Invencível
Laura Hillenbrand
Editora Objetiva
Sinopse: Louis Zamperini era um delinquente juvenil que invadia propriedades, brigava e fugia de casa. Adolescente, descobriu o atletismo, esporte que o levou para as Olimpíadas de Berlim em 1936, chamando a atenção, por sua velocidade, de ninguém menos do que Adolf Hitler. Com a II Guerra Mundial, Louis alistou-se no exército americano, tornando-se tenente e servindo como bombardeiro. Em maio de 1943, Louis partiu em uma missão de resgate. Em algum ponto do Pacífico, os motores de seu avião pararam de funcionar. A aeronave caiu no oceano, deixando Louis e dois outros homens confinados a um pequeno bote. Vagando por semanas e milhares de quilômetros, enfrentaram fome e sede desesperadores, tubarões pulando no bote, um ataque de um bombardeiro japonês e um tufão com ondas gigantes. Finalmente avistaram uma ilha, e, conforme remavam até ela, sem perceberem, um navio militar japonês se aproximava. A jornada de Louis tinha apenas começado. Invencível é o relato da ousadia, persistência e ingenuidade de um homem que se recusou a ser vencido, em uma biografia premiada e assinada por uma autora reconhecida por seu material de não-ficção. Com uma narrativa intensa, é um retrato da coragem humana e a resiliência de um indivíduo extraordinário.
Resenha
Eu já havia comprado esse livro faz um tempo, mas devido a sua grossura estava enrolando para ler, quando fiquei sabendo que Angelina Jolie estava dirigindo o filme quis ler mais perto da estréia para poder ver o filme com a história bem fresca na mente.
Invencível é uma biografia do atleta Louis Zamperini que participou das olimpíadas de 1936 em Berlim e chamou atenção de Adolph Hitler com sua velocidade mesmo não tendo ganhado a competição, seu sonho era ganhar as próximas olimpíadas, que devido à guerra foram canceladas e Zamperini teve que ir lutar na guerra o que levou embora para sempre seu sonho.
"Um momento de dor vale a pena por uma vida inteira de glória."
A história de vida de Zamperini e tudo que ele passou na guerra é muito triste, passando por um naufrágio de algumas semanas algumas descrições foram tão inacreditáveis que fiquei me perguntando se houve alucinação da parte de Zamperini devido à fome e desidratação de muitos dias.
A narrativa prende em alguns momentos mais tensos da trama, mas no geral achei o livro bem cansativo e que poderia ser mais resumido, pois ficou um livro muito grande (536 pg) e cansativo.
Gostei muito da parte que ele vai para as olimpíadas ao lado de Jesse Owens e não pude deixar de me lembrar de Rudy de A menina que roubava livros que era fã do corredor.
Um livro muito bom que tem uma história fascinante de um homem que passou por momentos de glória e de profundo desespero, indo até o limite do seu corpo e deixando profundas marcas para sempre.
Recomendo a leitura para quem gosta de histórias verídicas de guerra.
GOSTEI , RESENHA BEM LEGAL, ADORARIA LER " O INVENCIVEL", ACHE Q É UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO, POIS ERA UM CARA VAGABUNDO, DELINQUENTE QUE ACHOU NO ESPORTE UMA MANEIRA DE SE REDIMIR, MAS Q PASSA POR MTOS OBSTACULOS.
ResponderExcluirOi, td bem?
ResponderExcluirNão conhecia, mas parece bem interessante.
Tem muitos livros que poderiam ser resumidos e mesmo assim não perder a qualidade...
Bj!
http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/
Olá Danielle!
ResponderExcluirTenho vontade de assistir o filme, ainda mais dirigido por Angelina Jolie, mas ler o livro é prioridade.
ótima resenha, parabéns
Kelvin
Recomendado especialmente para a minha irmã. Eu continuo tentando evitar histórias reais, pois elas acabam comigo. Mas estou a cada resenha sua, mais tentada a voltar para elas.
ResponderExcluirbjs e parabéns pela resenha.