sábado, 23 de fevereiro de 2013

10 Motivos para não se emprestar livros

Olá amados leitores!

Adorei a postagem que encontrei no blog "Listas Literárias", muito criativa e divertida! Como ele mesmo diz: "Esta não é uma lista politicamente correta", mas, muitas vezes nos identificamos com algum tópico da lista abaixo relacionada. 



É doloroso o momento da separação, do Adeus, dos cuidados maternos, pois, "para um apaixonado por seus livros, um dos momentos mais doloroso e angustiante é quando justamente uma alma que talvez até seja boa, chega com a seguinte frase: Nossa que legal. Queria tanto ler... Me Empresta?"    


>_____<"

E eis nesta lista algumas razões para dizer não:



1 - Eles não voltam: Pois é meus amigos, segundo o Literary Institute List, of Big Swanp City, 98,7% dos livros que você empresta, tendem a sumir misteriosamente sem explicações convincentes, em que o responsável pela abdução interplanetária de seu livro também sequer sabe onde foi parar;


2 - Maldita Roda: Parte dos desparecidos some no buraco negro da Roda de Empréstimo, em que naturalmente aquele que lhe tomou emprestado, empresta a outro, e para outro... Aí já viu né...


3 - Eles nunca mais são os mesmos: E quando alguns conseguem voltar, esteja preparado, pois grande parte dos heróis que são emprestados voltam com as escoriações de guerra, pois quem dificilmente terceiros tratam livros como o próprio, dono, ou como o dono gostaria, com suas manias peculiares...


4 - Evita hipertensão: Sim, todo fanático por seus livros não consegue dormir, pensando em como estará seu filhote fora de casa. A agonia de imaginar ele regressando com orelhas e amassados eleva a pressão... Aliás, o pensamento na simples possibilidade que ele não volte é para quase dar um infarto... 
5 - Mantém amizades: Confessa aí, você não manteria a mesma cara de felicidade ao reencontrar aquele amigo que te pediu Guerra dos Tronos para ler, e nunca mais devolveu? Pois é, se você não tivesse emprestado, não teria esse clima;


6 - De certa forma você está seguindo preceitos católicos: Sim, quem não lembra que a própria igreja é uma das que mais cometeu usuras quanto aos livros, relegando-os a uma meia dúzia de sábios o acesso a leitura. Sei que não é o melhor exemplo, mas que serve de desculpa, a isso serve; 

7 - Não deixar sua estante feia: Tem coisa mais nervosa e triste que olhar para estante e ver o vazio causado pela falta do livro emprestado. Ele nasceu para estar ali. Então não há porque tirá-lo de lá; 

8 - Aquecer o mercado editorial: Vejamos a coisa toda por um lado macroeconômico. Se não emprestarmos livros, mais gente acaba comprando. Com mais gente comprando, mais os preços podem reduzir. Além disso, um volume maior de livros vendidos, certamente acarreta em mais necessidades de trabalhadores no mercado editorial... 

9 - É bonzinho: Se você não emprestar será poupado de desdenhadores que além de tudo não pagaram para ler o livro, ou será que ninguém ai emprestou o livros, e quando de a sorte de receber de volta escutou: "é bonzinho!"

10 - Proteja seus filhos: Você emprestaria seus filhos? Eu também não. O fato que para muitos apaixonados por livros, estes são como um filho, e deste modo sabemos que a melhore forma de proteção é tendo-os sob nossos olhos...


Fonte: Listas Literárias 

CONFESSOOOOOOOOO!! 


Fico imensamente histérica quando empresto meus livros... Dói... Aqui *coração*.
Atualmente emprestei dois livros de uma coleção, e como estou de férias, mal sei como estão meus docinhos... dói...
Bem, já se passaram 2 meses do dia que meu livro saiu de casa em busca de novas aventuras... dói...
Tem casos que PREFIRO comprar um livro e presentear, sério, é muita tortura!!
Sem falar que estarei ajudando o escritor e a editora com essa compra.
Portanto, se quiser um livro emprestado, peça ao Manoel da padaria! ... hahahaha! 

Comentem aqui na postagem, ok?
Bjos
Ni


12 comentários:

  1. OMG eu tbm fico mt tenso qnd empresto meus livros, inclusive tem um na casa de um amigo meu tem uns dois meses O.O PQ ELE DEMORA TANTO PRA LER?

    ResponderExcluir
  2. Tensão é pouco! Se tem uma coisa que não gosto de emprestar é livro. Tenho verdadeira paixão pelos meus e já perdi a conta de quantos emprestei e não retornaram. Beijos Lilian Reis.

    ResponderExcluir
  3. Eu também não gosto de emprestar livro... Pronto falei!!!!

    Morro de ciumes deles e vou imprimir essa lista e dar a todos que me pedirem livros!!!

    Adorei o post Ni!!!

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu não empresto, não adianta insisti! Quando quero algum livro eu vou lá e compro. Eu posso gastar meu dinheiro e a pessoa não? haha quem quer ler tem que coçar o bolso, pois de depender de mim não vai ficar na vontade.

    ResponderExcluir
  5. Oi!!

    Emprestar livros é tenso... Eu fico ansiosa demais pelo retorno, e o pior morro de medo só de pensar que pode voltar com rasgadinho ou a pessoa dobrou a capa... estou montando uma estante nova para que eles possa ficar mais acomodados! kkkk


    Bjs, Lígia Miraglia,

    ResponderExcluir
  6. eu já havia lido os motivos, então definitivamente não empresto. se gosto do livro e quero que alguém o leia, presenteio. e pronto, fujo da aflição de ter meus livros em mãos erradas rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  7. CONCORDO! haha
    Também não gosto nada de emprestar livros, mas as vezes eu meio que sou obrigado. Mas fico sempre em cima pra pessoa devolver logo.

    André Luiz
    www.viajandonoslivros.com

    ResponderExcluir
  8. Eu também odeio, empresta meus livros, já tive livro com capa rasgada, e a pessoa nem teve a decência de comprar um novo, quase tive um ataque, quando é seu livro da serie preferida esse me recuso terminantemente a emprestas.

    http://loucaescrivaninha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ni,
    Adorei o seu post, e quem já emprestou livros sabe como é.
    Eu não costumo emprestar livros, a única pessoa em quem eu confio para emprestar livros sem ficar preocupada, é para a minha mãe, que também é uma leitora voraz e super cuidadosa, me devolve os livros em perfeito estado.
    Se um amigo fala que gostou de tal livro, prefiro comprar pra ele de presente ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  10. adorei o post dei altas gargalhadas, e me indentifiquei muito. A ÚNICA pessoa pra quem eu empresto meus livros e minha prima e isso somente porque ela e minha melhor amiga e eu a vejo ela todo dia porque ela mora perto de mim e ela e a única louca que tem coragem tem amigos meus que falam que preferem pedir minha mãe emprestada do que meus livros/filhos *---*

    ResponderExcluir
  11. Oi Ni, tudo bem com você?
    Me identifiquei totalmente com o post, pois sou muito ciumenta com os meus filhotes rs...
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Sabe oq é,.. Minhas amgs sabem q leio e tipos de livros q elas supostamente gostam tmb , e de vez em quando me pedem ,mas fico mt mal pr fico com 2 coraçoes , 1º de emprestar meus livrinhos lindinhos novinhos mes cuidadinhos e voltarem diferente como orelha pontas e a capa amassadas , 2º falar pr elas q n qro emprestar por esse meu ciúmes e medo pelos meus bbs , e como sao minhas amgs n qro falr na cara grossa q "n prq n gosto de emprestar meus livros" e tmb n qro inventar desculpas tipo "minha mae n deixa eu emprestar " pois uma a recém me pediu e n vem nd na minha cabeca , sem ser grossa ou de dar desculpas ,../: Oq faço ??!?! 😰😰

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor