segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Resenha: Simplesmente Amor - de Helena de Andrade

Uau!

Gente, sinto-me feliz e muito emocionada, pois tive a grande oportunidade de ser uma das primeiras a ler o livro Simplesmente Amor de Helena Andrade. Quando Helena me convidou para ler seu novo romance quase explodi de tanta felicidade, fiquei lisonjeada por poder participar desse novo sonho. Aliás, que sonho! Um sonho que ganhou uma editora em 2016. A Ler Editorial criou uma linda capa para um incrível livro.

Simplesmente Amor
Páginas: 210
Editora: Ler Editorial
Sinopse: Um amor que nem mesmo a perda da memória foi capaz de apagar.
Imagine encontrar o amor verdadeiro, vivenciá-lo em sua plenitude e depois perdê-lo nas entranhas da mente.
Ao realizar uma viagem de férias à Europa, Alicia vive momentos que não só podem mudar seu futuro, mas também lhe trazem revelações do passado. Quando retorna ao Brasil, um acidente a coloca entre a vida e a morte, tendo como consequência a perda das lembranças. Sem consciência de suas experiências, ela retoma sua vida, casa com o antigo namorado e deixa o acaso conduzi-la. Porém, seu corpo começa a mostrar-lhe que existem mistérios por trás da amnésia, algo tão profundo que nem mesmo a perda da memória foi capaz de apagar.
Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Resenha:


Prepare-se para se emocionar na mais bela história de amor já escrita nos últimos tempos. Não falo só do amor romântico, neste livro encontraremos todo o tipo de amor existente. Cada página uma emoção, um suspiro, risos e aflição.

Simplesmente Amor, conta a história de Alicia, uma jovem de 27 anos que ao voltar de Londres onde passara os melhores dias de sua vida, sofre um acidente de carro junto com sua cunhada Milena. Foi no percurso do aeroporto com destino a sua casa, que tudo aconteceu. Alicia teve uma grande lesão na cabeça, e após vários exames foi constatado que ela perdera parcialmente a memória. Esquecera o que havia acontecido nos últimos meses. Sua viagem para Londres foi apagado totalmente de sua vida, tudo que vivera foi deixado pra trás.

Sua família foi o alicerce que a sustentou e a acalmou nos dias tenebrosos. Além das dores causadas pelo impacto, ela estava totalmente desestruturada, perdida, sem chão. Lembrava-se de coisas antes da viagem, mas, angustiava-se por não lembrar das semanas em Londres. Sentia como se algo importante fora deixado pra trás. Algo que jamais deveria ser esquecido. Ainda no hospital Alicia tem uma revelação que mudaria completamente sua vida e nada seria como antes.

Para não prolongar o sofrimento, ela resolve dar por encerrado aqueles dias e volta a sua rotina, retoma o seu trabalho de advogada em uma grande empresa de advocacia e aos poucos reassumi seu relacionamento com Caio que parecia um tanto frio e distante. Mas, a sensação de vazio, de angustia a incomodava, atrapalhando todos os seus objetivos de seguir em frente.

Os dias passam, e Alicia tem sua vida reinventada e reconstruída. Mas, foi em um dia comum, que ela conhece Miguel, o irmão de um cliente. Um homem lindo, de aproximadamente 30 anos, ora gentil, ora rude, e um tanto misterioso. Seus olhos verdes a enfeitiçava, sua gentileza e masculinidade a enlouquecia. Alicia estava seduzida pelo homem mais encantador e sexy que já conhecera na vida. E o vazio que sentia, começou a ser preenchido... 

Novas revelações e reviravoltas iriam acontecer, sua sanidade estaria por um fio, seu passado esquecido a assombrava, e viria com tudo para por à prova o seu amor. O verdadeiro amor de sua vida.
"Ah, meu Deus estou num dramalhão." - Pág.239

Impressões:


A autora Helena Andrade explorou com maestria os limites e o amor dos personagens. Mostrou-nos que a solidariedade nos torna vivos e fortes, e que superamos todos os nossos medos e inseguranças quando ajudamos o próximo. O amor está presente neste livro em cada decisão, gesto e palavras fazendo dessa obra uma poesia para nossos corações.

De fato, a memória é um fragmento do que vivemos e temos conhecimento que esse fragmento unindo a outros nos torna o que somos hoje. Nesse livro, a perda da memória parcial deixou um vazio no peito de Alicia que sentia-se incompleta e angustiada. Fiquei a imaginar como seria estar no lugar da protagonista e sofri com ela, me senti solidária por sua dor de ter as lembranças perdidas, as mesmas que lhe pregavam peças a todo momento confundido-a e fazendo-a sofrer, elas queriam ser encontradas, mas esse processo seria doloroso e muito difícil para Alicia.

É uma história envolvente, com personagens carismáticos, que nos leva a sentir múltiplas emoções. O Casal que protagoniza essa linda história é apaixonante, nos inspira e nos faz querer vivenciar intensamente esse sentimento tão limitado hoje em dia, o amor. O Romance acontece no momento certo e na medida certa, a autora conseguiu sustentar a nossa ansiedade até não aguentarmos mais e então nos satisfez. Foi como fazer amor com o livro, com direito à preliminares e êxtase total.
"Sinto Miguel me pressionar junto a seu corpo. ele acaricia meus cabelos, removendo-os do pescoço. A música altera para tons mais suaves. A voz do vocalista, misturada ao som do baixo, penetram em mim. A melodia é profunda a ponto de tocar minha alma. Sinto seus lábios em meu pescoço e me arrepio. Se virar irei beijá-lo."
O melhor ficou para o final. A autora nos presenteia com as memórias de Alicia, àquelas perdidas, que tanto desejávamos conhecer durante toda a leitura... Amei! (Não era justo que os leitores ficassem de fora dos acontecimentos de Londres)

A memória são como fotografias, que o tempo insiste em apagar. E "se" o tempo vencer e conseguir tirar as lembranças que possuímos, certamente ele jamais apagará os sentimentos, pois, ele está cravado no coração, intacto e salvo. 

Foi assim que encerrei a leitura, foi essa minha reflexão. Digo isso porque quem sofre da doença de Alzheimer, como minha mãe, esquece tudo aos poucos, mas o amor fica. Mesmo que o doente não reconheça "aquela pessoa" que está ao seu lado, o amor, o sentimento de afeição por esse "estranho" estarão presentes até o fim. É um mistério, mas o amor sobrevive.

É de arrepiar, cada emoção sentida nesta leitura, me levou a crer que esse será um livro que vai emocionar você, caro leitor. Vai arrancar suspiros, risos e não largará o livro até encerrá-lo.
Simplesmente Amor é um livro simplesmente lindo!
"Os sonhos que vivem em mim, os sentimentos que ninguém conhece; as memórias que jamais serão esquecidas... são os meus fragmentos de vida!" - Rafael Silveira

Sobre o autor

Helena Andrade, nasceu em Mogi Mirim e atualmente reside na região de Campinas – SP. Casada e mãe de três filhos, agrega o trabalho de seu cotidiano no SUS e ministrando aulas de Yoga, com a arte da escrita, tendo admirável capacidade de criar e dar vida a cativantes personagens que transpiram sentimentos e emoções nas bem tecidas tramas da narrativa.
Autora do livro Despertar e do conto Moinho de Vento, integrante da antologia Encontros e Desencontros em parceria com outras escritoras, o qual foi idealizadora e organizadora da obra. Atua também como estimuladora do crescimento da Literatura Nacional, organizando o evento da Semana do Livro no município de Campinas, juntando autores e público para a expansão da literatura. Além disso, faz parte do grupo literário Entre Linhas e Letras, realizando oficinas literárias em escolas a fim de estimular a prática da leitura nos jovens.






16 comentários:

  1. Maravilhoso ler esta resenha, Nizete! Fiquei muito feliz por saber suas impressões ao ler o livro. Ele está para ser publicado no próximo dia 16/12 e já está em pré-venda na Ler Editorial. www.lereditorial.com/simplesmente-amor.
    Gratidão por seu carinho! <3

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha! Gosto de romances assim <3
    Já anotei e como vi o comentário da autora, vou garantir na pré venda.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Ni, meniiiina, se tem uma coisa que eu gosto é romance romântico. cá entre nós, sempre que tentei escrever contos de terror (que é o que mais leio) saiu um conto de amor, mesmo se fosse um serial killer com uma alienígena, lá estava o frio na barriga da paixão. vai entender né?
    lembrei-me do filme "como se fosse a primeira vez", não me canso de assistir. lóóóóógico que o enredo me atraiu de cara, imaginar alguém sem memória é amedrontador. uma conhecida de meu filho sofre deste mal, a memória simplesmente desaparece, é chocante.
    querida, adorei sua resenha, adorei o livro, ambos me fizeram correr ao google pra procurar mais sobre a autora. dica excelente, resenha maravilhosa!

    ResponderExcluir
  4. Nizete que livro mais lindo menina, realmente adoraria ter a oportunidade de realizar a leitura, além do mais por ser romance, que adoro demais!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá Nizete tudo bem?
    Falou em romance? Estou aqui.
    Sou uma leitora ávida de romances e esse livro desde a capa chamou muito a minha atenção. Amei saber as suas impressões e já adicionei ele a minha lista de leituras. Parabéns a autora. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Faz teeeempo que eu não leio romance em livros, só em mangás. Pois dei uma enjoada sabe, mas vou confiar no que você disse e anotar a dica.
    "É de arrepiar, cada emoção sentida nesta leitura, me levou a crer que esse será um livro que vai emocionar você, caro leitor."
    Hehe, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá Ni!
    Gente que história, que resenha minha amiga. Impossível não querer ler este livro e conhecer a história de Alicia e vivenciar todas essas emoções e sentimentos. Mais ainda conhecer a autora que com certeza é uma Diva.
    Sempre bom estar por aqui,
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nizete!
    Engraçado que, enquanto lia sua resenha, eu pensei sobre as doenças neurológicas que comprometem a memória e você acabou mencionando exatamente isso. Me lembrei de um caso verídico de um homem que se apaixonou novamente pela noiva depois de um aneurisma apagar sua memória ... triste e lindo.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  9. Oie
    não sei se conhecia o livro mas bom saber que nos faz ter diversas emoções e suspiros, isso já um mega ponto positivo, vou anotar a dica e quem sabe eu leia em breve, bela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei o enredo! Que triste deve ser isso, gente...pelamor!
    Já imagino um filme com o enredo desses, já té vi parecidos mas essa obra realmente pegou alguns clichês e tornou a história envolvente, pelo menos pela sinopse e suas impressões.
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  11. Oi!!
    Eu não conhecia o livro e nem a autora, mas gostei de saber que os personagens são carismáticos, gosto de histórias que fazem a gente ter múltiplas emoções.
    São poucos os romances que chamam a minha atenção a ponto de querer ler e esse fez eu sentir algo mais, parece mesmo uma leitura deliciosa.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia a autora, mas apesar do livro me parecer muito interessante, não é o tipo de leitura que eu estou procurando agora.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Então moça, que resenha sensível.
    Achei linda e sensível sua resenha, vem resenhar meu livro por favor, hahaha.
    Mas, gente. Quero o livro e só fiquei confusa com uma coisa, você colocou um quote da página 239 e e na apresentação disse que o livro tem 210 páginas, to lost. hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha é verdade!
      É que essa resenha está pronta desde o dia que li o manuscrito. (Ou perderia a emoção da época) E nele tinham mais páginas. Ajustei algumas coisinhas para o livro já impresso, mas me distrai em outras.
      Obrigada por avisar, vou tirar a página pra não dá problemas.

      Excluir
  14. perderas memórias é como esquecer a própria identidade... deve ser uma leitura bem tocante... só não faz muito meu estilo de livro...

    a minha mãe... bem, há suspeita dela tbm estar com Alzheimer... fortes indícios, mas só os exames mesmo pra dizer com certeza... sinto por sua mãe, muita força e união da família, além de paciência... é importante...
    bjs...

    ResponderExcluir
  15. Resenha sempre impecável e post sempre completo. Sucesso sempre, Niz! Amei o livro e vou guardar a dica. Hoje é dia de atualizar meu Skoob, então vou aproveitar e conferir outras resenhas. Beijocas!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor