sexta-feira, 27 de novembro de 2015

A Mágica da arrumação - de Marie Kondo - Editora Sextante

A MÁGICA DA ARRUMAÇÃO
“A arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida.”
Marie Kondo
Editora Sextante

SINOPSE

A mágica da arrumação se tornou um fenômeno mundial por apresentar uma abordagem inovadora para acabar de vez com a bagunça. Aos 30 anos, a japonesa Marie Kondo virou celebridade internacional, uma espécie de guru quando o assunto é organização. Seu método é simples, porém transformador. Em vez de basear-se em critérios vagos, como “jogue fora tudo o que você não usa há um ano”, ele é fundamentado no sentimento da pessoa por cada objeto que possui. 

O ponto principal da técnica é o descarte. Para decidir o que manter e o que jogar fora, você deve segurar os itens um a um e perguntar a si mesmo: “Isso me traz alegria?” Você só deve continuar com algo se a resposta for “sim”. Pode soar estranho no começo, mas, acredite, é libertador. Você vai descobrir que grande parte da bagunça em sua casa é composta por coisas dispensáveis. Prático e eficiente, este método não vai transformar apenas sua casa – ele vai mudar você. Rodeado apenas do que ama você se tornará mais feliz e motivado a criar o estilo de vida com que sempre sonhou.

RESENHA

A mágica da arrumação é sucesso no Japão e muitas partes no mundo. Um dos mais vendidos na lista do New York Times e da Amazon. E graças a Editora Arqueiro que o publicou esse ano, tive o prazer em ler as fascinantes técnicas de arrumação da fofíssima Marie Kondo. Ela conta como seu deslumbre por arrumação, desde os 05 anos, tornou-a uma das melhores consultoras e palestrantes do tema nos dias de hoje. Marie foi eleita pela Time uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. 

As técnicas e dicas sugerem uma transformação no estilo de vida, de forma simples. Educando-nos a consumir com consciência. Não acumulando tralhas que julgamos ser importantes, e que muitas vezes não são; o livro nos faz refletir sobre a necessidade em amontoarmos tantas coisas, sem necessidade,e às vezes só por simplesmente acumular. 

“ Quando você deparar com algo de que não consegue se desapegar, 
pense bem no real propósito desse objeto em sua vida” (pág.56)

Devido a sua quase “obsessão” por arrumação a autora criou o método KonMari que nada mais é do que descarte o que não favorito, arrume por categoria suas coisas e se você usou, guardou. Sendo que tudo deve acontecer em etapas que não podem ter grande espaço de tempo para sua prática e se faz necessário uma ordem cronológica para isso. Claro que não falei tudo, caso contrário você não vai ler o livro. 

O livro é super curto, a escrita é objetiva, clara e rápida. O melhor desse livro é que ele não ensina só como organizar seus pertences, ele ensina como você organizar sua vida por completo. Até porque quem não quer seguir o lema: 

“Descarte tudo o que não lhe dá alegria” (Pág.144).

Ressalva: A autora é super carismática, da vontade de sentar com ela, tanto para um café - quanto para uma rodada de drinks, e bater altos papos, até porque também sou fascinada por arrumação.

Livro maravilhosooooooo... e super ÚTIL!

SUPER RECOMENDO, principalmente para leitores com problemas de organização!




2 comentários:

  1. Esse livro parece ser muito útil, eu sou bem desapegada com quase tudo menos com meus livros. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha… eu só sou tipo…. acumuladora. Acho que preciso ler esse livro.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor