terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Resenha 2: Sábado à noite - Livro 1 - de Babi Dewet

Oi amores de titia, tudo bem com vocês?

Quem me conhece sabe que além de livros de terror/mistério, sou apreciadora de um bom romance, daqueles que nos inspiram e emocionam de diversas formas. Seja através das lágrimas de alegria ou de tristeza/aflição. Acima de tudo, que o livro me envolva de tal forma a ponto de querer ler novamente.

Um certo dia estava eu navegando nos comentários de uma resenha, e entre um comentário e outro sobre o livro resenhado, percebi que o mesmo havia dividido a opinião de alguns leitores. Uns achavam "lindo demais!" e outros "irreal e irritante". Adoro esse impasse. *risos

Mas, como prefiro ler antes de palpitar qualquer coisa, achei melhor tirar minhas próprias conclusões e só depois expor minhas impressões em forma de resenha pra quem interessar. Então, chegou o dia e estou aqui pra falar um pouco a respeito do livro Sábado à noite - Livro 1, da autora Babi Dewet. Livro gentilmente cedido por nossa parceira a Editora Generale

Sábado à Noite
Páginas: 324
Editora: Generale

Sinopse:É o primeiro livro de uma trilogia repleta de amor, música e amizade. Amanda é popular na escola e os amigos do seu amigo de infância são considerados os ‘marotos’ do pedaço por desrespeitarem as regras. Tudo ao seu redor acaba desmoronando quando um amor mal resolvido volta à tona e a sua amizade é posta em prova. Se não bastasse, seu diretor resolve dar bailes aos sábados e uma misteriosa banda mascarada foi convocada pra tocar. Mas suas letras dizem tanto sobre ela… Afinal, quem são esses mascarados de Sábado à Noite?





Resenha:

Sábado a noite, surgiu primeiramente através de uma Fanfic do grupo McFly criada pela autora Babi Dewet a história logo conquistou uma legião de fãs que a autora não viu outra saída se não publicá-la de modo independente com o nome Sábado à Noite. O sucesso foi tão grande que Babi logo recebeu um convite da Editora Generale para publicar não só o primeiro livro, mas todos os volumes da série. Que babado Gente!

A história gira em torno de 10 jovens do ensino médio. De um lado temos as cinco garotas populares. Amanda, Carol, Guiga, Anna e Maya. Umas patricinhas isso sim! E do outro lado conhecemos os cinco garotos rebeldes nominado de "Marotos" Daniel, Bruno, Fred, Rafael e Caio. Sinceramente achei esse título de rebeldes injusto, já que eles são rapazes tão "gente boa", não vi rebeldia alguma em seus atos. Vi ousadia, união e muito bom humor em um grupo que me encantei de cara!

Ainda somos apresentados ao grupo dos marombeiros, que se acham os melhores e mais desejados rapazes da escola. São esnobes e rudes, esses sim eu me afastaria. Também tem o grupo dos Playboys, os perfeitinhos que aparecem do meado do livro pra esquentar mais a trama. Deu pra perceber que o livro é dividido em tribos.  As tribos não se entendem... Bom, na verdade ninguém aceita os marotos. Cada um cuida de si, não se metem um com outros grupos, mas unem-se pra desmoralizar os marotos seja zombando deles ou ameaçando-os. Mas, os meninos marotos ignoram as ameaças e até se divertem com isso. Pra eles, tudo é motivo de alegria e zoação.
Bom, nem tudo. quando o assunto é o amor, a coisa fica séria.

Amanda teve um "passado amigável" com o grupo em sua infância, vivia na casa de Bruno e se divertia com eles. Foi nessa época que Daniel se encantou pela jovem e nunca mais a esqueceu. Mas, a vida é cruel, com o passar dos anos Amanda se transformou em uma garota materialista e influenciável. Afastou-se dos velhos amigos pra viver uma fachada, uma mentira que desaponta todos.

Mas, um certo dia o diretor da escola anuncia que todos os sábados aconteceriam bailes no recinto. (Somente no livro, pois a vida real é bem diferente) E na busca por um grupo pra tocar nos bailes, o diretor contrata a banda mascarada chamada "Scotty" que surpreende todos os presentes na sua primeira apresentação com a ousadia, originalidade e ótimas músicas.

Além do talento de afastar alguns alunos, por conta da fama. Os marotos tem um talento único com a música. (huuum Acho que entreguei os meninos) Sim, são eles os integrantes da banda que encantou toda a plateia com músicas inéditas cheias de sentimentos e muita agitação. Tendo como vocalista e compositor Daniel. Suas músicas falam de suas intimidades, seus desejos, de fatos ocorridos entre eles e suas cinco amadas. E claro, mesmo elas não sabendo quem se escondem por debaixo das máscaras, aos poucos elas vão achando tudo muito semelhante aos acontecimentos vividos por elas e ficando com desconfiadas. Ou não...  

Impressões:

Confesso que foi esse clima de rock roll, romance e segredos, que me fez querer ler essa obra. Desde o inicio a trama não foi um mistério pra nós leitores, mas acompanhar esse clima entre os protagonistas foi como estar vivendo com eles as descobertas, acho isso muito legal.

No entanto, costumo dizer que se o protagonista não agrada a ponto de não sentirmos empatia por ele, o mesmo pode por o livro todo a perder. Não foi o caso desse livro, pois ele foi salvo pelos meninos Marotos. Mas, o troféu personagem mais irritante e infantil eu dou para Amanda. Talvez tenha sido intencional. Creio que a autora tenha conduzido o personagem para esse caminho a fim de nos apresentar as consequências de escolhas erradas, o quão fúteis podemos ser para nos tornar visíveis, como podemos ferir pessoas ao tomarmos algumas decisões precipitadas e ainda, a arma para nossos problemas é a calma e o diálogo.

Mas, isso não diminuiu a minha antipatia por Amanda, mesmo sabendo do suposto propósito da autora eu a achei imatura, mimada, inconsequente, irresponsável e fútil. Como uma pessoa que diz se importar-se com a amizade, pode ser tão contraditória e ignorar uma amizade de infância, como a de Bruno? Que ela quisesse ser popular, é um direito dela. Mas, respeitasse os sentimentos das pessoas em sua volta.

Mas, nem tudo se perde, claro que como disse os Marotos salva o dia, a historia, o livro! No entanto, também quero dar crédito a Anna que apesar de ser tão patricinha quanto Amanda tem pensamentos mais coerentes que ela. Todas as meninas do grupo são fúteis, mas algumas se destacam mais por demonstrarem preocupações pelos marotos e são elas que me ganharam.

O romance entre os personagens é até bonito, torci muito por cada um. Me encantei com o jeito meigo e divertido dos meninos, não se intimidavam com os outros, com os bullings que sofriam e o desprezo dos demais, mas ficavam totalmente sem chão diante das populares e desejadas meninas. Fred é muito divertido, Bruno é pé no chão e amigo pra toda hora, Daniel é muito romântico e perseverante, Rafael e Caio os vi como figurantes, quase não se destacam. Todos tem um papel nessa historia e todos são perfeitos demais para o grupo de patricinhas esnobes e sem coração.

Eu realmente sinto que esse primeiro livro foi mais para apresentar os personagens, seus dramas e as consequências de seus atos. Acredito que o próximo volume, com eles mais maduros e aprendido a lição, a leitura seja ainda divertida. Não que não tenha sido, por favor, nada de interpretação errada. O fato de não ter gostado de um personagem, não quer dizer que não tenha gostado da leitura, as pessoas mudam, os personagens também. O final do livro me deixou com essa sensação, que algo bom está por vir.

Uma historia divertida, com personagens marcantes, emoções reais e que nos faz refletir: A que ponto as nossas decisões pode afetar outras pessoas? O que é mais importante, sermos nós mesmos ou ser uma mentira pra agradar os outros? Tudo se resolve com o diálogo e sinceridade, conclusões precipitas pode arruinar sonhos.

Indico para os amantes de Chick-lit.

VÍDEO RESENHA


Sobre o autor:

Babi Dewet nasceu dia 30 de dezembro de 1986, no Rio de janeiro. No início da adolescência, morou em Alto Paraíso (GO). É formada em Cinema e dona de uma escola com o projeto de reeducação para jovens. Se considera uma eterna adolescente, sempre em busca da Terra do Nunca.
Leitora assídua, é apaixonada por cultura pop, literatura fantástica e bandas britânicas. Fã de carteirinha de fenômenos como Harry Potter e Crepúsculo, também adora os clássicos de Jane Austen e espera um dia conseguir criar personagens tão fortes como os do André Vianco.
Seu maior sonho era ser uma estrela do Rock, mas sem talento musical, encontrou nos livros sua verdadeira vocação.

12 comentários:

  1. Oiii Nizete, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse, não consigo me atrair por enredos assim, mas parabéns pela resenha e gosto de ver sempre suas opiniões.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Realmente, se quer dar um opinião aprofundada, o melhor é ler. Sobre o enredo, me fez lembrar Malhação e aquelas novelas Mexicanas com adolescentes no colegial, acho que para o público juvenil deva ser uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Me interessei pelo livro já a algum tempo pelo fato de ser abordada a música no decorrer da trama e o que mais me intriga é exatamente essa divisão entre os que gostam e os que não gostam porque fico pensando em qual das partes irei me encaixar após a leitura.
    Adorei saber suas impressões e já estou vendo que também vou achar a Amanda uma personagem irritante.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, nizete... nossa, o enredo parece seriado teen hehe confesso não ser minha praia... a primeira vez que vi essa capa achei tratar-se de um mangá...

    Bjs...

    ResponderExcluir
  5. Olá
    nossa, eu tenho todos os tres aqui e ainda não li nem o primeiro, eu quero muito e ja conheci a autora pessoalmente, ela é extremamente linda e fofa, espero ser só amor pela coleção

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Nizete, morro de vontade de ler essa trilogia, parece ter uma enredo bem bacana e bons personagens, mesmo a protagonista sendo um tanto contraditória e irritante *-* Dica anotada, espero poder ler a trilogia esse ano *-*

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nizete,
    Eu acho rebeldia uma coisa boa, então acho que o termo encaixa sim.
    Faz tempo que eu vejo falarem sobre esse livro pela blogoesfera, mas não me sinto muito atraída pra fazer essa leitura, apesar de gostar de Yas, acho que esse tem uma vibe que não me satisfaria.
    Beijoos

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    A autora não me é estranha, porém não lembro qual foi a obra que conheço dela. Achei legal você somente formar uma opinião depois de ler realmente o livro, muitos (me incluo nesta) não fazem isto.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Gosto muito desses livros com temática de ensino médico e adolescentes, eu lembro quando a fanfic da Babi acabou virando um livro e foi um momento muito único. Infelizmente ainda não li esse livro ,mas vontade não me falta, até porque eu era super fã do MCFLY. Ano passado tive o prazer de ler o livro novo dela 'Sonata em Punk Rock' que é muito divertido e desde já deixo a recomendação.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  10. Heey, tudo bem?
    Nossa adorei essa sua resenha, agora estou com muita vontade de ler esse livro!
    Beijos Literários.

    www.blogparadaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  11. Sempre senti muita vontade de ler esse livro, eu adoro literatura contemporânea nacional, e fico sempre muito feliz em ver resenhas nos blogs sobre esses livros ♥ Uma pena a Amanda ser assim, espero que quando eu leia (pois eu lerei!) eu tenha essas mesmas impressões que você que salvou a leitura ☺ Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    O considero um livro adolescente, porém numa boa escrita, não sendo ele nada infantil. Eu confesso que no começo detestava Amanda mas isso amenizou depois, lê o segundo é muito bom também!

    euinsisto.com.br/

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor