quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Resenha: O Príncipe Gato e a Armada da Noite - Bento de Luca

O Príncipe Gato e a Armada da Noite
Livro 3
Bento de Luca
Editora Novo Século


Sinopse: Recém-saído de uma grandiosa batalha, o Príncipe Gato retorna a São Paulo, onde enfrentará um novo e poderoso oponente. Entretanto, ele não terá de lutar sozinho — seus velhos amigos o acompanharão na mais perigosa jornada de suas vidas. Não bastasse o inimigo em ascensão, o grupo deverá encarar a busca por um artefato milenar que resguarda as forças primordiais de Marshmallow. Novas criaturas e enigmáticas magias envolvem o felino em uma trama ainda mais sinistra. Será a coragem e o empenho do grupo páreo para o poder maligno do Fauno Negro? A Armada da Noite marca o fim da trilogia O Príncipe Gato, revelando antigos mistérios dos personagens e pondo-os à prova em desafios de tirar o fôlego. Não deixe de conferir o desfecho dessa empolgante aventura idealizada por Bento de Luca.

Resenha

Chegamos finalmente no desfecho da estória do Príncipe Gato. Após a grande guerra que ocorreu no final do livro 2 e do renascimento do Hugo no corpo de um gato preto, os personagens talvez pensassem que teriam um pouco de paz. Mas não é isso que acontece, nem remotamente. Hugo, por nenhuma razão aparente resolveu pular em um buraco de minhoca e voltar para o mundo dos humanos. O Príncipe Gato e Eleanor então não perdem tempo e vão atrás dele. Mas eles acabam tendo uma surpresa, pois ao invés de irem parar em São Paulo eles acabam no Rio de Janeiro. E agora o Príncipe e Eleanor  tem de localizar o Hugo em uma cidade completamente nova para eles.

- Hummm… Espero que esteja certo. Temos de achar logo aquele humano doido! Aliás, gato doido que outrora viveu na pele de um humano maluco! - corrigiu com perspicácia. - Não entendo a atitude dele! Depois de enfrentarmos todos os perigos, e conseguirmos o milagre de devolver sua vida, é assim que retribui?

O Príncipe não entende qual é o problema do Hugo, que ao seu ver deveria estar feliz, afinal está vivo novamente. Mas o Hugo não parece exatamente feliz, na verdade ele parece muito confuso e misterioso. Ele está tentando se acostumar com o fato que agora é um gato, e além disso, fica bem claro para todo mundo que ele está escondendo alguma coisa (viu, misterioso). Quando os dois amigos finalmente conseguem encontrar Hugo, o mistério aumenta ainda mais.. pois ele está carregando alguma coisa encoberta por um tecido escuro. E essa coisa é razão pelo qual ele foi ao Rio. Mas quando questionado sobre isso, Hugo apenas afirma que eles precisam voltar para São Paulo. 

Restava saber o que aquele encontro maluco representava. Teria sido mero acaso termos caído no Rio de Janeiro? Creio que não! Mas estava certo de que aquele gato preto escondia algo.

Após cumprir a "missão" no Rio, eles voltam para São Paulo, onde a verdadeira batalha final irá ocorrer (viva, não irão destruir a minha cidade!). O Fauno Negro já está por lá e aparentemente não perdeu tempo. Os habitantes da cidade aos poucos parecem ser colocados sob um feitiço e a cidade vira um verdadeiro campo de batalha. Mas por sorte o Príncipe, Eleanor e Hugo não terão de enfrentar os temíveis feiticeiros sozinhos. Eles contarão com a ajuda de seus amigos que lutaram com eles na última vez: Thomaz, Estanislau e Kyra. E também com um novo aliado, Lino, um coelho que é capaz de realizar feitos mágicos realmente impressionantes e que acaba dentro deste aventura graças ao Estanislau, que pediu sua ajuda para conseguir viajar para São Paulo. Por sinal, o último pônei selvagem está extremamente determinado a salvar o seu amigo Lian e não permitirá que nada nem ninguém o impeça. 

- Há certas tarefas destinadas a você, Hugo, tenho certeza disso, mas algumas somente serão resolvidas pelo nobre Príncipe e outras, ainda, por este velho rato. Cada um veio a São Paulo para carregar o próprio fardo, mas isso não nos impede de caminharmos juntos…

Através do objeto resgatado por Hugo no Rio, esses incríveis personagens irão seguir pistas e correr contra o tempo para conseguir desvendar o mistério deixado por Adir, que poderá ser a única solução para impedir que o mundo dos humanos e Marshmallow sejam destruídos. Agora eles devem deixar qualquer desavenças de lado e unir forças para triunfarem na maior batalha que eles já viveram. E isso será ainda mais complicado para Hugo, que está tentando encarar o seu novo futuro como gato, sem porém conseguir deixar o passado com sua amada para trás.

Quando vi esse livro disponibilizado pela nossa parceira Novo Século, eu não pensei duas vezes e disse que queria. Eu estava louca para saber o final dessa aventura.
Assim como ocorreu nos outros dois livros, eu dei 4 estrelas para esse. Eu gostei da estória novamente, ela é bem leve e divertida de ser lida. Só tem duas coisas que não me agradaram, o excesso de pontos de exclamação e de adjetivos a cada vez que um personagem é citado. Mas de forma geral é um ótimo livro. Não sei se esse era o foco dos autores, mas eu acho a estória bem voltada para o público infanto-juvenil, mas se você chegou no livro 3, então você já deve ter percebido isso…
Eu particularmente amo as capas dos livros da série porque elas sempre mostram dicas dos livros, o que me lembra das capas de HP. Outra coisa que eu amo são os desenhos que tem dentro do livro, são muito fofos e perfeitos! Todo o trabalho gráfico do livro é excelente, por sinal. 
Quem acompanhou essa estória até aqui não ficará decepcionado com o desfecho. Mas   devo avisar que tenho sérias dúvidas se realmente é o fim. Obviamente que eu recomendo o livro. Boa leitura e divirta-se mais uma vez com o Príncipe Gato e Hugo!

Costumam dizer que a curiosidade matou o gato. Eu passei a entender essa colocação - ela é muito verdadeira. Esperava, portanto, do fundo do meu coração, que eu não morresse naquela empreitada.

Sobre os autores

Marcelo Siqueira Silva nasceu em 1987 em São Paulo, onde se formou em Naturopatia. Na mesma cidade, seu primo, Gustavo Costa de Almeida Siqueira, nascido no ano de 1986, formou-se em Gestão Ambiental. O interesse por escrever surgiu logo cedo, e não tardou para que definissem similar estilo dentro do gênero Fantasia. Criaram diversos contos e histórias durante nove anos e, no ano de 2009, resolveram iniciar um novo projeto, a trilogia: O Príncipe Gato, através do pseudônimo Bento de Luca. Possuem a forte crença de que existem histórias com o potencial de criar conceitos e despertar nossas emoções; histórias estas a serem contadas, celebradas e recordadas.




3 comentários:

  1. RESENHA MTO BOA, ADORO LIVROS Q TEM MISTERIO E UM GATO COMO PRINCIPE, FIQUEI LOUCA P/ LER O LIVROS , E OS PRIMEIROS P/ VER COMO REALMENTE É TODA A HISTORIA, MTO CURIOSA.

    ResponderExcluir
  2. Olá Patty! Eu tenho os dois livros da série O Príncipe Gato, ansiosa pra comprar o terceiro pra finalmente iniciar a leitura. Que pelo que li aqui, fecha com chave de ouro.

    Adorei
    Ni

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor