segunda-feira, 11 de abril de 2016

Resenha: Caminho das Sombras - de Brent Weeks

Caminho das Sombras
Anjo da Noite - Livro 1
Brent Weeks
Editora Arqueiro


Sinopse: Para Durzo Blint, matar é uma arte... e ele é o artista mais talentoso da cidade. Temido por muitos, Durzo é uma lenda viva com as mãos manchadas de sangue e nenhuma culpa pelas vítimas que deixa pelo caminho.
Esse mundo sombrio também não é novidade para o jovem Azoth. Sobrevivendo entre becos sujos, ele aprendeu que a esperança é uma piada. Pelas regras das guildas, crianças são agredidas e surradas todos os dias.
Tentar contestar essa realidade seria um risco alto demais. Mas quando a morte se torna questão de tempo para ele e seus amigos, Azoth se vê forçado a vencer o medo e agarrar a chance de virar um derramador, um assassino. Ele precisa se tornar discípulo de Durzo Blint.
Para ser aceito, o garoto abandona sua antiga vida e abraça uma nova identidade. Ao se tornar Kylar Stern, ele aprenderá a transitar no mundo dos nobres, sobreviver às magias de seus inimigos e cultivar uma amizade muito especial: a da escuridão.
Resenha

Azoth é um órfão que vive em uma Guilda, a do Dragão Negro, em Cenária. A vida dele não é nada fácil, tendo sempre de se virar para conseguir o dinheiro cobrado diariamente pela sua guilda, sob pena de apanhar do Punho da mesma, o Rato. E é claro que também tem de dar um jeito de conseguir arranjar comida, não só para ele próprio, como também para os amigos Jarl e Menina Boneca. E essa vida que nunca foi fácil acaba de se tornar ainda pior, pois ele realmente deixou o Rato com raiva dele e ele sabe que o Punho irá se vingar dele em breve.

Azoth se considera um garoto fraco, que vive com medo, e tem como sonho se tornar um derramador como Durzo Blint, que, pelo que dizem, não tem medo de ninguém. Também pudera, Durzo é o melhor derramador de Cenária. Derramadores não são simples assassinos, eles são muito mais do que isso. Muito mais perigosos e mortais. Ou seja, tudo que Azoth quer ser. 
Um derramador era mais ou menos como um assassino… da mesma maneira que um tigre era mais ou menos como um filhote de gato.
Então ele decide que irá se tornar aprendiz de Durzo, porém existe um problema, Durzo não aceita aprendizes. Mas essa resolução de não ter aprendiz não dura muito tempo, obviamente, e depois de alguns contratempos, Azoth finalmente consegue o que queria.
Talvez o homem fosse mesmo umdemônio, como as outras crianças alegavam. Talvez estivesse à espreita lá fora, esperando para matar Azoth por espioná-lo.
Porém não é fácil se tornar um derramador, para ser um, ele precisa deixar tudo para traz, não pode ter nenhum laço, pois eles são fraquezas a serem exploradas. Então Azoth faz o que seu mestre manda e abandona todo o seu passado e se torna Kylar Stern, um pequeno nobre sem grande riqueza.

Começa então o treinamento de Kylar para se tornar um derramador tão bom quanto o seu mestre, ao mesmo tempo que tem de aprender como ser um nobre. Para ser um derramador perfeito, ele deve ser capaz de transitar entre os dois mundos que existe em Cenária, o dos nobres, nas mansões e no palácio, e o das classes mais baixas, nas Tocas.

A diferença da realidade entre o lado rico da cidade e o pobre, que é o conhecido como Tocas, é gritante. Enquanto no lado das Tocas impera a pobreza, com prostituição, assassinatos e crimes dos mais variados, o lado rico é repleto de mansões e de nobres que ficaram ricos com o dinheiro da escravidão.
(…) será que o assassinato de alguns agora compensa o bem de muitos no futuro?
Nas Tocas quem controla tudo é o Sa’Kagé, uma espécie de organização criminosa super poderosa. Cenária possui um rei, mas esse rei não é lá muito competente e quem acaba controlando os dois lados, tanto dos pobres quanto dos ricos, é o Sa’kagé. Como é de se esperar, os derramados, incluindo Durzo e Kylar, trabalham para o Sa’Kagé, como muitos outros criminosos. Então Kylar não pode deixar que sua identidade como derramador seja descoberta, o que é um risco constante considerando-se a vida dupla que passa a levar.
Você não está produzindo arte, está produzindo cadáveres. Morto é morto. (…) Não brinque com suas vítimas. Não tente o belo arremate de um golpe só. Apunhale uma vinte vezes e deixe que eles desmaiem por causa da hemorragia, depois acabe com eles. Não tente fazer bonito.
Mas enquanto os anos se passam e Kylar treina, muitas outras maquinações e conspirações vão ocorrendo não só em Cenária como em outros países também. Todos parecem ter planos e segundas intenções, incluindo Durzo. Muitos outros personagens vão surgindo ao longo da estória e a trama vai ficando ainda mais complexa, muito mais intricada do que se pode imaginar em um primeiro momento. E o fato é que Cenária está no centro de todos esses esquemas, e sendo assim, Kylar acaba sendo levado para algo muito maior do que ele poderia imaginar quando virou um aprendiz de derramador.
Esperança são as mentiras que contamos a nós mesmos em relação ao futuro.
Caminho das Sombras é uma obra complexa sem ser nem um pouco cansativa. Somos apresentados a um novo mundo de forma tão natural que não é preciso mais de que alguns parágrafos para ficarmos totalmente a vontade. A descrição que dei acima sobre o mundo de Kylar é apenas a ponta do iceberg. Existe muito e muito mais no livro, mas não quis correr o risco de contar demais e estragar a graça de vocês. Mas já adianto que o que não falta nesse livro são lutas incríveis, magia (muito magia), sangue, intrigas, etc… tem até um pouco de romance, para quem gosta.

O livro é extremamente bem escrito, a narrativa nos conduz do início ao fim de forma fluida. Esse é um daqueles livros que não saem da sua cabeça, mesmo quando você não o está lendo (eu até sonhei com a estória!). Os personagens também são complexos, ou seja, humanos. Os protagonistas estão mais para anti-heróis do que qualquer outra coisa, ninguém é completamente bom, e eu amo. Você acaba sendo conquistado por vários deles e fica na torcida para ninguém morrer (quem é fã de fantasia épica sabe como somos preocupados com essa possibilidade).

Eu me apaixonei a primeira vista pela sinopse desse livro e fiquei super empolgada quando a nossa parceira disponibilizou o mesmo para resenha. Então imaginem a minha felicidade ao descobrir que o livro era tão bom quanto eu esperava! Dei 5 estrelas e o favoritei sem pensar duas vezes e virei fã do autor. Estou super empolgada com essa trilogia e mal consigo esperar pelos próximos livros. A edição do livro está linda, páginas amareladas e fonte de tamanho razoável. Logo nas primeiras páginas tem uma mapa do mundo onde se passa a estória. Nunca li um livro com mapa que fosse ruim, na dúvida, confie nos mapas! Sem dúvidas eu recomendo o livro, principalmente para quem curte fantasia épica.

Classificação


Sobre o autor

Nascido e criado em Montana, Brent Weeks escrevia suas ideias em guardanapos de bar e no seu caderno de professor. Muitos anos e milhares de páginas depois, embarcou na carreira de seus sonhos. Caminho das sombras é a sua estréia literária. Atualmente mora no Oregon com a esposa, Kristi, e a filha.









24 comentários:

  1. Olá! Sou louca para ler esse livro, amo esse estilo de história. Acho que por jogar RPG, fico encantada quando vejo elementos do jogo em livros!Eu amei sua resenha, me deixou com mais vontade ainda! beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você realmente irá amar esse livro. Eu nem imaginava que iria amar tanto assim, mas ele me surpreendeu.

      bjs.

      Excluir
  2. Ola Patricia eu amei a capa desse livro, a premissa me conquistou já em seu lançamento, sua resenha me deixou ainda mais curiosa, com relação aso treinamentos, e quero conhecer esse lado humano de nosso protagonista. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de ler, esse livro é fantástico! Já estou esperando ansiosamente pelo segundo.

      bjs.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Amo uma fantasia e não sabia desse livro Caminho das Sombras.
    Adorei saber que Caminho das Sombras é uma obra complexa sem ser nem um pouco cansativa, pq tem mta historia que diz que é fantasia, mas apenas enrola a gente e deixa tudo pro livro 2.
    Nossa, depois de tantos elogios, vou ter q ler com certeza!
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal mesmo, você não irá se arrepender se ler.

      bjs.

      Excluir
  4. Oi Patricia, sua linda, tudo bem?
    Essa é a primeira resenha que eu leio desse livro, estava super curiosa, porque eu adoro fantasia, magia, quando li a sinopse quase surtei. Depois da sua resenha, eu preciso desse livro!!! Nossa, que universo diferente. Adoro quando os autores exploram a natureza dos personagens, quando eles não são nem bons nem ruins, e sim um pouco de cada. Não vejo a hora de ler!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou apaixonada por anti heróis e felizmente os livros de fantasia estão recheados deles. Amei cada minuto da leitura.

      bjs.

      Excluir
  5. Patrícia, fiquei mega animada quando vi a sinopse, assim como você.
    E confesso que depois dessa sua resenha a minha vontade de ler o livro triplicou.
    Estou mega feliz que tenha muita magia, já sei que vou amar.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de ler mesmo! Você irá amar o livro, ele é um dos melhores desse ano!

      bjs.

      Excluir
  6. Olá flor, adoro fantasia e ainda não conhecia essa obra, gostei bastante da sua resenha e já estou anotando a dica aqui!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não pode esquecer dele quando for comprar seus próximos livros!

      bjs.

      Excluir
  7. Apesar de eu ser super fã de fantasia não gostei muito da premissa desse livro. Mas confesso que a capa é bem atrativa e com tantos elogios ao livro na sua resenha fiquei curiosa em ler a obra para formar uma opinião melhor sobre a história.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você é fã de fantasia, então eu tenho certeza que irá gostar. Sério mesmo!

      bjs.

      Excluir
  8. Olá!

    Não é uma leitura que eu faça com frequência, mas achei interessante a premissa. Quando eu tiver um tempinho, darei uma pesquisada melhor sobre ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe você não se surpreende com esse livro e acaba descobrindo que na verdade ama esse gênero?

      bjs.

      Excluir
  9. oi, tudo bem?
    O meu maior medo no gênero é a obra ser cansativa, e esse não é o caso, então acho que daria uma chance ao livro.
    BJs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu devorei o livro, até fiquei super triste de tão rápido que eu li. Então pode ter certeza que não é cansativa.

      bjs.

      Excluir
  10. Oie
    uau que bom que a litura te agradou tanto, não é um livro que eu gostaria de ler mas o enredo está interessante e gostei da edição, muito bonita, irei indicar a alguns amigos

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que um amigo desses pode acabar te emprestando o livro e você acaba se apaixonando por ele.

      bjs.

      Excluir
  11. Olá ...

    infelizmente este não foi um livro que me chamou atenção para ler. Não sou fã desse tipo de história e também não curtir muito a capa.

    De todo modo, parabéns pela resenha! Mas fica para próxima!

    Bj
    Keyla Vilela
    Blog Leituraterapia - http://www.blogleituraterapia.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena. Mas quem sabe um dia você não fica curiosa sobre o gênero?

      bjs.

      Excluir
  12. Não curto muito esse gênero de fantasia e embora a premissa seja até interessante, acho que infelizmente não leria :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente uma pena, mas tente dar uma chance para a fantasia, são tanto livros maravilhosos...

      bjs.

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor