segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Resenha: Alma Negra - de Holly Black

Alma Negra
Mestres da Maldição - Livro 3
Holly Black
Editora Rocco

Sinopse: Cassel Sharpe cresceu achando que era um ser humano comum, sem habilidades especiais, até descobrir que estava sendo manipulado por seus irmãos para se tornar um trapaceiro e assassino. Afinal, ele é um tipo raro e muito poderoso de mestre da maldição, capaz de transformar objetos e seres vivos em algo completamente diferente com um simples toque. Depois de Gata branca e Luva vermelha, o jovem está decidido a deixar o passado de fora da lei para trás. Mas para isso tem que tomar decisões difíceis, como se afastar de seu grande amor, e reaprender a distinguir a linha tênue que separa o certo do errado, a verdade da mentira – mesmo com seu coração, e sua vida, correndo risco. Com uma trama envolvente, Alma negra é o eletrizante desfecho da trilogia Mestres da Maldição.



Resenha

Cassel quando criança deseja ser um mestre de transformação, apenas porque dessa forma ele seria especial e raro. Bem, agora que ele sabe que é especial e raro, ele já não vê isso como uma coisa boa. Afinal a vida dele está literalmente uma confusão completa. Sua mãe está desaparecida desde o último golpe contra o governador, ele nem ao menos sabe se ela ainda está viva. O único irmão que sobrou continua sendo enganado por ele, e por isso mesmo Cassel não consegue confiar completamente nele, pois sabe que na verdade ele é um psicopata mentiroso. A garota que ele ama foi amaldiçoada para amá-lo e depois amaldiçoada para odiá-lo. Resumindo, ela nem olha para cara dele. Até mesmo sua amiga Daneca não anda muito feliz com ele.

E é claro que isso tudo já seria ruim, mas o fato de ele ser um mestre de transformação piora tudo, pois ele ainda tem de se preocupar com o FBI, com quem ele teoricamente trabalha agora, e com a máfia, que não pode saber que ele está trabalhando com o inimigo.

A ameaça do governado Paton, com sua proposta número 2 está aumentando a cada dia. O cara simplesmente surtou desde que soube que foi amaldiçoado e quer localizar a mãe de Cassel a qualquer custo. Talvez o correto seria dizer que ele a quer matar a qualquer custo. E esse surto dele irá atingir todos os mestres, pois agora existe a ameaça real para eles. Até mesmo o FBI já está começando a ficar preocupado com os discursos inflamados dele.

Ao mesmo tempo Cassel não consegue esquecer a Lila e praticamente se torna um stalker dela, a seguindo até mesmo fora do colégio. E justamente em um desses momentos de stalker, que ele prefere chamar de treinamento para o FBI, que ele acaba se testemunhando uma das novas atividades da Lila como integrante da máfia. Mas nem mesmo é capaz de fazê-lo esquece-la ou até mesmo sequer pensar em entregá-la. E por falar em máfia, acaba que o pai da Lila intima Cassel para tarefa diretamente ligada a um dos antigos golpes da sua mãe. Ela roubou algo dele e agora será Cassel o responsável por encontrar esse objeto.

E no meio de todo esse caos está o Cassel, tentando de alguma forma entender quem são os mocinhos e quem são os bandidos, tentando fazer a coisa certa. Mas será que ele conseguirá descobrir em quem confiar antes que seja tarde demais? Afinal, um mestre de transformação é alguém muito raro, e muitas pessoas poderosas estão agora muito interessadas no Cassel.

Nesse terceiro e último livro, a escrita da autora se mantém incrivelmente fluida. Esse é um livro que você lê realmente rápido, ainda mais porque os capítulos são geralmente curtos. Talvez devido ao intervalo entre a publicação entre o livro 2 e o livro 3, o meu interesse por essa trilogia esfriou um pouco. Além disso, fiquei esperando por situações um pouco mais extremas, no final das contas, achei até que o Cassel não teve tantos problemas como poderia ter tido. O ponto forte do livro mais uma vez foi o próprio Cassel, eu amo o humor negro dele. Então a classificação desse livro acabou sendo menor do que dei nos outros, sendo então 4 estrelas. 

Em relação a edição, a capa do livro está com uma arte linda. Infelizmente as páginas são brancas, como ocorre em muitos livros da editora. Eu realmente não entendo porque eles insistem nessas páginas brancas que todos odeiam. A fonte tem um tamanho razoável e não existe nenhuma arte especial dentro do livro.

O primeiro livro dessa trilogia foi o meu primeiro contato com a autora e de forma geral eu gostei bastante da trilogia e da escrita da autora. A estória de Cassel acabou me levando para outros trabalhos da autora e eu acabei me apaixonando pela escrita dela. Mesmo com a minha classificação caindo nesse último livro, não tenho dúvidas em recomendar a sua leitura. 

Classificação


Sobre a autora

Holly Black é uma escritora norte-americana que mora em West Long Beach, New Jersey. Ela ficou mundialmente famosa após escrever a série de livros As Crônicas de Spiderwick.
Holly Black é uma grande colecionadora de livros raros de folclore. Em seus primeiros anos de vida ela morou em uma mansão abandonada em estilo vitoriano com sua mãe, que contava a ela várias estórias de fantasmas e fadas.
Seu primeiro livro, Tithe: A Modern Faerie Tale, foi muito bem recebido pela crítica e foi publicado no outono de 2002.
A escritora só viria a ficar famosa um pouco mais tarde, com o lançamento do livro As Crônicas de Spiderwick: O Guia de Campo, primeiro livro da série As Crônicas de Spiderwick.







10 comentários:

  1. Oi, Patricia
    Acho que ainda não conhecia essa trilogia. A história parece interessante e é uma pena que você fez algumas ressalvas em relação ao desfecho com esse último livro. Mas como um todo a série agradou, então não descarto a possibilidade de quem sabe ler um dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, a escrita da autora é extremamente boa. Ela realmente consegue nos fazer devorar um livro facilmente.

      bjs.

      Excluir
  2. Olá!
    Ainda não conheço essa série, mas fiquei com bastante curiosidade, ainda mais por chegar nesse último livro com bastante fluidez. Além disso, gosto muito de capítulos curtos, parece que a nossa leitura rende bem mais.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas é um dos pontos alto. Os personagens também são bem cativantes, e irritante as vezes. A leitura é bem rápida, é um livro para ser devorado.

      Bjs.

      Excluir
  3. Olhando a capa não chamaria a minha atenção, mas a história tem um Q de manipulação que acho interessante nas leituras, ainda mais quando o personagem tem uma grande responsabilidade na trama. Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa série me ganhou na sinopse do primeiro livro. A parte ruim, pelo menos para mim, foi o intervalo até a publicação do último livro, meio que esfriou. Mas no seu caso, você não sofrerá desse mal.

      bjs.

      Excluir
  4. GENTE COMO É QUE EU NÃO SABIA QUE PUBLICARAM OS LIVROS QUE VEM DEPOIS DE GATA BRANCA!!!!!! O.O Agora que me acalmei, tenho que dizer que eu tenho que ler essa trilogiA. Faz um tempinho que escutei falar que haviam desistido dessa trilogia e agora fico sabendo que já saiu o último. Quero ler e muitoooo!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha... te entendo completamente. O intervalo entre as publicações foi muito grande, pelo menos eu achei. Mas agora você terá 2 livros para ler de uma vez só!!!

      bjs.

      Excluir
  5. Ola Pat lindona menina gostei da capa e vou procurar saber mais sobre os demais livros, a premissa em si é muito interessante, é ruim quando o livro demora muito a ser lançado pois acabamos perdendo um pouco da magia da história e precisamos reler os anteriores. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu consigo ler de boa, sem precisar reler os anteriores, mas mesmo assim quebra um pouco o ritmo. Talvez se eu tivesse relido, a empolgação estivesse maior. Mas quem disse que eu consigo reler quando existe uma pilha de livros exigindo serem lidos?

      bjs.

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor