terça-feira, 8 de julho de 2014

Semana do Livro Nacional 2014

Olá gente! Tudo certinho com vocês?
Vai ficar melhor!

O Brasil está em festa, a Copa do Mundo rolando pelas terras brasileiras, nossa seleção dando o melhor de si para conquistar a taça e o Hexa campeonato. E nós torcedores, (somente milhões) quase enfartando a cada jogo e torcendo com um furor de guerreiros travando uma batalha infinita e certos de que seremos vencedores no final. 

Como já dizia a velha musiquinha: “Noventa milhões em ação Pra frente Brasil Do meu coração Todos juntos vamos Pra frente Brasil Salve a Seleção. De repente é aquela corrente pra frente, Parece que todo o Brasil deu a mão, Todos ligados na mesma emoção, Tudo é um só coração!”

Enquanto isso, por trás dos bastidores, um outro grupo de guerreiros trabalham com afinco em um projeto, são eles, os escritores brasileiros. Eles estão se movimentando para uma nova batalha, a batalha literária. Estão organizando alguns eventos que acontecerão logo após os jogos da Copa.

Vai acontecer no final julho a 2ª Semana do Livro Nacional, são diversos eventos que envolve todos diretos e indiretamente ligados a literatura brasileira. Autores, editoras, livrarias, blogueiros, jornalistas, todos serão responsáveis por essa grande festa.Tendo como organizadora principal a autora Josy Storque que com muita dedicação, mostrou-nos ano passado que a literatura brasileira está em ascensão e vai repetir a dose esse ano com a ajuda de profissionais da área e colaboradores de todos os cantos do país. 

"Na primeira edição em 2013, tivemos a participação em massa de mais de 200 autores, eventos literários em 16 cidades do Brasil simultaneamente e sorteios digitais através do Twitter do projeto.

Em 2014, a segunda edição acontece de 19 a 27 de Julho, sempre em comemoração ao Dia Nacional do Escritor (25 de Julho), em 25 cidades do país, com a participação de quase 500 pessoas do mercado literário: autores, blogueiros, editoras e livrarias.

Com temas específicos para cada local, a proposta é promover um bate-papo saudável entre autores nacionais e leitores brasileiros, oferecendo a oportunidade de se aproximarem da literatura contemporânea.

Para saber mais sobre o projeto e ficar por dentro da agenda de ações durante esta semana para lá de especial aos aficionados por livros, acesse o site e acompanhe as novidades em tempo real através das mídias sociais." Josy Storque

SEMANA DO LIVRO NACIONAL

O projeto propõe difundir a literatura entre o público leitor brasileiro, promovendo, durante uma semana, somente autores e obras nacionais em todos os estados e cidades brasileiras. Para isso, conta com a participação de escritores, blogueiros, editores, livrarias e instituições públicas e privadas.A semana será realizada anualmente no Dia Nacional do Escritor, em 25 de Julho. A segunda edição será do dia 19 a 27 deste ano.

O que vai acontecer?

Os autores poderão promover eventos como “Bate-Papo com Autor” em sua cidade ou região, buscando o apoio de outros escritores próximos, suas editoras, livrarias parceiras e instituições públicas e de ensino locais.

Os blogueiros apoiarão na divulgação de seus autores e editoras parceiras que publicam obras nacionais, promovendo os eventos, os autores, as obras e as editoras, bem como resenhando somente livros brasileiros.

As editoras farão propaganda de seus exemplares nacionais, bem como de seus autores, divulgando em peso nas mídias que costumam anunciar, nas redes sociais e contatando suas livrarias parceiras para que deem destaque a obras nacionais em suas vitrines.

As livrarias colocarão em evidência os livros nacionais de seu acervo.

As instituições públicas, privadas e governamentais que apoiarem, ajudarão a promover em instituições de ensino e na mídia o projeto e seu objetivo, aumentando assim a conscientização de nossos leitores.

Benefícios

* Autores nacionais passarão a ser mais conhecidos por leitores;


* Blogs terão mais acessos;

* Editoras venderão mais títulos que são pouco procurados;

* E, livrarias, também verão seus estoques diminuírem, assim como a possibilidade de aumentar seus acervos com obras que passarão a ser requisitadas.


Objetivo

O intuito é enraizar nomes brasileiros na mente dos leitores, conscientizando-os de que obras nacionais são tão boas quanto internacionais e que não temos só clássicos. Com isso, aproximar o leitor de um narrador comum, uma linguagem moderna e uma narrativa mais compreensiva às necessidades dos jovens de nosso tempo, conquistando novos leitores.

Observações

Durante a semana, a logo do projeto deve estar associada à promoção de eventos e divulgação em mídias. No site do projeto, haverá a segmentação dos apoiadores com o intuito de informar os leitores que acessarem a página. Nas redes sociais, serão compartilhados conteúdos das páginas parceiras que tenham a mesma ideologia.

Como se inscrever

Responda o e-mail/mensagem se oferecendo como apoiador(a) e envie seu e-mail a fim de entrar para o mailing informativo (semanalmente os apoiadores recebem informações relevantes sobre o projeto via e-mail) e seu perfil no facebook para ser convidado a entrar no grupo de discussão e sugestão de ideias.É importante esse retorno porque permitirá novas ideias e a inserção do apoiador nas mídias da Semana.

Apoiadores

São todos aqueles que apoiam o projeto: autores, livrarias, blogueiros, editores, etc. Venha trabalhar conosco em prol da propagação de nossa cultura.


Alguns locais confirmados onde ocorrerão os eventos, confirme sua presença clicando nos links:

→ De 17 a 20 de Julho – SJC – Livraria Maxsigma do Vale Sul Shopping

→ 19 de Julho – Fortaleza - Shopping Benfica – 17 horas

→ 19, 25 e 26 de Julho – BH – Biblioteca Infantil e Juvenil de Belo Horizonte

19 de Julho – SP – Livraria da Vila Alameda Lorena, 1731 Jd Paulista – 14 horas

→ 19 de Julho – Sorocaba – Livraria Nobel – 15 horas

→ 19, 26 e 27 de Julho – Santo André – Saraiva Grand Plaza Shopping, Saraiva Shopping ABC 

→ 20 de Julho – Salvador –

→ 20 de Julho – SP – Discoteka Cultural Rua Pelotas 83 loja 182 Vila Mariana.– 14 horas

→ 20 de Julho – Niterói – Solar do Jambeiro Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos – 14 horas

→ 21 e 25 de Julho – Joinville - Livraria O Sebo e Livraria Midas

→ 25 de Julho – Baixada Santista - Biblioteca Porto do Saber Av. São Paulo, 900, Praia Grande – 14 horas

→ 26 de Julho – RJ – Livraria Cultura Rua Senador Dantas, 45, Cinelândoa - Centro - Rio de Janeiro – 13 horas

26 de Julho – Belém – FOX Vídeo Dr. Moraes Rua dos Apinagés, nº 405, Batista Campos - PA– Das 9 às 11 horas

26 de Julho – CasaPark/Livraria Cultura SGCV - Sul, Lote 22 - Loja 4-A Zona Industrial, Brasília– DF – 14 horas


→ 26 de Julho – Campinas – Saraiva Iguatemi Shopping Av. Iguatemi 777, 13092500 Campinas – 16 horas

26 de Julho – Ribeirão Preto – Livraria Paraler Rua Capitão Adelmio Norberto da Silva, 786 | Rua Itacolomi, 705 – 16 horas

→ 26 de Julho – Guarulhos – Espaço Novo Mundo Av. Salgado Filho, 1453, Guarulhos – 15 horas

→ 27 de Julho – SP – Martins Fontes Av. Paulista 509, São Paulo – 14 horas

→ 28 de Julho - Livraria Saraiva do Shopping Recife - Rua Padre Carapuceiro, 777, Recife - 17 horas
  • Twitter: @SemanaDoLivroBr

E continuando a musiquinha...
“A taça do mundo é nossa, Com brasileiro não há quem possa!"


5 comentários:

  1. Oi Nizete, este é um lindo projeto e eu espero que esta semana seja um sucesso!
    Ainda não participei de nenhum, mas se houver possibilidade vou comparecer a um dos eventos para prestigiar nossos autores.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Grande iniciativa! Cada vez mais a literatura nacional vem se destacando.
    Sucesso!
    Márcio Takenaka

    ResponderExcluir
  3. Olá Ni.
    Com certeza comparecerei aqui no Rio. Adoro essa semana pois podemos conhecer vários escritores nacionais e rever aqueles que já conheço.
    Beijinhos!
    www.eraumavezolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Ni,

    muito legal a proposta da semana! Uma pena que moro longe dos lugares onde ocorrerá os eventos!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Ni!!!

    Vou tentar participar do evento aqui no Rio,é uma ótima dica de programa literário.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor