segunda-feira, 6 de junho de 2016

Resenha: O Quarto Dia - de Sarah Lotz

Oi Oi Pessoal!

Hoje vamos conversar sobre o livro O QUARTO DIA de Sarah Lotz, publicado e doado pela nossa parceira Editora Arqueiro, para leitura e resenha. Devo dizer que o livro me surpreendeu...

O QUARTO DIA
Sarah Lotz
Editora Arqueiro
Páginas: 352

Sinopse:Em O Quarto Dia, Sarah Lotz conduz o leitor por uma viagem de réveillon que tinha tudo para ser perfeita. Mas às vezes o novo ano reserva surpresas desagradáveis...
Janeiro de 2017. Após cinco dias desaparecido, o navio O Belo Sonhador é encontrado à deriva no golfo do México. Poderia ser só mais um caso de falha de comunicação e pane mecânica... se não fosse por um detalhe: não há uma pessoa viva sequer no cruzeiro.
As autoridades acham indícios de uma epidemia de norovírus, mas apenas descobrem os corpos de duas passageiras. Para piorar, todos os registros e gravações de bordo sofreram danos irreparáveis.
Como milhares de pessoas podem ter sumido sem deixar rastro? Teorias da conspiração se alastram, mas só há uma certeza: 2.962 passageiros e tripulantes simplesmente desapareceram no mar do Caribe.
Ficção / Literatura Estrangeira / Terror


BOOK TRAILER



RESENHA:

Quando tomei conhecimento através da página de Sarah Lotz que ela havia escrito um Spin-Off do livro OS TRÊS eu fiquei em total alvoroço, pois eu considerei OS TRÊS um dos melhores livros lidos em 2015. E essa notícia me fez ansiar pra ler a suposta "continuação" da obra mais perturbadora e arrepiante que li nesses últimos anos.

Dessa vez os acidentes, não seriam aéreos, mas coisas inexplicáveis aconteceriam em um navio no alto mar.

Já iniciamos o livro a bordo do navio Belo Sonhador tendo a bordo 2.962 passageiros e tripulantes aguardando a virada do ano 2016 para 2017 com a promessa de um cruzeiro dos sonhos, repleto de muita musica, ótimos shows, o melhor bufê e claro, um espetáculo de fogos de artifício. Com o retorno previsto para o quinto dia em Miami.
"Bem vindo a bordo do Belo sonhador!
Parabéns por escolher um Cruzeiro Foveros, sua passagem somente de ida para o relaxamento e a diversão! Diversão! Diversão
!"
Os 1º, 2º e 3º dias, a viagem transcorreu tranquilamente... a verdade é que no quarto dia tudo de errado e estranho começa a acontecer no navio quando ele fica a deriva em pleno Golfo do México. Um incidente após o outro vai levando passageiros e tripulantes a loucura. 

Primeiro, o incêndio nas máquinas é o que propositou danos na parte elétrica, consequentemente a falta de luz no navio, fazendo-o parar completamente, inclusive rádio, internet, qualquer meio de comunicação.

Depois, as suspeitas de uma epidemia viral, dando inicio ao medo e desconforto. E o pânico fica generalizado quando passageiros e tripulantes alegam ver fantasmas nos corredores do navio.

Tudo fica fora de controle quando começa a faltar comida para as 2.962 pessoas. Os mesmos ainda tem que sair de suas cabines porque o navio está entregue ao esgoto, já que o sistema de propulsão que controla os sanitários não funcionavam mais.

Sem luz, sem contato externo, sem alimentos, sem higiene, doentes e até a beira da insanidade mental e moral, era assim que os tripulantes e passageiros se encontravam. O que mais de ruim poderia acontecer no Belo Sonhador?



IMPRESSÕES:

Quero deixar claro que este livro é independente, apesar de fazer algumas menções de personagens do livro anterior, você pode lê-lo tranquilamente. Maaaas, se você quer ficar 100% por dentro da historia, pare e leia OS TRÊS. Mesmo porque o desfecho do livro faz muito mais sentido para o leitor do primeiro livro. 

Eu me surpreendi com este livro, foi algo entre estar satisfeita e decepcionada ao mesmo tempo. Vou explicar. Em OS TRÊS somos apresentados a uma narrativa ousada e muito diferente, é um livro dentro de um livro, uma copilação de depoimentos e noticias sobre os três sobreviventes dos desastres aéreos. E confesso que eu gostei demais desse tipo de escrita, fez com que tudo ficasse mais real. Eu cheguei a acreditar que tudo estivesse acontecendo de fato, no outro lado do planeta. Só pra vocês sentirem como me aprofundei e me entreguei na historia.
"Paralisado, não havia nada que pudesse fazer enquanto um hálito de gelo roçava em seu rosto e dedos frios subiam feito aranhas por suas coxas."
Neste livro a narrativa é em terceira pessoa, sendo que intercaladas de acordo com os personagens envolvidos na trama. A cada capítulo é iniciado com um adjetivo para esses personagens, indicando que o capítulo girará em torno dele. Por exemplo:

A ASSISTENTE DE BRUXA - Refere-se a personagem Maddie, a assistente e acompanhante da famosa médium Celine del Ray, que estava no navio para uma apresentação especial para seus fãs e seguidores. Ela sabe de segredos de Celine, apesar de discordar, é uma fiel funcionária. Mas, os acontecimentos dessa viagem lhe poe a fidelidade a prova.

O CONDENADO - Gary, é um passageiro perturbado e tem um comportamento doentio. Ele é um suspeito pela morte de uma passageira... Nada falarei mais a respeito.

A CRIADA DO DIABO - Althea, uma camareira muito paciente e querida pelos passageiros mais bondosos. E conforme as coisas vai ficando cada vez mais fora de controle, ainda assim, Althea mostra-se compenetrada e atenciosa. Mas, nem tudo são flores... o menino...

AS IRMÃS SUICIDAS - como já diz o cognome, Helen e Elise estão no navio com o propósito de fazer a sua ultima viagem em vida. Logo estariam unidas em outra dimensão, assim pensavam e desejavam. Mas...

O ANJO DA MISERICÓRDIA - Dr. Jesse, o único médico a bordo, ele e sua equipe de apenas dois enfermeiros se viam entregues ao cansaço ao depararem com a situação desesperadora dos passageiros e tripulantes do navio. Com pouco suprimento e equipamento para cuidar de seus pacientes, Dr. Jesse estava a beira do estresse, e isso era perigoso devido ao seu negro passado.

O GUARDIÃO DE SEGREDOS - Devi, um dos seguranças do navio,desde o inicio do incidente que levou a vida de uma passageira, Devi se viu obstinado a correr atrás da verdade. Ele desconfiava que não fora uma morte acidental, mas sim, um assassinato. E faria de tudo para descobrir e desmascarar o assassino. Mas, ele vai além de seus limites e descobre coisas indecifráveis e inacreditáveis no navio.

BLOG DO CORINGA - Xavier é um blogueiro obcecado por desmascarar e desmoralizar em publico a médium Celine Del Ray, apelidada de predadora por ele. E está no navio justamente para concretizar seu feito, mas, como pra todos, as coisas começam piorar, inclusive seu estado de saúde...

Não vou falar dos demais personagens que também tem a sua importância, mas esses 7 personagens são a chave para a trama, que aliás é de tirar o chapéu. 

Mais uma vez Sarah Lotz escreveu uma história de arrepiar, e que me segurou até o final para finalmente mergulhar em um desfecho de enlouquecer, pois caímos novamente no mar de teorias e conspirações como aconteceu no primeiro livro. Ela tem esse poder, de nos confundir, nos fazer pensar e tirar nossas próprias conclusões e ao concluir, ficamos estáticos, pensando por vários dias embasbacados e assustados com um livro tão influente e perturbador. 

Oh my God, o que essa autora quer fazer com meu cérebro?!

Não indico para os leitores que não gostaram de OS TRÊS, mas indico pra todos que ainda não leram. E aos amantes do livro, leia sem medo de ser feliz!

Será que termos outro livro, arrisco dizer que sim. rsrs

Recado para quem leu os três:

Em OS TRÊS, alguém prestou atenção em datas? Elas serão muito uteis para você que leu, pois o final vai precisar delas pra surpreende-lo e deixá-lo ainda mais confuso com as duas histórias, mas não se preocupe, é uma confusão positiva, você cada vez mais se envolve nessa teoria e conspiração. rsrsrs


Aos preguiçosos de plantão 
segue a vídeo resenha para facilitar sua vida!



SOBRE O AUTOR:

Sarah Lotz é roteirista e autora de romances pulp piction com uma queda pelo macabro e por nomes falsos. Escreve histórias de terror urbano como SL Grey e uma série jovem de zumbis com sua filha, Savannah, sob o pseudônimo Lily Herne, além de livros eróticos como Helena S. Paige. Mora na Cidade do Cabo com a família e seus animais de estimação.
Seu último livro, Os Três, foi publicado no Reino Unido pela Hodder maio 2014 e pela Editora Arqueiro no Brasil em 2015.
Ela vive atualmente na Cidade do Cabo com sua família e outros animais

ONDE COMPRAR:

AMERICANAS
SUBMARINO
SARAIVA
LIVRARIA CULTURA
TRAVESSA






19 comentários:

  1. Olá,

    Apesar de ter muita curiosidade em conhecer esse livro, confesso que abandonei o livro "Os Três" e por isso tenho receio em iniciar essa história, principalmente por você ter mencionado que é melhor ler o livro antecessor. No entanto a curiosidade ainda permanece e espero um dia dar uma chance para essa obra.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, como vai?

    Não conhecia o livro, mas, sua resenha muito bem elaborada me conquistou. Não curto muito o gênero, mas sou muito curiosa, se bem que não li Os Três ainda, mas, já o tenho na minha lista, pretendo ler ambos. Obrigada pela dia!
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Eu li Os Três e também não resisti quando descobri O Quarto Dia. Gostei muito da escrita de ambos os livros (ando cansada de "mais do mesmo"), achei bem inovador. Com certeza, a autora me ganhou. :D

    Bjux!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu não li Os Três e não conhecia esse Spin-Off. Até então nem tinha vontade, mas sua resenha me deixou extremamente curiosa a respeito desses livros! Tô curiosa sobre essa narrativa diferente!
    Já anotei a dica e vou passar a frente de outros livros!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, ótima resenha! Eu ainda não li Os Três, talvez por ter visto resenhas um pouco desmotivadoras, mas mesmo assim fiquei curiosa para ler esse segundo livro. A premissa é interessantíssima! Me conta uma coisa: o final é aberto ou bem fechado?

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem? Eu queria muito ter lido Os Três mas ainda não li e confesso que alguns comentários me deixaram bem desanimadas em ainda querer ler, assim como também vi resenhas bem negativas deste "segundo livro" então não sei se leio ou não ):

    ResponderExcluir
  7. Oioi! Tudo bem?
    Nossa, nao sabia que O quarto dia é Spin Off do livro OS TRÊS, eu achei q era continuação!
    Adorei os titulos e as capas, da ideia de continuação e tal.
    A historia me deixou bem intrigada, participei do evento da arqueiro e ja tinha ficado curiosa.
    Otima resenha.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. Ahhhhhhh eu amei os três.... preciso ler urgente.... sua resenha me deixou ansiosa

    ResponderExcluir
  9. Uau! Eu ja sou louca pra ler o Tres da mesma autora e esse me deixou ainda mais curiosa. Faz meu estilo de leitura. Achei mega bacana tbm seguir a linha das capas com nos riscos representando os números. E espero que ainda tenha mais haha. Bjos.

    ResponderExcluir
  10. Ah, é um spin off de Os três então? Nunca tinha visto alguém definir a relação entre eles... rs... Mas não tenho vontade de ler, você falou duas coisas sobre esse livro que não curto numa leitura: que tem uma história de arrepiar e um desfecho de enlouquecer. Passo a dica.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Ni, sua linda, tudo bem?
    Essa é a segunda resenha que leio desse livro e novamente fiquei: OMG!!! Deve ser emocionante acompanhar essa história, primeiro, temos um assassino a bordo? Essa vidente é realmente falsa? Esses fantasmas sã verdadeiros? Já pensou, sem comigo, há dias sem comunicação e a cada segundo a sensação de que irão morrer!!! Não vejo a hora de ler, estou super empolgada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nizete!

    Eu li Os Três e infelizmente não curti tanto quanto você.
    Quando li a sinopse desse novo livro, eu até achei legal, mas como tinha acontecido o mesmo com o livro anterior, de eu gostar da sinopse, ler e não curtir, acabei deixando pra lá e não pedi.
    Agora, depois de ler sua resenha, fiquei em dúvida. Talvez eu devesse ler.
    Acho que vou dar uma chance. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oie
    bela resenha e parece ser uma leitura bem interessante para quem curte esse tipo de livro, eu no momento estou fugindo então vou ignorar a dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiii Nizete, querida, como você vai?
    Eu estou com muita vontade de ler essa obra, eu fiquei a bastante tempo namorando ele nos blogs e sites de promoção e agora com a sua resenha só me deixou louca para comprar hahauahauhaua vou falir. Amei a resenha, leria com toda certeza.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Oooooooh, que resenha maravilhosa! eu não li os três... mas já quero ler agorsa. Você me convenceu totalmente e quero ler os dois. Sabia que eu tenho um trauma com navios, morro de medo deles rs. Esse livro deve ser mega intenso. Obrigada pela resenha.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, Nizete, esse livro é meio angustiante. Só em pensar em tudo o que você disse, já me dá aflição, sério. Eu gostei bastante do enredo e a capa é show, não segue uma linha clichê. Só não solicitei porque não li Três.

    ResponderExcluir
  17. Não é bem um livro que me atrai como leitora, eu prefiro algo mais leve, que me distraia mesmo. Acho que eu nunca vou conseguir me acostumar com leituras mais complexas como essa.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  18. oie como vai?
    eu vou começar a ler ele hoje, eu gostei do outro livro da sarah, mas to com receio desse porque já li algumas criticas negativas.

    ResponderExcluir
  19. Menina, eu adoreia essa resenha. Estou louca para ler a obra e fiquei ainda mais curiosa...

    Abraços

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor