quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Resenha: Christine Hurley Deriso - Então, conheci minha irmã - A morte as separou, um diário as uniu

Christine Hurley Deriso - 
Então, conheci minha irmã
Editora Gutenberg

Sinopse: 

Summer Stetson não conheceu sua irmã. Sua mãe engravidou dela assim que Shannon morreu, aos 17 anos, em um terrível acidente de carro, que se chocou com uma árvore. Ao longo de sua vida, Summer acostumou-se a assistir seus pais repetirem o quanto a irmã era perfeita, amada e boa filha, e por isso sempre acreditou que fosse uma decepção para eles. Ao fazer 17 anos, recebe da tia de presente o diário que Shannon escrevia até o dia de sua morte. Ao ler aquelas páginas para saber mais sobre a irmã, acaba descobrindo alguns segredos, e a cada revelação, sobre a família e sobre si mesma, entende que a verdade pode ser, por vezes, dolorosa, mas nunca deixará de ser libertadora. 



Resenha

Esse livro me chamou atenção pela capa simples porém encantadora, o título se trata de um assunto que particularmente toca no meu coração, não pensei duas vezes, comprei e ele logo passou na frente das outras leituras.

A trama é narrada em primeira pessoa por Summer, uma jovem de 17 anos, que no dia de seu aniversário recebe da tia o diário da sua falecida irmã, a qual ela não chegou a conhecer, pois sua morte foi antes de seu nascimento. Tudo que Summer sabe sobre sua irmã é que ela era perfeita em tudo, melhor aluna, filha exemplar, seus pais deixam exposto por toda casa seus troféus e certificados, mas nunca falam muito sobre a vida dela. Para Summer, sua irmã é uma estranha.
“É triste que ela tenha morrido. Por outro lado, se ela não tivesse morrido eu não teria nascido, portanto não estaria aqui falando com você sobre como não se pode sentir saudades de alguém que nunca se conheceu.”
“-É assustador demais nascer com uma função.”“A irmã dela. Estranho, sempre pensei em Shannon como a minha irmã (a história da minha vida), mas jamais pensei em mim como a irmã dela.”
Summer não é nenhum pouco uma aluna exemplar e se sente inferior a sua irmã, ela pensa que esse é o motivo de sua mãe cobrar tanto a perfeição da parte dela.
“O que é irônico, pois, até onde sei, tudo que Shannon fez foi pensar no futuro. E acabou sem ter um.”
“Não saber não faz com que a coisa inexista. Se há algo a descobrir, você precisa saber.”
Summer não sabe se está prepara para entrar na intimidade de sua irmã, e fica muito indecisa quanto a ler ou não o diário, até que seu amigo Gibs a encoraja a ler e quando ela folheia as folhas do diário ela lê algo muito particular e preocupante sobre sua irmã e ela não resiste e resolve conhecer quem de fato era sua irmã.
“Quanto mais me aproximo da Shannon verdadeira, mais me afasto da personagem fascinante com quem convivi toda a minha vida.”
Ao começar a ler o diário desde o início Summer descobre que sua irmã não era tão perfeita quanto ela é pintada por sua família, e ela além de conhecer a fundo a sua irmã, também irá conhecer melhor seus próprios pais.
“Engulo o nó, balanço a cabeça com impaciência, e continuo virando as páginas do diário.”“Não sei se há como recuar. Estou presa em uma montanha-russa, o passeio já começou, e o vagão está começando a subir. Estou aterrorizada para chegar no topo e começar a descer. Mas não há como voltar.”
Minhas Impressões

O livro me ganhou desde a primeira página, a história tem um pouco de drama, comédia e romance, misturados na medida certa. A Summer é muito sarcástica e me fez dar muitas gargalhadas, isso me surpreendeu pois achei que este seria um livro para chorar apenas.

Como eu disse tem romance também e é bem fofo, embora não seja o foco da trama, o romance tem seu merecido destaque.

Quanto ao drama eu estava esperando algo mais forte, não que não tenha emocionado, emocionou bastante, mas estava esperando que o mistério envolvido na trama tivesse um motivo um pouco mais trágico, mas confesso que também estava com medo que as minhas teorias se concretizassem.

Em um balanço geral, o livro foi ótimo, me provocou inúmeras sensações durante a leitura e eu recomendo muito para todos.

Classificação



4 comentários:

  1. Hum... essa resenha aumentou minha curiosidade pelo livro. Altamente tentada a ler, gosto de drama, mas no momento não quero nenhum drama ao extremo. Então esse parece perfeito.
    Parabéns pela resenha, eu amei!
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Anotei o nome do livro e ele já está na minha lista de desejados.
    O enredo dele me lembrou o livro "Em Busca de Zoe", de Alyson Noël, foi um livro que gostei muito de ter lido.
    Parabéns pela resenha, ficou 10

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  3. Capa linda! História perfeita! Resenha...amei!
    Gostei da trama, é o tipo de livro que compraria, ou seja, vou comprar!!

    Bjo
    Ni

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor