sábado, 25 de abril de 2015

Resenha: Maze Runner – Correr ou Morrer - de James Dasher

MAZE RUNNER – Correr ou Morrer
Autor: James Dashner
Editora:  Vergara & Riba
Páginas: 426

Sinopse: 


Maze Runner - Correr ou Morrer - Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.

Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo.
Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito.”


Resenha:

Um dos queridinhos da atualidade, Maze Runner se tornou uma febre entre os leitores do mundo inteiro. E não sem motivo, o livro é realmente fantástico. E por isso resolvi resenhar esse que entrou para a minha lista de Top favoritos.

Em algum lugar, que não se sabe exatamente onde, Thomas acorda no escuro. De repente as portas se abrem e ele está no meio de uma clareira. Um campo cercado por gigantescas muralhas de pedra. Um detalhe: ele está completamente sem memória e sequer lembra o seu nome.

É assim que o livro começa a cativar a nossa curiosidade. Logo Thomas se vê cercado de crianças e adolescentes, apenas meninos, nenhum adulto. Todos igualmente desmemoriados, todos foram trazidos àquele lugar por algum motivo, por alguém, ou por alguma coisa. Mas como nada sabem a respeito disso, além do fato de que periodicamente mais um menino chega à clareira pelo elevador subterrâneo, eles acabam desenvolvendo uma sociedade, com classes e tarefas bem definidas naquele espaço fechado.

Lembram das gigantescas muralhas de pedra? Bem... eles não estão exatamente trancafiados. Em cada um dos lados, quatro portas de pedra se abrem todas as manhãs e se fecham assim que o sol se põe.

E é daí que os meninos começam a tentar escapar desta prisão. Ao sair pelas portas eles encontram caminhos, um labirinto. E todos os dias eles tentam mapear os caminhos para encontrar a saída, contando apenas com a memória dos que se denominam corredores do labirinto. O que acontece com quem não consegue voltar antes do pôr do sol? Bem, todas as noites, após as portas se fecharem, criaturas sinistras meio monstros e meio máquinas são liberadas dentro desses caminhos e daí já percebemos que as crianças que não voltam ao fim do dia, não voltam nunca mais.

Qual o objetivo de quem os colocou ali? Como fugir? Que coisas são aquelas? Quem são eles mesmos? Em quem confiar? São as perguntas que nos inundam a mente durante a leitura.

Mas os mistérios não param por aí. Logo em seguida a Thomas, algo muda todas as regras conhecidas até então. Pela primeira vez em anos, Tereza, uma garota, é trazida pelo elevador. Ela conhece Thomas. Ela traz uma mensagem ameaçadora: Ela será a última, e tudo mudará.

Daí nós já percebemos que o “jogo” vai começar. E que as pessoas que bolaram a “armadilha” não estão de brincadeira e que nem todos vão conseguir sair dali com vida.

Mais um último detalhe: Ao acordar, Thomas e Tereza se reconhecem sem saber explicar o porquê. Mas o mais incrível é que eles podem se comunicar telepaticamente. Eles são diferentes de todos os outros. Eles vieram para terminar o desafio.

Ao pôr do sol desse dia, as portas que os mantêm afastados dos monstros não se fecham, o céu se torna cinza e então eles precisam desvendar todas as pistas, juntar as peças do quebra cabeças e correr muito, ou morrer.

"CRUEL É BOM"

Impressões:

Correr ou Morrer é o primeiro livro da série Maze Runer, que inclusive já virou filme. Uma distopia extremamente bem construída e de tirar o fôlego. O autor soube trabalhar perfeitamente com curiosidade do leitor, soltando pistas que vão nos conduzindo aos poucos até o desfecho, mas deixando sempre um gosto de “quero mais”.

A capa foi muito bem escolhida. Com um ar meio infernal ou alienígena, nos dá asas à imaginação e nos faz imaginar se tudo aquilo é real ou se é algo além. A qualidade física do livro foi o grande ponto fraco da obra. Os liros não têm orelha, as folhas são bem pobrezinhas e a impressão que ficou bem próxima ao miolo deixou a leitura um trabalho não muito confortável. O que foi uma pena. Mas como peguei em uma promoção o Box inteiro por $ 44 não vou reclamar, embora se tivesse comprado pelo preço que estou vendo agora, de mais de cem reais com certeza eu ficaria muito puto!

Mas no fim o conteúdo da história vale muito a pena. Um ponto muito importante é uma noção de realidade que a história traz. O autor descreve as coisas, ações, cheiros, texturas de forma muito vívida e sem rodeios e a gente consegue construir o mundo perfeitamente.


Eu adorei essa série, ainda estou no 3º livro, mas posso dizer que já está nos meus favoritos, independente de como a história termine. Que os personagens são pessoas, você consegue se ver em muitos momentos e se identificar com um deles. Que as pessoas se machucam, sangram, amam, odeiam e morrem de forma bem real. Então acho que isso faz a diferença em uma história quando você está cansado do repetido e quer algo completamente novo. Se querem: leiam esse livro! :D



8 comentários:

  1. Oooi!
    Sempre leio alguma coisa boa sobre essa série, mas ainda não consegui criar coragem pra começar... :X
    Mas adorei a resenha, acrescentou muitos mais pontos preu querer ler mais haha

    Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena, Vitória! Vale mesmo!. Eu já estou com medo de ler porque estou chegando ao final. :)

      Excluir
  2. Amo essa série também. Maravilhosa. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está nos meus favoritos! :D e a escolha dos atores pro filme eu achei perfeita.

      Excluir
  3. Amo essa série também. Maravilhosa. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oie Piter!
    Adorei a Resenha!!
    Tenho muita vontade de ler este livro, pois a história me cativa demais!!

    Beijos e Sucesso!
    http://maisumpracolecao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor