sábado, 23 de agosto de 2014

Resenha: A Garota de Papel - de Guillaume Musso


A Garota de Papel
Guillaume Musso
Verus Editora


Sinopse: A garota de papel conta a história de Tom Boyd, o escritor do momento. Os dois primeiros volumes de sua Trilogia dos anjos já venderam milhões de exemplares e colecionam fãs no mundo inteiro. Mas, ao perder seu grande amor, Tom cai em uma profunda crise criativa e se sente incapaz de escrever uma única linha do esperado último livro da trilogia, recorrendo à bebida e às drogas para aliviar sua dor. Certa noite, uma misteriosa mulher aparece em sua casa e afirma ser Billie, personagem de seus romances, caída da página do livro para o mundo real por causa de um erro de impressão no segundo volume da trilogia. Se Tom não voltar a escrever, ela morrerá. Juntos, eles saem em uma fabulosa jornada ao longo das costas californiana e mexicana para tentar recuperar o amor perdido de Tom e, assim, sua inspiração. O que ele nem desconfia, porém, é que o destino é caprichoso e talvez as coisas não sejam como ele imagina... A garota de papel é uma história de amor e suspense que transcende a ficção, uma aventura romântica e bem-humorada que se desenrola no encontro entre o rela, o imaginário e o fantástico.

Resenha

A Garota de Papel é um daqueles livros que não são tão conhecidos como deveriam. Li o livro por uma indicação insistente da Danielle e logo no início da leitura eu compreendi o porquê dessa insistência. O livro é maravilhoso e me conquistou desde as primeiras páginas, entrando rapidamente na minha lista de favoritos. E sem dúvidas irei ler outros livros desse autor.

A estória de A Garota de Papel é sobre um autor best-seller que após uma desilusão amorosa começa a sofrer do mal mais temido por qualquer leitor que acompanhe um livro em série: bloqueio de escritor.

O livro começa de forma bem interessante, mostrando "recortes" do que seriam notícias de jornais e sites que nós ajudam a entender a evolução do sucesso de vendas da "Trilogia dos Anjos", o maior fenômeno literário desde Harry Potter e Crepúsculo. E da mesma forma, esses recortes nos introduzem ao drama do personagem principal, Tom, o autor da aclamada trilogia. O problema principal é que a trilogia ainda não foi concluída, falta o aguardado terceiro livro, mas Tom perdeu toda a inspiração e motivação de escrever após ser abandonado por sua namorada, atrasando assim a publicação do livro.

Então em um "belo" dia enquanto curtia a sua fossa, eis que uma mulher simplesmente surge do nada dizendo ser uma das personagens do seu livro, Billie.

A partir daquele momento a vida do Tom fica ainda mais bagunçada, afinal não é todo dia que uma personagem que deveria ser fictícia surge na sua casa exigindo que você faça "algumas" alterações na estória.

Alternando entre romance, drama e comédia, essa estória irá te cativar completamente. Você não conseguirá largar o livro. É impressionante como a leitura flui facilmente, em um piscar de olhos você já devorou a metade do livro. A narrativa do livro é intercalada entre primeira pessoa, quando é o Tom narrando, e terceira, quando descreve o que está acontecendo com os outros personagens.

A estória ensina algo que todos os viciados em livros já aprenderam, que o livro é uma fuga da realidade e que um livro não pertence ao seu autor e sim aos seus leitores.
"Corri para fechar o vidro e me arrastei até a cozinha para pegar uma caixa de fósforo. Foi com a volta da luz que senti subitamente uma presença e, logo a seguir, uma respiração.
Virei o rosto e…
Uma silhueta feminina, esbelta e atraente, se destacava no azulado noturno do lado de fora.
(…) - Quem é você? - perguntei, me aproximando e olhando-a da cabeça aos pés.
- Ei, não se preocupe! - ela gritou, agarrando a manta de fio Escócia do sofá e enrolando-a na cintura.
- Como assim "não se preocupe"? O mundo está mesmo de pernas para o ar! Você está na minha casa!
- Talvez, mas não é motivo para…
- Quem é você? - insisti.
- Eu achei que você me reconheceria.
(…) - Não sei como poderia te reconhecer. Nunca nos vimos antes.
(…) - Sou eu, Billie! - disse ela, como se fosse evidente, e puxou a manta para os ombros."
A Verus mais uma vez fez um excelente trabalho nesse livro. A capa é simples, mas representa de forma perfeita a estória do livro. Gostei do fato deles terem mantido certas expressões em inglês, pois são determinantes para manter o clima de "mundo das celebridades hollywoodianas". Também foram mantidos os títulos que eram em inglês. Considerei isso importante porque o autor, Guillaume Musso, é francês e a estória foi originalmente publicada em francês, então essas passagens em inglês foram inseridas pelo autor e portanto acho que foi correto mantê-las. 

Recomendo esse livro a todos os apaixonados por livros ou por romances. E para finalizar, mais um pequeno detalhe muito importante, o livro não é em série. Algo cada vez mais raro hoje em dia.
"- Senhorita, Billie Donelly é uma personagem de ficção...
- Até aí, estamos de acordo.
Até que enfim.
- Esta noite, nesta casa, estamos da realidade.
- Isso me parece óbvio.
Bom, avançamos um pouco.
- Portanto, se você é uma personagem de romance, não pode estar aqui.
- Claro que posso!
Estava bom demais."
Sobre o autor

Guillaume Musso tem 40 anos, é francês e é atualmente um dos autores bestselling da França. Ele possui 11 romances publicados em francês, sendo que 7 títulos foram publicados no Brasil. A Verus Editora é também responsável pela edição brasileira do livro "O chamado do anjo".

Os demais livros publicados são: "Estarás aí?", "Porque Te Amo", "O que será de mim sem você?", "Socorro!", "E Depois..."



9 comentários:

  1. Sabia que iria adorar.... aliás todas as pessoas que indiquei esse livro amaram...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha… pena que eu não li esse livro antes. Mais algum para indicar?

      Excluir
  2. uma resenha bem detalhada, q faz a gente ler e ficar com mais vontade de ler A garota de papel nunca li um livro q fale de um personagem , q saia do livro p/ cobrar o fim de sua historia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também nunca tinha lido um livro como esse! Eu tenho uma lista de personagens que amaria que saíssem dos livros...

      Excluir
  3. Tao linda e inspiradora sua resenha Paiva, tbm vou ler esse livro. Bjs linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Quando eu crescer, eu quero escrever resenhas iguais as suas! Bjs.

      Excluir
  4. Oi!
    Tenho o livro,mas ainda não li. Espero ler em breve. Porém sua resenha diz coisas positivas do livro, isso me deixou ainda mais curiosa. Preciso lê-lo o quanto antes.
    Bjokas ^^
    www.depoisqueeumudei.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o mais rápido possível. Eu também fiquei enrolando para ler, mas quando comecei só ficava pensando "eu já devia ter lido esse livro!". É um estória fantástica e você não irá se arrepender!

      Excluir
  5. Ganhei esse livro de presente da minha amiga Danielle Peçanha e me incentivou muito a ler, disse que é emocionante. Após a leitura de sua resenha, tive essa confirmação, não que eu não acreditasse nas palavras de Dani, mas, resenha é resenha!
    Parabéns

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor