terça-feira, 12 de agosto de 2014

Resenha - Maurício Gomyde - A máquina de contar histórias


Maurício Gomyde 
A máquina de contar histórias

Sinopse

Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das fi lhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.

Resenha

Este é o terceiro livro que leio do autor e sempre suas histórias tocam no fundo do meu coração. Já tive o prazer de conhecê-lo e conversar com ele por muitas vezes, sempre muito atencioso com seus fãs. O fato de conhecê-lo não me faz de alguma forma deixar de ser imparcial quanto a minha opinião sobre seus livros, quem me conhece sabe o quanto sempre admirei e elogiei seu trabalho, mesmo antes de conhecê-lo.

O livro é narrado em terceira pessoa, o que nem todo autor consegue passar tanto sentimento com tamanha profundidade quanto em narrativa em primeira pessoa e Gomyde consegue fazer isso com maestria, na minha opinião.

A trama conta a história de um autor brasileiro Vinícius Becker, famoso mundialmente, que tenta reconquistar o amor de sua filha mais velha Valentina. A esposa de Vinícius estava com Leucemia há alguns anos e acabou falecendo, e ele simplesmente mergulhou no trabalho para tentar se livrar de todo aquele sofrimento, sendo egoísta.

A ausência de Vinícius viajando o tempo todo com seus compromissos profissionais fez com que a raiva de sua filha mais velha, Valentina, por ele aumentasse ainda mais quando sua mãe faleceu e ele não estava presente.

Vinícius finalmente cai na real e vê o quanto foi egoísta e resolve recuperar o tempo perdido. Mas será que Valentina deixaria o pai se reaproximar?

O livro me tocou de uma forma tão intensa por já ter uma experiência com a doença abordada, minha irmã morreu da mesma doença e padeceu enferma por alguns anos, sei o quanto é importante para a pessoa doente o amor da família e principalmente da pessoa amada, o que me fez compreender perfeitamente os sentimentos de Valentina com relação ao pai.

O livro me surpreendeu, me emocionou, me cativou, mandando uma mensagem muita bonita.

Achei muito interessante também a trajetória do protagonista de acreditar no seu sonho e passar para o leitor um pouco de como é a vida de um escritor.

"Toda lição não serve de nada se você não aplica na sua própria vida."

Linda demais essa trajetória de um homem que tem a humildade de reconhecer que errou e aprender com seus erros.

Recomendo muito a leitura, mas leiam de coração aberto e deixem a simplicidade e a profundidade das belas palavras tocarem no fundo de seus corações.

Classificação



6 comentários:

  1. Olá Dani! Comprei esse livro na SLN que aconteceu aqui no RJ e tive o prazer de conhecer a protagonista do livro pessoalmente. Muito fofa!! Não li ainda, mas lendo sua resenha vejo que irei derramar muitas lágrimas. É esse poder que Maurício Gomyde tem sobre mim, ele SEMPRE me emociona com suas obras. Vamos lá né?!
    Adorei!

    Bjos
    Ni

    ResponderExcluir
  2. Já li resenhas dos outros livros do autor, de inicio achei que fosse tietagem, mas, vejo que a coisa é séria mesmo. O cara emociona as meninas e desenvergam os rapazes. rs
    Vou comprar pra minha namorada quem sabe ela me ache mais romântico. rs

    Kelvin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre sim ela vai adorar, aproveita e leia também. Bjs

      Excluir
  3. Que resenha maravilhosa, releio ela e minha emoção é a mesma e a ansiedade só aumenta!
    Relendo a resenha, lembrei da nossa emocionante conversa.
    Amo tu Amiga!

    ResponderExcluir
  4. Eu simplesmente adoro os livros de Maurício Gomyde, são lindos e emocionantes.
    Tenho certeza que esse novo livro não será diferente. Ainda mais pelas opiniões espalhadas pela internet.
    Parabéns pela resenha
    Kazumi

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor