medo ou coragem. Simplesmente vivemos.


""A escrita tem várias funções dentro da linguagem e o verdadeiro escritor é aquele que sabe utilizar-se de cada uma destas funções para atingir seu objetivo, seja ele informar ou encantar quem o lê."

Antes do século VI a.C., as grandes narrativas eram passadas oralmente. Desde a invenção da escrita, essas histórias puderam ser repassadas e permanecer na história em sua forma inicial, já que o discurso oral sempre apresentava variações (basta lembrar do ditado: "quem conta um conto aumenta um ponto").

Assim, temos registros de grandes escritores da Antigüidade, da Idade Média, do Renascimento... e, graças a eles, temos escritos históricos de épocas remotas; ficções de fadas e dragões medievais; mitos e lendas antigos; tratados de medicina e alquimia; compêndios de estudos filosóficos e religiosos."





Ainda hoje, podemos conhecer autores do passado, que nos agraciou com suas obras, são eles: Machado de Assis, Gregório Matos, José Alencar, Joaquim de Manuel macedo, Jorge Amado, Érico Veríssimo, Mario Quintana, Cecília Meireles e tantos outros que não citei aqui. Esses são alguns dos nossos autores nacionais do passado que devemos sempre lembrar e homenagear. 


Mas, esse mundo vai além das fronteiras, temos também autores estrangeiros, como: Shakespeare, Sidney Sheldon, Agatha Christie , Edgar Allan Poe, Oscar Wilde, Stephen King, J.K. Rowling, Nora Roberts, Anne Rice, Stephenie Meyer, Rick Riordan, George R. R. Martin, L. j. Smith, Nicholas Sparcks, etc.

"As duas coisas mais envolventes de um escritor são tornar familiares as coisas novas e tornar novas as coisas familiares." - Samuel Johnson


Claro que não vou deixar de mencionar nossos autores da nova geração, a eles desejo meu mais sincero parabéns, pela luta e conquista de um sonho pouco acreditado... Isso mesmo, numa época em que a literatura estava quase se extinguindo, surge VOCÊ, autor da literatura brasileira da nova geração para nos salvar e abençoar com suas ideias. Mais uma vez me sinto raptada para um mundo que sentia falta, que me tira do chão e me leva ao paraíso, onde somente eu vivencio os acontecimentos de cada página lida. Sabe aquele dom do qual falei lá em cima, você o tem. 


Com muito orgulho e felicidade abraço essa causa, que causa? A de apoiar completamente a NOSSA literatura. (Não me desfazendo das demais, adoro a literatura estrangeira também, mas acho que chegou a nossa vez, certo?)
Portanto, estou aqui pra te homenagear de uma forma especial e quero que vocês tenha o conhecimento do quão importante são na vida de cada pessoa que tem os seus livros nas mãos.
É magia, é sonho, é milagre  que vocês nos traz. 
Em tempos de turbulências, de crises, de falta de fé, surge você - autor - para nos fazer sonhar novamente, com suas palavras bem escolhidas e nos acalenta.  Seja através de fatos reais, romances, fantasias, poesias, etc. Você faz a diferença em nossa vida.


Tenho receio de deixar de citar nomes de autores tão especiais e que estão mudando a nossa história, mas tentarei ao menos citar alguns que representarão a classe toda, certo?


Lembraremos sempre dos autores da nova geração: 

Adelson Costa, Adriana Brasil, Adriana Vargas, Allan Pitz, Amanda Vieira, André Vianco, Anna Chiara, Átila Siqueira, Bento de Luca, Carina Rissi, Carol Sabar, Carolina Estrrella, Catia Isotton, Chaiene Barbosa, Cris Motta, Danilo Barbosa, Décio Gomes, Edson Santos, Eduardo Spohr, Evandro R.Ribeiro, Fábio Martins, Fernanda Belém, Gilson Pinheiro, Hellen Pimentel, Igor Castro, Iracy Araújo, J.R.Moona, Jô Soares, Jorge Luiz Nogueira, Josy Tortaro, Kamile Girão, Leonardo Zegur, Lhaisa Andria, Lígia Miraglia, Lívia Lorena, Lorena de Macedo, Lu Piras, Luciene Gonçalves, Luis Boto, M.R. Malucelli, Mallerey Cálgara, Marcelo Paschoalin, Marcia Paiva, Marcia Rubim, Marcus Archiles, Maurício Gomyde, Michelem Fernendes, Monique Lavra, Nanuka Andrade, Patricia Barboza, Renata Ventura, Ricardo Valverde, Roberto Pellanda, Tammy Luciano, Rubens Conedera, Selène d'Aquitaine, Simone O Marques, Tatiana Mareto, Vanessa Bosso, Vanessa de Cassia,  Rafael de Souza, Alexandre Apolca e tantos outros


Desejo muito sucesso a todos vocês e seus amigos de trabalho, 

Parabéns pelo dia de hoje.

*reverencias*





10 comentários:

  1. Querida Nizete,

    Obrigada por ter me acolhido em sua vida, em suas escritas e em suas doces lembranças!

    Achei lindoooooo o post! Parabéns!!!!!!

    Mi

    ResponderExcluir
  2. Puxa!... Fiquei sem palavras!
    Belíssima a sua homenagem, Nizete.
    Deixou-me deveras feliz e realizado, pois é importante saber que o nosso trabalho não é apenas algo "bonitinho" de ser lido, mas que traga algo educativo, criativo, que nos faça rir, chorar, se emocionar... Enfim! Que tenha um verdadeiro prveito naquele momento do leitor.

    Eu li ha muito tempo atrás uma frase que vem da Grécia antiga e diz mais ou menos isso: "A arte deve ser exercida no sentido de edificar o ser humano". Eu, particulamente, concordo em absoluto com essa linha filosófica.

    Muito obrigado por lembrar e apoiar os autores, mas quero também salientar a importancia de vocês, pois se não houvesse os leitores, para que serveriam os autores?

    Um grande beijo e um forte abraço minha amiga Nizete!
    Deus abençoe todos os seus dias.

    Edson Santos
    www.edsonsantosescritor.webnode.com.br

    ResponderExcluir
  3. Lindíssima homenagem, lindas palavras!!
    Que nossos nomes um dia, façam parte da vida de muitas crianças como foi c vc! Obrigada!! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns aos nossos queridos escritores, por nos permitir viajar a tantos mundos diferentes, conhecer culturas e personagens inusitados, rir, chorar, gritar e refletir sobre acontecimentos inusitados.
    Muito obrigada!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por essa linda homenagem.
    Pelo carinho, atenção e por me deixar cada dia mais feliz por ter escolhido ser uma escritora.

    Feliz dia do Escritor!!

    Bjs, Lígia Miraglia.

    ResponderExcluir
  6. Nizete que homenagem linda! Adorei, fundamentada e bela! Parabéns à todos os escritores! bjsss

    ResponderExcluir
  7. Nizete, que lindo!!! Belíssima homenagem! Ser citada dentre tantos nomes da literatura que admiro tanto é uma honra. =)
    Parabéns a todos os autores (publicados ou não)!
    Beijos!!

    Carina Rissi

    ResponderExcluir
  8. Nossa, Nizete, essa arrebentou a boca do balão!! Ainda falam essa gíria? Não sei, desinstalei-me o DOS faz tempo e não mais me enturmo nos shoppings, sem grana no bolso; mas vale assim mesmo, amiga. Ah! tá, então, vai:

    "Nizete encheu um monte de balão e soltou no céu!"

    Obrigado, por mais este carinho. Não se esqueça, entretanto, da recíproca. Sem blog, falta ar! Falta ti-ti-ti com sanduíche; coca cola gelada com facebook quente, e alguns etc e tais.

    Très jolie, mon petit.

    ResponderExcluir
  9. Nizete!

    Que mensagem linda! Uma declaração de amor à literatura! Obrigado pelo carinho e prestígio. É um orgulho figurar na estante de uma pessoa como você; é o que nos impulsiona a seguir sempre em frente!


    E quantos escritores fantásticos! Uma honra inestimável fazer parte de uma lista com tantos valores humanos!

    Adorei as informações de seu texto!

    Um abraço do tamanho do mundo!

    Nanuka

    ResponderExcluir
  10. Ni, post perfeito. Sem mais. E muito completo, parabéns!
    Nada melhor do que escrever ♥
    Lindo post, lindo ;)
    Sucesso SEMPRE, beeijão :*

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor