quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Resenha - A.S.A. Harrison - A mulher silenciosa

A mulher silenciosa

A.S.A. Harrison
Editora Intrínseca

Sinopse:

Jodi e Todd estão juntos há 20 anos e, aparentemente, levam uma vida invejável. Todd é um empreiteiro bem-sucedido que pode bancar alguns luxos, como o enorme apartamento com uma vista deslumbrante para o lago, um Porsche (dele) e um Audi (dela) na garagem, e o estilo de vida de Jodi. Psicoterapeuta, ela atende em casa apenas dois clientes por dia, e tem tempo de sobra para as sessões de pilates, as aulas de arranjos florais, os passeios com Freud, o golden retriever do casal, e o preparo das refeições gourmet de que tanto gosta. Jodi ainda fica ansiosa ao ouvir a chave do marido abrindo a porta. Todd diz que nunca encontrará uma mulher igual a ela. Essa fachada perfeita, porém, está prestes a ruir. Todd é um adúltero incurável, e Jodi sabe disso. Ela é a esposa silenciosa, preparada para tolerar as traições do marido com o intuito de manter as aparências. Até que Todd sai de casa - para viver com uma mulher com metade da idade dela, filha de seu melhor amigo. Magoada, humilhada e, por fim, financeiramente abalada, Jodi começa a contemplar o assassinato como uma opção razoável. Contado alternadamente nas perspectivas dele e dela, 'A mulher silenciosa' é um livro sobre um casamento à beira do fim, um casal na direção da catástrofe, concessões que não podem ser feitas e promessas que não serão cumpridas. Um thriller psicológico sofisticado, que seduz o leitor desde a primeira página.

Resenha

Desde que fiquei sabendo desse livro senti vontade de ler, mas acabei desanimando devido a algumas críticas negativas, mas ao participar de uns desafios literários tive que ler um livro de um autor internacional já falecido então resolvi que deveria lê-lo para este desafio e não me arrependo.

Adorei a narrativa da autora que me prendeu na leitura desde a primeira linha, o que percebo que às pessoas estavam com expectativas que ele fosse parecido com Garota Exemplar e não conseguissem captar a grandeza do livro, as pessoas estavam atrás de um grande suspense, mas esse não é o foco do livro, é um livro mais puxado para o lado psicológico e cotidiano dos personagens, um casamento que está à beira do fim e o que uma mulher traída e abandonada é capaz de fazer para não perder sua dignidade.

A trama é narrada em terceira pessoa, porém em capítulos alternando os pontos de vista de Jodi e Todd, um casal aparentemente perfeito, deixando o leitor por dentro dos sentimentos mais profundos deles como em uma narrativa em primeira pessoa. 

Jodi é psicoterapeuta, uma mulher de meia idade casada com Todd há 20 anos, ela é aquele tipo de mulher que busca a perfeição, uma vida certinha de aparências, tem um marido adúltero no qual ela aceita calada suas puladas de cercas, pois ela sabe separar sexo de amor e sabe que o marido sempre volta para casa e nunca irá abandoná-la, mas seu mundo começa a desmoronar quando ele se envolve com a filha do melhor amigo que tem idade para ser sua filha e o caso fica mais sério do que ela podia prever. 

Eu odiei Todd desde o início não só por ser adúltero, mas também por ser um babaca, sim ele é um babaca, não quero falar mais dele se não vou acabar soltando spoiler, mas com certeza você vai odiá-lo também. 

O livro é todo focado no desenvolvimento psicológico principalmente de Jodi, onde vamos navegar pelos seus traumas passados que influenciam suas escolhas até os dias atuais. Fiquei chocada com o passado dela com os irmãos dela e tive que voltar a ler os trechos para ver se foi realmente o que eu entendi, então prestem bastante atenção quando for falado da infância de Jodi, pois está nas entrelinhas o que aconteceu e não escrito explicitamente. 

Sugiro que não leiam a sinopse e não criem grandes expectativas com muita ação, suspense e reviravoltas extraordinárias, apenas leiam e apreciem essa obra maravilhosa. Recomendo a leitura a todos e principalmente quem gosta de psicologia. 

Classificação

Sobre a autora


A.S.A (Susan) Harrison teve diversos livros de não ficção publicados na década de 70. A Mulher Silenciosa é seu livro de estreia na ficção, e ela estava trabalhando em um novo thriller psicológico quando morreu em abril de 2013 aos 65 anos. Foi casada com o artista visual John Massey e viveu em Toronto a maior parte de sua vida.


3 comentários:

  1. bha que livro!! adoraria ler "a mulher silênciosa", queria saber como foi a vida dela ate seu casamento, parabéns p/ resenha amei,

    ResponderExcluir
  2. Oi Danielle, tudo bem?
    Gostei bastante da sua resenha, principalmente porque dá para perceber que você se envolveu com o livro ("Eu odiei Todd desde o início não só por ser adúltero, mas também por ser um babaca, sim ele é um babaca, não quero falar mais dele se não vou acabar soltando spoiler, mas com certeza você vai odiá-lo também." ) rs
    Eu até gosto quando a sinopse ou as críticas do livro não são muito boas, porque assim não crio altas expectativas antes de iniciar a leitura. Já anotei o nome do livro e a dica ;)
    Parabéns pela resenha!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  3. Genteeee, eu tenho de ler esse livro! E olha que ele já está na minha estante!
    Bjs e parabéns pela ótima resenha, arrasou!

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor