quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Resenha: Fortaleza Impossível - de Jason Rekulak

Fortaleza Impossível
Jason Rekulak
Editora Arqueiro

Sinopse: Um trio de garotos esquisitos e uma nerd brilhante que esconde um grande segredo.
Um inesperado romance que nasce em meio a computadores e disquetes.
Um ousado e perigoso assalto para roubar a edição de maio de 1987 da revista Playboy, com imagens escandalosas de uma famosa apresentadora de TV.
Todos esses elementos se unem para compor Fortaleza Impossível, um romance que fará você rir, se emocionar e recordar a maravilhosa sensação de se apaixonar por algo – ou alguém – pela primeira vez.
***
Até maio de 1987, Billy Marvin – um garoto de 14 anos que mora numa pequena cidade em Nova Jersey – é definitivamente um nerd feliz.
Ele e seus amigos inseparáveis, Alf e Clark, passam as noites se empanturrando de biscoitos e milk-shakes diante da TV, assistindo a filmes e conversando sobre música, cinema e seriados. Com a mãe trabalhando no horário noturno e a casa toda para si, Billy vara a madrugada fazendo aquilo que mais ama: programando videogames em seu computador.
Mas então a Playboy publica as fotos escandalosas de Vanna White, a famosa apresentadora de TV por quem os três são fascinados. Como ainda não são maiores de idade para comprar a revista, eles planejam um ousado assalto para roubá-la. É quando Billy conhece a brilhante, enigmática e também nerd Mary Zelinsky, e tudo começa a mudar...
Resenha
Livro cedido de cortesia pela Editora Arqueiro para resenha.
Billy / Will é um típico garoto nerd nos anos 80. Ele não é popular, na verdade se esforça bastante para que não seja lembrado, possui apenas 2 amigos e é ama computadores. Ele costuma criar jogos em seu Commodore 64, apenas para se divertir. Mas ele também é como todo garoto de 14 anos e daria qualquer coisa para conseguir um exemplar da Playboy de maio de 87, com as fotos de uma apresentadora de TV que é a queridinha da América.

E é esse desejo de conseguir colocar as mãos em uma dessa revista que a estória desse livro se inicia. Billy, juntamente com seus dois amigos, Alf e Clark, começam então a bolar os mais variados planos para conseguir uma revista. Como esperado, os planos deles tem muitas falhas e por um tempo não são muito bem sucedidos. Zelinsky , que é o dono da loja onde a revista é vendida, não é burro e por isso a tarefa acaba por se tornar ainda mais difícil. Mas o dono da loja tem uma filha, Mary, uma garota bem diferente de todas as outras que Billy já conheceu. Para princípio de conversa, Mary também ama computadores e programação. Billy logo se surpreende por quão inteligente Mary é, muito mais do que todos os seus amigos e colegas de escola. E no meio de um desses planos mirabolantes, depois de conversar com Mary, a mesma entrega para ele um panfleto sobre um concurso de programação, um concurso de jogos para ser mais exata.

Billy gostaria de participar, mas sabe que não terá chances a não ser que consiga melhorar, e muito, a velocidade de seu único jogo realmente original, Fortaleza Impossível. O problema é que o prazo está muito perto e ele não consegue ver como melhorar o desempenho. Então ele percebe que Mary seria a ajuda perfeita para ele, porém ele não tem ideia de como se aproximar dela sem ser zoado por seus amigos (que após conheceram Mary já a taxaram como gorda e fizeram várias piadinhas de mau gosto).

Mas eis que a oportunidade perfeita aparece para ele na forma de um novo plano para conseguir a revista. Um garoto mais velho, e muito mais encrenqueiro, consegue convencer Alf e Clark a invadir a loja de madrugada para comprar uma revista (eles pegariam a revista e deixariam o dinheiro). Mas para isso, alguém teria de conseguir a senha do alarme com a Mary. Billy não gosta nem um pouco desse plano, e realmente não pretende seguir com ele, mas diz que ficará responsável por conseguir o código. Ele tem seu próprio plano, afinal. Ele consegue a desculpa perfeita para passar horas programando com a Mary e ao mesmo tempo impede que algum dos outros garotos tente conseguir o código para invadir a loja. Tudo o que ele precisa fazer é enrolar e depois dizer que não conseguiu.

E é dessa forma que se inicia a amizade (e algo mais) de Billy e Mary, com uma mentira e em meio a muitos códigos de programação. Mas esse seria realmente apenas o começo, pois essa estória ainda reserva muita mais aventuras e revelações do que Billy poderia imaginar. Com uma narrativa leve e uma estória até mesmo bem inocente, nós vamos acompanhando o desenvolvimento do jogo Fortaleza Impossível. Conhecemos melhor a estória de Billy, sobre a sua vida com sua mãe solteira, sobre as suas notas baixas devido ao fato de passar as aulas escrevendo códigos, sobre seus planos de um dia ter sua própria empresa de programação de games. E também vamos desvendar o passado de Mary aos poucos, saber sobre sua vida e seus planos.

Ao mesmo tempo, vamos continuar vendo o planejamento mirabolante de Alf e Clark para colocar as mãos na famigerada revista. E como sempre as coisas acabam sendo mais complicadas do que aparecem a principio. Isso tudo em meio à diversas referências pop e nerd dos anos 80. Como sou programadora, o livro tem um atrativo ainda maior para mim, devido ao desenvolvimento do game. Como já disse, a narrativa do livro é bem leve, o que torna a leitura incrivelmente rápida. O autor consegue te fazer devorar o livro sem nem ao menos perceber. O desejo de saber o que irá acontecer, tanto em relação ao jogo quanto em relação à “grande invasão”, fez com que eu sempre quisesse ler “só mais um capítulo”.

Sobre os personagens, por mais que às vezes eu tenha ficado com vontade de dar uns socos e estrangular alguns deles, eu realmente gostei deles. A mãe batalhadora do Billy, que se esforça tanto para criar o filho sozinha. O Billy, que tenta sempre fazer a coisa certa por mais que se enrole nas tentativas. Dos amigos, Alf e Clark, que criam mais problemas do que ajudam, mas quando é preciso mostram que são realmente amigos. E é claro, temos a Mary, uma menina que não se encaixa em nenhumas das tribos que garotas supostamente deveriam se encaixar. Ele gosta de computadores e programação, é inteligente e é nerd. Todos os personagens são bem desenvolvidos e bem complexos, eles tem várias camadas e é realmente necessário ler a estória para descobrir a profundidade deles.

Sobre a edição do livro, a capa está muito linda e é perfeita para o livro, já que retrata o jogo. As páginas são amarelas e de um papel mais grosso, o que facilitou ainda mais para que eu devorasse o livro. A editora mandou juntamente com o livro um marcador em formato de disquete que é lindo!

Esse livro é perfeito para quem, assim como eu, é um saudosista dos anos 80. Mas mesmo se você não for, mas custe um livro cheio de aventuras, sobre amizade e que tenha um romance mais leve, então você também irá gostar muito desse aqui. Sem dúvidas eu recomendo a leitura, pois não tenho dúvidas que esse livro irá te surpreender.

Classificação


Sobre o autor

Jason Rekulak nasceu e foi criado Nova Jersey. É editor da Quirk Books, onde publica uma variedade de livros de ficção e de não ficção. Mora na Filadélfia com a mulher e os dois filhos. Fortaleza Impossível é seu primeiro romance. Para mais informações, acesse jasonrekulak.com









3 comentários:

  1. Oi Patrícia tudo bem?
    Por mais que o livro seja repleto de mistérios acho que não me atreveria e nem me envolveria em ler, mas mesmo assim gostei muito de saber a sua opinião, sua resenha ficou ótima.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Patrícia, tudo bem?

    Eu sou fãzasso desses livros saudosistas dos anos 80. Adorei os do Ernest Cline, e quando vi a sinopse do Fortaleza Impossível fiquei certo de que vou gostar. E sua resenha ajudou mais ainda!

    E além das referências ainda tem todo esse clima de mistério! Vou ter q dar um jeito de adquirir essa obra!

    Abraço!
    Marcelo Brinker
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie
    que legal sua resenha, adorei a capa e o enredo parece bem complexo e instigante, tenho um amigo que ama esse tipo de livro e com certeza vai amar a dica se já não tiver lido heheh

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor