terça-feira, 14 de junho de 2016

Resenha: A Árvore da mentira - Frances Hardinge

A Árvore da Mentira
Páginas: 304
Editora: Novo Século

Sinopse
A Mentira tem seus frutos. E quase nunca são doces.
Na inóspita ilha inglesa de Vane, em pleno século XIX, os Sunderlys desembarcam, atraindo atenções e suspeitas.
Quando o reverendo Erasmus, patriarca da família e proeminente estudioso de ciências naturais, é encontrado morto em circunstâncias obscuras, sua fi lha, a jovem e impetuosa Faith, está determinada a desvendar o mistério. Para isso, precisará de coragem não apenas para confrontar dolorosos segredos mas também para desafiar as implacáveis tradições da sociedade em que vive.
Investigando os pertences do pai em busca de pistas, ela descobre uma planta estranha. Uma árvore que se alimenta de mentiras sussurradas e dá frutos que revelam verdades ocultas.
Quando a espiral das sedutoras mentiras de Faith fica fora de controle, ela compreende que as verdades estilhaçam muito mais.
Combinação de horror, romance policial e realismo fantástico, esta arrepiante história da premiada escritora britânica Frances
Hardinge, autora de "Canção do Cuco", promete arrebatá-lo do começo ao fim.



Resenha


A família do Reverendo Erasmus está se mudando às pressas de Londres para uma pequena ilha em Vane, a filha Faith não está nada satisfeita com a mudança e começa a investigar, acaba descobrindo nas coisas do pai que ele está sendo acusado de fraudar uma das suas mais importantes descobertas no ramo da arqueologia. Não demora muito para a ilha descobrir a fraude de Erasmus e logo toda a ilha se volta contra sua família ignorando-os.

Faith começa a perceber coisas estranhas acontecendo com seu pai e ele acaba envolvendo ela em um de seus mistérios só que nessa noite ele não voltou mais para casa e seu corpo foi encontrado em uma situação que simulava um suicídio, mas Faith não acredita e vai tentar de tudo para provar que seu pai não se suicidou e conseguir fazer um enterro em terras abençoadas, pois na época que a trama se passa o suicídio era considerado algo muito grave.

Ao investigar as coisas do pai Faith descobre a respeito de uma árvore que ele trouxe consigo para ilha que se alimenta de mentiras e gera um fruto que revela a verdade para que o come. Faith então decide descobrir se essa árvore realmente seria verdadeira ou apenas um delírio de seu pai e usá-la para tentar descobrir a verdade sobre a morte de seu pai.

A leitura é envolvente do início ao fim, a trama é muito bem constituída e com um mistério que prende o leitor a cada virada de página.

A escrita da autora tem um toque sombrio e envolve mistério, fantasia em um ambiente histórico e ainda mostra o leitor as consequências da mentira. Esse é o segundo livro que leio da autora e ambos foram sensacionais. Recomendo demais a leitura para todos.

Não posso deixar de mencionar a beleza do livro com um toque sombrio representando muito bem a trama.


Sobre a autora

Frances Hardinge é uma escritora de chapéu preto. Rumores dizem que ela é totalmente feita de veludo. Fontes confiáveis - que preferiram não se identificar - afirmam que ela tem uma irmã gêmea do mal que se veste de branco (mas não usa chapéu). Tais informações não puderam ser apuradas.
Frances nasceu em Kent, Inglaterra, onde o vento uivava, e sempre gostou de histórias sombrias. Ganhou notoriedade com a obra juvenil "Fly by Night", traduzida para mais de 15 idiomas e vencedor do Branford Boase Award 2006.
Seu mais recente trabalho, "Canção do Cuco", publicado no Brasil pela editora Novo Século, foi escolhido como um dos 100 melhores clássicos infantis modernos pelo Sunday Times e listado pelo CILIP Carnegie Medal.


17 comentários:

  1. Oiii Dani, tudo bem?
    Estava bem ansiosa pra ler uma resenha dessa obra, porque está na minha lista de futuras aquisições e posso dizer que com toda certeza, leria cessa obra, gostei do motivo pela existência da árvore.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Sabe que nunca ouvi falar sobre esse livro? Fico feliz que meu primeiro contato tenha sido por aqui!
    Simplesmente adorei o enredo, achei bem original e fiquei curiosa em relação à árvore e sobre a morte do pai de Faith. Sua resenha me deixou bem interessada nessa obra e principalmente em conhecer a escrita da autora.
    Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Não conhecia o livro mas adorei a premissa,fiquei muito curiosa para saber mais sobre a história e sobre os protagonistas, realmente parece uma trama forte.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Pronto, acabo de adicionar mais um livro à minha meta! Hahaha. Menina, que história interessante. Adorei saber que a autora conseguiu escrevê-la de um jeito que mantém a atenção do leitor, porque instiga a descobrir os mistérios sobre a morte do pai da protagonista e certamente outros que aparecem em decorrência disso (rs). Eu me assustaria demais se comesse um fruto dessa árvore! Hahaha.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Não tenho o hábito de ler livros assim.
    Mas, amei essa história, amei a forma como você descreveu e vou ler em breve. Gostei muito e fiquei curiosa.
    Beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Lembro que fiquei interessadíssima no livro A Canção do Cuco, por ter uma premissa cheia de suspense e com um toque de fantasia dark bem intrigante. Acho que este livro novo segue mais ou menos o mesmo caminho. A História é diferente, tem lá seu suspense e tem fantasia. Gostei muito e achei que a capa ajuda bastante a me fisgar. Já foi pra listinha!

    ResponderExcluir
  7. Confesso que esse não é o tipo de livros que estou habituada a ler, mas por conter uma premissa bem interessante, espero um dia ter a oportunidade de conhecer essa história mais afundo

    Beijos
    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que coisa mais maluca e interessante uma árvore que se alimenta de mentiras e revela verdades para quem come seu fruto! É bom saber que você gostou, porque apesar de ter um pouco de receio por conta do toque sombrio fiquei com vontade de ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. O livro não é muito o que eu estou procurando ler no momento. O gênero não se encaixa muito no meu gosto literário.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiie
    muito legal sua resenha mas não sou fã do gênero então vou deixar a dica dessa vez, mesmo assim, parece ter um enredo muito legal

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Parece ser uma obra interessante... eu curti essa premissa de fantasia com toque de suspense... sem contar que a capa é bem atraente... anotei a sugestão... ^^
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante! A capa tem um tom bem sombrio, que já me conquistou, e pelo o que você destacou, a narrativa também tem mistério e um lado bem sombrio. Quero ler, pois gosto de livros assim.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Nossenhora, que enredo mais doido! Achei bem misterioso tudo que você descreveu da história, fiquei curiosa, mas acho que antes de mergulhar a fundo eu vou pesquisar mais sobre ele. E amei essa capa! Acho que deve ter tudo a ver com a história, cheia de mistérios.

    Beijos
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  14. Oie, Dani tudo bem? A capa remete um enredo bem sombrio mesmo, como eu imagino que seja e como você mesmo disse que descreve bem a história. Não me interessei pelo livro, mas por questão de gosto mesmo e apesar disso gostei da capa.

    ResponderExcluir
  15. Não recordo se já vi esse livro, mas gostei bastante da capa e a sinopse é bastante interessante. Essa árvore que se alimenta de mentiras é muito interessante, traz um simbolismo e fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  16. Oi!!
    Uma trama um tanto diferente para mim, imagina uma árvore que revela a verdade. Acho que aceitaria ler o livro para matar a curiosidade de conhecer a trama até o final.
    Com certeza eu iria amar esse livro, pois adoro histórias que trazem mistério e revelação de segredos.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  17. Olá!!

    Livros assim realmente me intriga. Eu gosto dessa coisa de suspense e pretendo ler ele por ter esses aspectos!!

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor