quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Resenha: Identidade Fantasma - de Marcelo Siqueira & Ricardo Valverde

Identidade Fantasma
Marcelo Siqueira & Ricardo Valverde
Páginas: 288
Editora: Novo Século

Sinopse:Um jovem condenado por um crime que jura não ter cometido. Um assassino impiedoso que acredita fugir para uma realidade distante e distinta. Um famoso advogado criminal colocado à frente de um caso quase insolúvel.
O que faz a vida dessas três pessoas tomarem o mesmo rumo?
Dani Barbieri é levado ao presídio de Itirapina ao tentar interceder a favor de uma mulher de cabelos loiros, espancada por um policial numa fria noite de São Paulo. Enquanto acompanha sua sentença ser alterada de maneira inescrupulosa e tenta se acostumar ao inferno do cárcere, Dani cria um forte laço de amizade com Tom, um matador a sangue frio, que acredita possuir um poder especial: o de escapar das grades da prisão e ser transportado a uma floresta sombria, onde vive um coelho misterioso repleto de charadas. Mesmo recebendo a ajuda honorária de César Ibrahim, um advogado criminal famoso por solucionar casos impossíveis, e a promessa de Tom, de que procuraria a pista fundamental para provar a inocência do amigo em uma de suas viagens fantásticas, Dani se vê desesperado, à beira de perder a fé na justiça, e com medo de viver o resto de seus dias trancafiado, tendo apenas a liberdade como um sonho afastado e esfumaçado.
Fantasia / Ficção / Romance policial / Suspense e Mistério
Foi com grande alegria que no inicio de Agosto/2017 fui contatada pelo autor Marcelo Siqueira que queria fazer-me uma proposta irresistível e maravilhosa. Ler sua nova obra escrita em parceria com o autor Ricardo Valverde. O livro seria lançando em Setembro pela Editora Novo Século na Bienal do Livro RJ e eu teria um mês e algumas semanas para expressar minha opinião a respeito dele.  Após conhecer um pouco do livro Identidade Fantasma através de uma breve e entusiasmada narrativa, me peguei ansiando por ler com a mesma intensidade que anseio comer chocolate. Ou seja, descontrolada! 

Se aceitei a proposta? Claro que sim! E é dessa obra-prima que estarei conversando com vocês agora. 

Resenha:

Logo nas primeiras páginas somos trancafiados em uma cela do presídio de Itirapina em São Paulo junto com o protagonista Dani Barbieri, um jovem que alega ter sido preso injustamente ao tentar salvar uma jovem que sofria agressões de um policial, e o mesmo prendeu Dani por desacato. Só que ao invés de Barbieri ficar preso por 30 dias, teve sua sentença aumentada para 60 anos em um presídio de segurança máxima.  O que é um absurdo, já que ninguém que comete um desacato a autoridade pega uma pena como essa! Estava claro o erro por parte das autoridades. No entanto, os guardas do local argumentavam que Dani estava cumprindo a tal pena por assassinar a jovem que tentara ajudar. Fato este, que fez Dani questionar e buscar ajuda a de sua mãe, alegando estar cumprindo a pena de outra pessoa. Era agora um prisioneiro fantasma, apelido dado por outros detentos.
" – Não reze pelo Dani, mãe. Aqui, para as leis desse inferno, eu sou um prisioneiro fantasma. É pra ele que você tem que rezar."
Apesar de nada social, Dani faz amizade com um detento chamado Tom Alvarenga, um assassino frio e calculista que havia se afeiçoado ao jovem e estava disposto a ajudar Dani à qualquer custo em suas buscas por provas que o inocentaria das acusações. O problema era que além de assassino, Tom alucinava. Acreditava que podia transitar em duas dimensões e que precisava fugir para floresta temporal a fim de encontrar a "chave" que o libertaria e revelaria segredos obscuros. Tudo com a ajuda de um coelho falante e sombrio.  Mas, essas viagens faziam de Tom alguém ainda mais perigoso e sem freios. Talvez sua companhia não fosse tão boa para Dani como eles achavam que seria.

É quando surge nosso terceiro personagem que estaria protagonizando capítulos intercalados entre Dani e Tom. O Advogado criminal contratado pela mãe de Barbieri, Dr. Cesar Ibrahim. Ele acreditava na estoria de Dani e estava disposto a ajudar a encontrar evidencias que pudesse inocentar e tirar o rapaz da prisão. Porém, não seria tão fácil assim, pois cada vez que buscava a verdade, mais se afundava na poça de lama que havia nascido em volta da historia do jovem presidiário. O sistema parecia ocultar algumas verdades, atrapalhar suas investigações, ameaçar e fechar o cerco para Dani no intuito de fazer o jovem advogado desistir do caso.

Estaria Dani condenado a viver e/ou morrer em um presídio no lugar de outra pessoa? Tom Alvarenga seria a pessoa correta pra ajudar Dani? Dr. Cesar insistiria nessa investigação arriscada ou desistiria?

Impressões :
"Você está preparado para assumir a identidade  de outra pessoa? Ou prefere descobrir a sua?"
Foi com essa pergunta em formato de enigma gravada em meu livro  que iniciei a leitura. Os autores Marcelo e Ricardo souberam aguçar minha curiosidade ao autografar meu manuscrito colocando essa frase de impacto. (Espertinhos!) Esses autores incríveis e suas fascinantes máquinas de criar histórias.

Tudo é misterioso nessa obra, o leitor sem perceber já é fisgado por diversas armadilhas e cada vez mais fica impossível de sair delas sem que seja surpreendido com novas arapucas. É mais ou menos assim que fiquei e me senti enquanto lia o livro Identidade Fantasma. Conhecemos três personagens distintos, vivendo cada um seus conflitos internos, mas ligados à uma única pessoa, vivendo um único propósito, e tendo como aliados a própria sorte.

Eu fui mergulhando mais e mais na leitura, achando de inicio tudo muito cruel, incompreensível e surreal. A gente fica sem saber por muito tempo o que é real e irreal até se acostumar com a estória. Mas, cada vez que afundava nas investigações junto com o advogado Cesar Ibrahim, mais algumas fagulhas de suposições surgiam em minha mente. Muitas delas se revelaram, eu havia solucionado alguns enigmas. Outras, foram verdadeiras surpresas, na verdade, incríveis surpresas.

E o que falar dos personagens? São bem construídos, com personalidade fortes e crescem ainda mais a medida que avançamos os capítulos, que aliás, são curtíssimos e intercalados entre os três personagens. Suas histórias se cruzam desde o inicio, fiquei de certa forma curiosa com Dani e Tom. O que fez Tom um assassino perigoso para conquistar a confiança de Dani, o jovem que precisa provar sua inocência pra se ver livro da prisão? Dani a essa altura tinha que ficar longe de pessoas como Tom e isso não acontece... certo? rsrs

É um livro tenso e intenso, ao mesmo tempo que triste e angustiante, pois os personagens Dani e Tom passam por situações desumanas, bom, Tom é um tanto desumano também já que é um assassino e... Mas, ainda assim fiquei tensa por simplesmente conseguir captar cada detalhe descrito em uma devida cena torturante. O caso de Barbieri é um verdadeiro quebra-cabeças que deve ser montado com cuidado e atenção, assim como o de Tom, tudo se encaixa no final e a gente fecha o livro com uma satisfação tão grande de missão cumprida. Me senti uma Sherlock Holmes de saias. Dizia pra mim mesma... "Eu sabia, eu sabia!" em outros momentos "Uau! Que surpresa!"

Sabemos que existem sistemas falhos, que pode sim acontecer uma acusação injusta, cárceres injustos, atos e consequências injustas, não somos perfeitos e pelo que me parece pessoas de má índole estão aí pra isso, pra tirar o deles da reta e colocar um inocente no lugar. E esse livro além abordar o lado místico também nos apresenta o que acontece quando as celas se fecham. O quão desumanos e omissos podemos ser com o outro. 

Terminei o livro satisfeita e ansiosa pra compartilhar essa belezura com outros leitores que amam o gênero. Sei que demorei pra fazê-lo... Mas, aqui estou. E sim, indico de corpo e alma. Bom, talvez apenas de corpo porque a alma está na floresta temporal tomando um chazinho com o coelho sombrio, rindo da pegadinha "infeliz". 
Boa Leitura!



Sobre os autores:

Marcelo Siqueira nasceu em 1987 na cidade de São Paulo, onde mora atualmente. Encontrou sua vocação como escritor na adolescência, quando foi apresentado ao universo da literatura fantástica. É coautor da aclamada trilogia O Príncipe Gato, em parceria com o primo Gustavo Almeida, sob o pseudônimo Bento de Luca. O guardião da última fada é seu primeiro romance solo.

Ricardo Valverde é professor, ufólogo, escritor e atualmente vive em São Paulo. Indicado ao Prêmio Codex de Ouro em 2011, figurou entre os autores mais vendidos do país em 2012, com os livros da saga apocalíptica:
2012 – O Menino que previu o Apocalipse e  2012 – O Segredo do Monte Negev.
Quem sou eu, afinal? corresponde ao seu terceiro romance na categoria ficção e sua quarta obra editada pela Novo Século.

VÍDEO RESENHA:



12 comentários:

  1. ahhhh querida Niiiiii, que delícia de resenha. não me importo com a demora ou não de suas resenhas, o importante é que quando você escreve tem o poder de me manter ligado, assim como seus vídeos. além do enredo de certa forma fictícia, você nos trouxe um pouco do sistema carcerário sucateado e descontrolado presente na maioria dos estados. é algo que quanto mais se estuda, mais aprendemos que é preciso implodir tudo e começar do zero, está mais próximo de um zoológico que de um centro de recuperação. estamos próximos da barbárie e a linha que separa justiça da vingança é muito tênue. enfim, estou falando demais, é um tema que me enche os olhos e muito me aflige, então me atropelo nas palavras. ótima dica, anotadíssima. bjos e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Eu vi a resenha que você fez no seu canal
    Deve ser muito bom receber uma proposta dessa hein
    Adorei

    Beijos
    https://florescendolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei a cada, a premissa e sua resenha, me interessei bastante no livro. Ótimo post.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Tenho que confessar que a resenha me prendeu de tal forma, que fiquei tão curiosa para saber os mistérios que cercam o protagonista, mas principalmente esse tom.
    Dica super anotada, espero poder ler.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Gente, que livro incrível! Preciso ler ele! Pela sua resenha a premissa parece maravilhosa, já estou super curiosa para ler e descobrir se o rapaz conseguirá ser livre ou não.

    ResponderExcluir
  6. Hey, Nizete, tudo bem?

    Pude perceber em cada linha de sua resenha o quanto você gostou desse livro. É uma delícia quando somos fisgados dessa maneira, né?
    No entanto, mesmo sabendo o quanto você gostou e o quanto recomenda a leitura, acho que eu não iria gostar.
    Primeiro, logo de cara achei um exagero uma sentença de 30 dias se transformar, do nada, em 60 anos, até porque, no Brasil, a pena máxima não pode ser superior a 30 anos, então os 60 não fazem nenhum sentido. Junto a isso, acrescento o fato de o Tom dar uma de Alice e falar com um coelho... rs. Sei lá, não me convenci. Acho que essa dica eu vou deixar passar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá
    poxa, que legal a resenha mas ainda não conhecia o livro. Parece ser uma leitura bem empolgante, daquelas que prendem até o fim então fiquei curiosa apesar de não fazer meu estilo, bela dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Interessante, parece ser de leitura densa. Gostei da sinopse e das suas considerações. Sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  9. Olá! Fiquei curiosa, o título já chama bastante atenção! E a premissa me agradou bastante, pela sua resenha deu para perceber que é uma leitura bem empolgante, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nizete. Tudo bem?
    Adoro livros de mistério, ainda mais com esse suspense todo! Fiquei muito curiosa para ler Identidade Fantasma, ainda mais se os personagens são bem construídos. Já anotei aqui sua dica para 2018. Beijos <3

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro, mas suas palavras me deixaram tensa e curiosa. Além disso fiquei me perguntando se o protagonista consegue sair da prisão, estou na torcida. Muito legal os autores abordarem esse tema tão real e atual, além de importante para reflexão. As prisões para mim são submundos que não melhoram em nada quem está lá, seja dentro ou fora das grades, então para um inocente viver nesse inferno deve ser um purgatório. Enfim parabéns pela leitura e resenha!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  12. Ah não conhecia esse livro, mas que resenha M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A e que vontade que me deu de ler esse livro. Me interessei muito pela historia e já coloquei na minha lista!!! Estava a procura de um livro com essa pegada é 'Identidade Fantasma' parece ser muito bom! Nossa quero ler!

    Beijão da May :) - Minha Pequena Coleção

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor