segunda-feira, 23 de junho de 2014

O homem duplicado – José Saramago

O homem duplicado 
José Saramago  
Companhia das Letras

Sinopse: O que você faria se descobrisse que tem um sósia, alguém que é o seu retrato fiel, o mesmo rosto, o mesmo corpo, a mesma voz? Na sua cidade moram cinco milhões de pessoas, surpreendente seria não haver duas iguais, embora, esclareça-se desde logo, esta história nada tenha a ver com experiências de clones humanos gerados no laboratório de um cientista louco. O que fará Tertuliano Máximo Afonso, o sossegado professor de história que, numa noite tumultuada, se vê reproduzindo, como em um espelho, no ator secundário de um filme? Seu interlocutor privilegiado, não à toa chamado Senso Comum, aconselha-o a não ir em busca da cópia de si mesmo. Mas nem todos primam pela sensatez, por isso o mundo está do jeito que está.A essa mesma conclusão desabusada chegará o leitor que acompanhar o extraordinário caso de Tertuliano, o homem duplicado. Pois as singularidades são irredutíveis, e quando um rouba a individualidade do outro, ainda que simbolicamente, ambos perdem a identidade, sem a qual ninguém vive. O professor de história ou o ator: um dos dois abriu a caixa de Pandora; um dos dois está sobrando.

Resenha

Minha segunda experiência com Saramago, a primeira foi com Ensaio sobre a cegueira, que gostei muito. Apesar do jeito peculiar de escrever do autor e a leitura ser cansativa, não consigui abandona-lá. Foi muito difícil para mim que tenho TOC de ter que terminar o capítulo para poder parar a leitura, sendo os livros de Saramago sem capítulos, indo direto e com parágrafos longuíssimos.

Na trama temos o protagonista Tertuliano Máximo Afonso, um professor de história, um homem entediado com sua vida e recém saído de um relacionamento que não tava dando certo. 

Tertuliano ao ver um filme indicado por um colega de trabalho se depara com um figurante idêntico a ele, deixando-o muito intrigado, então ele arruma outros filmes da mesma produtora para ver se consegue descobrir o nome do autor.Depois de muito trabalho Tertuliano descobre que o nome do ator é Daniel Santa-Clara e começa a busca frenética para localizá-lo.

Quem já leu Saramago sabe que ele gosta de falar sobre o comportamento humano, então fica a dica para filosofar no final do livro, pois com certeza o leitor se pegará pensando no final, se entendeu a mensagem. É aquele tipo de final não esclarecido nos mínimos detalhes, o autor dá dicas durante a trama onde o leitor deve prestar bastante atenção ao detalhes e ao sentido figurativo.

Eu confesso que fiquei pensando muito naquele final e busquei também a opinião de outros leitores para então chegar a uma conclusão da mensagem enviada pelo autor. Eu particularmente achei sensacional e com certeza irei ler mais livros desse brilhante autor.

Lembrando que filme estréia dia 19 de junho e com certeza estarei lá para prestigiar tão grandiosa obra.

Alguns quotes:

"Se dormes na mesma cama com uma mulher que te ama e não te abres com ela, pergunto-te que estás a fazer ali." 

"A história não seria a vida, apenas um dos possíveis retratos dela, parecidos, sim, mas nunca iguais.”

"Não é raro que o senso comum se equivoque nas seqüências, para o mal depois de ter inventado a roda, para o pior depois de ter inventado a bomba atômica."

Recomendo a leitura para quem gosta de filosofia junto a uma boa trama. Não recomendo para quem gosta de livros de fácil entendimento e escrita.

Um comentário:

  1. Confesso que não tinha o conhecimento dessa obra e gostei do que li aqui.
    Na verdade não conheço nenhum livro de Saramago, tenho que começar por algum e nada melhor pelo que você me apresentou hoje.
    Anotado.

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor