quarta-feira, 9 de maio de 2018

Resenha: A mulher na janela - de A.J. Finn

A Mulher Na Janela
Páginas: 352
Editora: Arqueiro
Sinopse:
Não é paranoia se está realmente acontecendo.
Anna Fox mora sozinha na bela casa que um dia abrigou sua família feliz. Separada do marido e da filha e sofrendo de uma fobia que a mantém reclusa, ela passa os dias bebendo (muito) vinho, assistindo a filmes antigos, conversando com estranhos na internet e... espionando os vizinhos. Quando os Russells – pai, mãe e o filho adolescente – se muda
m para a casa do outro lado do parque, Anna fica obcecada por aquela família perfeita. Até que certa noite, bisbilhotando através de sua câmera, ela vê na casa deles algo que a deixa aterrorizada e faz seu mundo – e seus segredos chocantes – começar a ruir. Mas será que o que testemunhou aconteceu mesmo? O que é realidade? O que é imaginação? Existe realmente alguém em perigo? E quem está no controle? Neste thriller diabolicamente viciante, ninguém – e nada – é o que parece. "A Mulher Na Janela" é um suspense psicológico engenhoso e comovente que remete ao melhor de Hitchcock.
Ficção / Literatura Estrangeira / Suspense e Mistério
Resenha

Eu gosto muito de thrillers psicológicos e estou sempre de olho nos lançamentos e quando a nossa parceira editora Arqueiro anunciou esse lançamento logo me interessei, mesmo pensando que pudesse ser parecido com o livro A garota no trem e embora uma coisa ou outra lembre, A mulher na janela tem seu próprio brilho.


Ao ler o primeiro parágrafo já fui sugada para dentro da estória e não conseguia mais parar de ler, encontrei uma narrativa em primeira pessoa de uma protagonista nada confiável. 

A trama se passa toda no presente, em um intervalo de tempo de pouco menos de 1 mês, onde iremos acompanhar o dia a dia de uma pessoa que sofre de agorafobia e não consegue sair de casa há 10 meses. Para ajudar nas compras Anna alugou seu porão por baixo preço e em troca de favores do seu inquilino. Sua rotina diária então é compartilhar seu apartamento com um gato, ver filmes antigos, conversar pela internet com pessoas que tem o mesmo problema dela e ficar olhando a vida dos seus vizinhos pela janela com o zoom de sua câmera. Até que um dia uma nova família se muda, e o filho adolescente vai parar na sua porta à pedido da mãe, com um presente em demonstração de simpatia com a nova vizinha.
"Observar é como fotografar a natureza: a gente não interfere no que está vendo."
O que já é de se esperar Anna irá presenciar um assassinato através da sua janela e entra em pânico. Mas,quando ela pede ajuda, é que a trama começa a pegar fogo. E a cada página virada o leitor fica mais confuso sem saber até onde a mente da protagonista está perturbada, sem saber em quem ou em quê confiar.
"Alguns têm pavor de gente, outros, da desordem do trânsito. Para mim, o problema está na vastidão do céu, na desmesura do horizonte, no simples fato de estar exposta à pressão acachapante da vida ao ar livre."
Ao longo da trama vamos descobrindo alumas coisas que nos deixam mais desconfiados do estado mental da protagonista até chegar o grand finale, que foi de arrepiar. A autora conseguiu fechar com chave de ouro. Simplesmente amei cada momento do livro. 

Recomendo a todos que curtam thrillers psicológicos.


Sobre o autor:

Formado em Oxford, A.J. Finn é ex-crítico literário e já escreveu para diversas publicações, incluindo Los Angeles Times, The Washington Post e The Times Literary Supplement. A Mulher Na Janela, seu primeiro romance, foi vendido para 36 países e está sendo adaptado para o cinema numa grande produção da 20th Century Fox. Natural de Nova York, Finn viveu por dez anos na Inglaterra antes de voltar para sua cidade natal, onde mora atualmente.



E a grande novidade é que o livro será adaptado para as telonas e já temos a protagonista. 
Amy Adams!!


5 comentários:

  1. Quero tanto ler esse livro, não imagina o quanto e a cada nova resenha essa vontade aumenta. Fico pensando se o que Anna viu realmente aconteceu ou se é apenas fruto da imaginação de alguém tão debilitada como ela. E esse final de arrepiar... preciso ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eita que todos estão elogiando esse livro e a cada resenha positiva fico com mais vontade de ler o mesmo.
    E sobre o filme quero ver, com certeza!!!!
    Parabéns pela leitura e pela resenha que me deixou mais curiosa ainda. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, vontade de ler um pouco de ficção, fiquei curiosa com esse livro. Achei interessante essa coisa de ficar espionando as pessoas e de repente alguma te chamar mais atenção. Dica anotada
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Estou louca para ler esse livro, amo esse estilo de livro e pela sua resenha, eu acredito que realmente vou curtir muito!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani, tudo bem?
    Esse livro é simplesmente maravilhoso! Eu amei.
    Bjkas

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor