quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Resenha: Abominação - de Gary Whitta

Abominação
Gary Whitta
Editora DarkSide

Sinopse: O primeiro romance de Gary Whitta, também autor do aclamado Star Wars: Rogue One, é uma aventura para os leitores mais valentes.  Whitta transforma o gore em momentos de grande beleza. Abominação é uma mistura épica entre fantasia histórica, ficção científica e a magia da cultura nórdica.
A era medieval é muito mais conhecida por seus mistérios do que por seus registros históricos. Talvez seja melhor assim. Há quem acredite que estaremos mais seguros enquanto não soubermos de toda a verdade. Mas quem disse que as lendas não podem ser mais reais do que você imagina? Abominação reconta um dos capítulos mais sangrentos da história da Inglaterra: as invasões vikings do século IX. Apresentando personagens e batalhas reais, sua narrativa vai muito além do que poderíamos encontrar nos livros de história. Com influências de Lovecraft a Game of Thrones, vem sendo recebido mundo afora como um novo clássico para fãs do gênero. 
O reino de Wessex foi o único da Inglaterra que escapou dos invasores nórdicos. Seu rei, Alfredo, negocia um acordo com os bárbaros do Mar do Norte, mesmo sabendo que eles não são adeptos da paz. É preciso estar preparado, a guerra pode recomeçar a qualquer momento. O arcebispo da Cantuária oferece proteção ao reino, através de feitiços descobertos por ele em velhos pergaminhos. O rei só não poderia imaginar que a magia seria ainda mais perigosa que os próprios vikings. 
Resenha

O reino de Wessex é o último refúgio inglês após a invasão nórdica alguns anos antes. O seu rei, Alfredo, conseguiu uma paz temporária ao fazer um acordo com o rei da Dinamarca. Porém tal rei da Dinamarca encontra-se velho e doente, e a possibilidade de a guerra se reiniciar é mais real do que nunca. Temendo pelo futuro do seu país ao se lembrar de como quase Wessex também foi dominada pelos temíveis nórdicos, Alfredo busca formas de fortalecer seu exército.

E é devido à essa busca que ele acaba dando ouvidos ao arcebispo Aethelred, que encontrou pergaminhos antigos com uma magia capaz de transformar animais em terríveis bestas. Lógico que não demora muito para Aethelred passar dos animais aos seres humanos na sua busca por uma arma capaz de massacrar os nórdicos. E é nesse momento que Alberto percebe que ele deu corda demais para um lunático e decide dar um basta. Mas a realidade nem sempre é tão simples.

Aethelred obviamente consegue evitar ser preso e foge, munido de toda a sua arte malígna. Alberto então decide chamar o seu cavalheiro mais corajoso, um velho amigo que salvou sua vida durante a guerra contra os vikings. Esse cavalheiro é Wulfric, um homem que nunca quis pegar em uma espada, mas que quando a guerra chegou descobriu que havia nascido para a guerra. Em tempos de paz Wulfric não é nada senão um simples fazendeiro, mas é quando pega em uma espada que o verdadeiro dom Wulfric se revela. Ele é, segundo o próprio, um assassino nato.

E Wulfric acaba sendo convocado pelo seu rei a perseguir e acabar com a ameaça das abominações de Aethelred. A partir de então, a vida de Wulfric muda completamente.

Bem, o que posso dizer sobre essa estória. Acho que o meu principal sentimento sobre ela foi decepção. O marketing do livro me prometia uma fantasia épica com vikings, o que não é nem remotamente a estória desse livro. O máximo que temos de vikings nesse livro são breves citações sobre uma guerra que já passou e talvez um futuro inimigo. O enredo do livro segue por caminhos completamente diferentes do que sugere a própria sinopse do livro.

Embora esse tenha sido o problema principal que encontrei, pois afinal me senti ludibriada, esse problema não foi o único. Também tive problemas com a narrativa e a construção dos personagens. A estória, que tem até uma proposta boa, se desenvolve de forma rasa e com caminhos óbvios. Os personagens também não chegam a me cativar, por vezes a personalidades dos mesmos sofrem mudanças bruscas para, ao meu ver, suprir as necessidades do autor por estereótipos em certas partes da trama. A estória carece de um vilão, de uma jornada, enfim, de um foco principal. A grande a reviravolta da estória não é nenhuma reviravolta, mas sim algo bem óbvio.

O livro é divido em duas partes. Na primeira o foco é mais claro, mas na segunda parte senti que a estória apenas ficou andando em círculos sem chegar a lugar algum e enfim terminando de maneira extremamente abrupta. 

A edição do livro é maravilhosa, sem a menor dúvida. Por sinal, esse foi um caso clássico de livro que comprei pela capa, mas que acabou me decepcionando. Por sinal, essa edição fez com que eu desse uma estrela a mais para o livro. Pela estória propriamente dita, eu daria 2 estrelas, mas com a edição divina, acabei fechando em 3 estrelas.

Sinceramente, na minha opinião, esqueçam tudo que está dizendo a sinopse desse livro. Ele não é épico, não tem nada de magia da cultura nórdica (sequer aparece um nórdico em carne e osso em toda a estória). Chamar esse livro de novo clássico para o gênero chega a ser ligeiramente ofensivo, quando consideramos os livros que atualmente ocupam essa posição.

Mas não se esqueçam que a opinião sobre um livro muda de acordo com a pessoa que o está lendo. Assim como eu não gostei, várias outras pessoas amaram, inclusive deram 5 estrelas para ele. Se eu recomendo o livro? Dependendo da pessoa sim. Mas deixo bem claro que não recomendo aos fãs do gênero, pois esses, creio eu, também irão ficar decepcionados.

Classificação


Sobre o autor

Gary Whitta é um nerd profissional. Foi editor-chefe da PC Gamer e roteirista de jogos como The Walking Dead: The Game e Halo 5: The Guardians. Fã confesso de Tolkien, é um dos criadores do enredo de Rogue One: Uma História Star Wars. Escreveu os roteiros de O Livro de Eli, Depois da Terra e da série de animação Star Wars Rebels. Fez figuração como “zumbi de pijama” na primeira temporada de The Walking Dead. ABOMINAÇÃO é seu primeiro romance.






9 comentários:

  1. Oi!
    Ainda não li nenhum livro dessa editora, mas pelo que vejo, as edições são sempre muito caprichadas. Que pena que este livro deixou a desejar, ainda mais você sendo tão fã do gênero...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Acredita que com o começo da resenha eu acreditei mesmo que era algo épico, que teria a grande batalha, algo Senhor dos anéis rsrs. Pelo seu ponto de vista eu também não iria curtir o livro, mas achei que você foi super generosa dando 3 estrelas. Não sei se leria, mas gostei da sua sinceridade.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Ao ler a sinopse eu fiquei super curiosa para saber mais sobre a história. Sou super fã das Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell. Mas ao ler sua resenha fiquei decepcionada ao ver que não tem nada sobre os vikings e suas batalhas contra contra os ingleses. Já fiquei decepcionada antes mesmo de ler. É chato esperar muito da história e depois ela nos decepcionar. Gostei da sinceridade em sua resenha.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  4. uma pena que vc nao apreciou a leitura, engraçado que vi muitas opiniões positivas acerca dele...de qualquer forma, não me atrai, mesmo sendo da Darkside, mas o cuidado gráfico da editora é um show à parte...
    bjs....

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Nossa que chato a sinopse não ser o que é o livro de verdade. Isso me irrita bastante quando leio um livro e ele não é o que eu acho que é. Não sei se leria, ainda mais por ser uma história óbvia. Gostei da resenha sincera.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro e, apesar dele parecer interessante, vi pela sua resenha que provavelmente eu não gostaria do livro também, o que é uma pena!
    Adorei seu post, parabéns!
    by: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?

    A premissa desse livro é algo muito singular pra mim, o que pode atrair muitas pessoas. Porém, esse gênero não me atrai muito, eu não me sinto confortável o lendo... Vou passar a dica dessa vez.
    Bjs

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi! Ainda não conhecia essa obra, e olha que vivo acompanhando os lançamentos da Dark, mesmo não tendo dinheiro pra comprar todos que desejo rsrs
    Que pena que a leitura deixa a desejar. Sou muito fã de obras épicas e com pano de fundo medieval, mas pelas impressões não me deu vontade de ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oiii
    Eu queria muito ler esse livro, mas agora estou com medo! Não é bom quando a sinopse promete uma coisa mas na verdade o livro é outra! Que pena!
    Bjus

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor