quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Lançamentop da Faro Editorial: Diário de uma garota normal de Phoebe Gloeckner

Diário de uma garota normal
Phoebe Gloeckner
Editora: Faro Eitorial
Páginas: 321
Biografia / Autobiografia / Memórias / Romance
Sinopse: Minnie é uma garota de 15 anos que registra num diário tudo o que sente e acontece em sua vida.Seu relato é incomum apenas porque ela conta tudo. Não há aqui a sutileza das histórias para meninas, quase sempre romantizadas para parecerem mais leves. A descoberta da sexualidade, o interesse pelos garotos, as novas amizades, tudo é contado de forma tão natural que acaba por revelar como o mundo adulto é cáustico, doloroso e cruel, se visto pelos olhos de uma adolescente que está prestes a entrar nele.





Sobre o autor:

Phoebe Gloeckner nasceu na Philadelphia e cresceu em San Francisco. Seus quadrinhos apareceram pela primeira vez em publicações underground quando ela ainda era adolescente. Hoje, é aclamada pela crítica por sua coleção de histórias, quadrinhos, pinturas e gravuras. Entre dezenas de prêmios estão o Guggenheim Fellowship e da University of Michigan Institute for the Humanities. Atua como professora na University of Michigan Stamps School of Art & Design. Robert Crumb, seu padrinho e grande incentivador, prefaciou seu primeiro livro e se tornou também personagem deste diário.

Conhecendo melhor:

A melhor definição para entender o livro foi dada por alguns jornalistas e a própria diretora que adaptou para o Cinema: O apanhador no campo de centeio para as mulheres. Isto porque ele trata do amadurecimento, das descobertas mais intimas de uma garota de 15 anos. No Livro de Salinger, o protagonista é um garoto diante de sus descobertas.

Muita gente acha que tem muito de autobiográfico aqui. A capa original trazia uma foto antiga da autora. E a própria personagem da parte ilustrada tem suas características físicas. Mas a Phoebe (a autora) sempre negou. Ou pelo menos diz que não é totalmente autobiográfico. Provavelmente. Porque numa obra de ficção pode-se colocar tudo... inclusive os pensamentos.

O livro tem um formato de diário. Conta a história de Minie, que mora coma mãe e o namorado dela numa casa. A época são os loucos anos 70 em São Francisco, uma das cidades mais liberais do mundo. Era o momento dos Clubs, festas disco, uma coisa meio Hippie meio Glam.
Minie começa a ver despertado seu interesse pelo sexo masculino. Ela vai pouco a pouco dando mais e mais passos, errando acertando, crescendo.

Alguns tentaram ver o livro como um incentivo de jovens garotas em fazer sexo com homens mais velhos. Bobagem. Tem esse lance, mas não é um incentivo. Nas palavras da Bel Powley, atriz inglesa que interpretou a Minie, “há bastante preconceito porque ela é uma garota”. O livro não traz a história de um predador, de um pedófilo, mas de uma garota e um adulto que transam. Quantas vezes todos já não vimos isso? No entanto, se fosse um garoto e uma mulher adulta não causaria o mesmo escândalo.
Mas o livro não é apenas sobre esse episódio. É sobre uma garota que decide crescer, que descobre sua sexualidade numa época mais livre. Acerta, erra e cresce.

Seguramente é um livro com uma carga de erotismo muito mais forte que os romances eróticos que existem por aí. E não há necessidade de qualquer adereço ( brinquedos) para torna-lo mais forte. Talvez aí esteja o motivo de muitos acreditarem ser autobiográfico. É verdadeiro demais.
Anexo aqui um pdf com um trecho, e um release para vocês lerem e ver se interessa em resenhar e sortear.


O livro teve seu lançamento oficial dia 1 de outubro, junto com a estréia do filme no Festival de Cinema do RJ.

Adquira seu exemplar! 

Adicione no Skoob e saiba onde comprar


SORTEIO DO LIVRO EM PARCERIA COM A EDITORA FARO EDITORIAL!
VEJA COMO PARTICIPAR AQUI




Um comentário:

  1. Eu amo O apanhador no campo de centeio, mas será que eu vou amar esse também. Sem dúvidas a sua resenha me deixou com vontade de ler esse livro, algo que a resenha não tinha conseguido.
    Parabéns pela resenha, bjs.

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor