sexta-feira, 8 de maio de 2015

Resenha: Arteza Knight e o Dragão Obilost - de L.F. Nones

Arteza Knight e o Dragão Obilost
Livro 1
L.F. Nones
Editora Novo Século - Talentos da Literatura Brasileira


Sinopse: O jovem Arteza Knight esteve isolado em sua vila de Burglen, no interior da poderosa nação de Elderlah, por toda a sua vida. Porém, o local é saqueado e Dario, seu pai e importante protetor do lugar, parte em direção de uma suposta mina de ouro, a fim de salvar os moradores de Burglen da miséria que sucedeu o ataque. Passam-se meses e, ainda com a ausência de seu pai, as condições já precárias da vila se agravam e Arteza sente a responsabilidade de acudir a população. Intrigado pelo desaparecimento do pai, ele resolve seguir os seus passos em busca da mina de ouro. Porém, há um empecilho: para chegar ao local ele terá de atravessar a Floresta de Berlock, a qual muitos sugerem que seja o único lugar das Cinco Nações a ainda possuir criaturas místicas. Acompanhado por três amigos, o garoto embarcará em uma perigosa aventura medieval e descobrirá a razão de ninguém nunca ter voltado vivo daquela floresta.

Resenha

Arteza é um jovem pebleu que vive em uma vila, Burglen, que anda de mau à pior. E todos os problemas da vila começaram quando eles foram roubados. Depois disso, diversos moradores foram obrigados à abandonar tudo para não morrer de fome. No momento Art está morando sozinho, isso porque o seu pai saiu em uma missão para tentar salvar a vila. Ele foi atrás de uma minha de ouro com a esperança que de encontrar ouro o suficiente para salvar a vila e seus poucos moradores que restaram.

Porém ele já partiu a muito tempo e Art agora teme que ele já esteja morto. Sem qualquer outra solução, ele resolve seguir os passos de seu pai e tentar encontrar a tal mina, assim como encontrar o próprio pai. Porém ele sabe que não pode ir sozinho, isso porque a mina fica na Floresta de Berlock.

O mundo de Art é basicamente medieval, como em muitas outras estórias de literatura fantástica. Mas ao contrário das outras estórias, criaturas míticas não são vista normalmente por aí, pelo menos não mais. Embora eles ainda tem magos, feiticeiros, druidas, etc., criaturas como elfos, goblins e afins são difíceis de encontrar no dia a dia. Mas para a sorte de Art todas essas criaturas existem na Floresta de Berlock e em excesso…

E é justamente por isso que tal floresta é tão perigosa, quem entra nela nunca sai. E também é por isso que o Art foi atrás de um companheiro para encarar essa aventura. E a pessoa que ele escolhe é um velho amigo de seus pai, Bulba. Mas esse não será o seu único amigo nessa arriscada missão. Agora resta saber se Art e seus amigos conseguiram ultrapassar todos os perigos da Floresta de Berlock e alcançar a mina, e ainda por cima tentar descobrir o destino do pai do Art.
- Chegamos mesmo: Floresta de Berlock.
Quando recebemos a lista de lançamentos da nossa parceira Novo Século eu logo vi esse livro. A primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa (que é linda), então quando li a sinopse eu percebi que era a minha cara. Sou fã assumida de literatura fantástica e sempre fico muito feliz quando vejo livros nacionais desse gênero, faço questão de ler!

Arteza Knight e o dragão Obilost é um livro curto, feito para ser lido de uma vez só. A leitura não é cansativa e a narrativa mantém um bom ritmo. O autor também não exagerou nos pontos de exclamação, pelo o que eu sou muito grata. O livro já começa na eminência de Art precisar partir na missão e esse foco é mantido, os eventos se sucedem de forma rápida. O livro te dá o básico sobre a história do mundo de Art (incluindo um prefácio com a história) e creio que essa história será mais detalhada nos futuros livros. Para esse livro, as partes informadas foram mais do que suficiente para que fosse possível se situar nesse novo mundo e já ter uma ideia dos problemas que aguardam Arteza.
Os personagens são interessantes, os quatro personagens principais lutam com armas já conhecidas desse tipo de literatura: espada, arco, magia e machado. Me diverti muito com eles e prevejo que eles irão evoluir bastante conforme a estória for seguindo.

Outro ponto à favor é a edição do livro, que está ótima! As páginas são amarelas e de um material grosso, muito bem feito. E como já havia dito, a capa é linda! Dei 4 estrelas para esse primeiro livro e estarei sem dúvidas aguardando o lançamento dos próximos livros (serão seis). Recomendo o livro para todos os fãs de fantasia, não importando a idade.

Boa leitura!
- Absolutamente ninguém - diz o Espectro, com uma voz grossa e rouca, como a de um monstro. - A tua vida é agora um buraco negro de tormento e dor enquanto danças na tua horrível existência. Definhas-te em agonia.

Sobre o autor

Leonardo Filippo Nones é um jovem autor catarinense (ele tem 16 anos) fascinado po literatura infanto-juvenil. Inicia a carreira de escritor com esse este título (e começou muito bem), Arteza Knight e o Dragão Obilost, o primeiro volume de uma série de seis livros.





8 comentários:

  1. Parece ser um livro bem legal, adorei a resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro bem legal, adorei a resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Livros de dragões são sempre bem vindo em minha estante.
    Tenho que concordar, a capa é linda mesmo.
    Parabéns pra você pelo ótima resenha e para autor pelo livro que será um sucesso.
    Kelvin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não chega a ser um Eragon ou O Hobbit, mas sem dúvidas é um bom livro e uma ótima estréia.

      Excluir
  4. Goste de histórias medievais, o pacote fica completo quando tem magia e seres mágicos.
    É um livro que eu compraria sem medo. Farei isso assim que tver dinheiro. x)
    Kazumi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas, esses são sem dúvidas os melhores tipos de livros.
      Bjs!

      Excluir
  5. Adorei a resenha! Fiquei com vontade de comprar o livro hahah

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor