terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Resenha: Escuridão total sem estrelas - de Stephen King

Escuridão total sem estrelas
Stephen King
Editora Suma de Letras

Sinopse: Mais nova coletânea de noveletas.
1922 (1922, 2010): Wilfred James e Arlette James são donos de 100 acres em Hemingford Home. Enquanto sua irritante esposa quer vender sua parte para uma companhia, Wilfred quer manter suas terras. A cada dia que passa, Wilfred percebe que só há uma solução para o problema. Envenenando a mente de seu filho, Henry, os dois acabam por assassinar Arlette. A história é uma narração/confissão de Wilfred sobre como ocorreu o assassinato, e a série de terríveis eventos que foi desencadeada por causa do crime.
Gigante do Volante (Big Driver, 2010): Tess, uma escritora de suspense leve, vem suplementando sua renda por anos, servindo como oradora em alguns eventos. Em um compromisso de última hora, Tess vai fazer uma palestra na cidade de Chicopee. No caminho de volta para casa, ao pegar um atalho, um evento horrível mudará sua vida para sempre; após isso, Tess descobrirá um lado negro em si mesma que nunca imaginou possuir, e não descansará enquanto não obtiver a coisa que mais deseja: vingança.
Extensão Justa (Fair Extension, 2010): Dave Streeter está sofrendo com câncer e para aliviar a angústia resolve passear. Durante o passeio, ele conhece um homem misterioso que lhe oferece um “prolongamento de vida” de duas décadas. Porém, como é regra universal do mundo dos negócios, tudo tem um preço. Irá Streeter ceder à sedutora ideia de viver mais, em troca de prejudicar seriamente uma pessoa realmente próxima a ele?
Um Bom Casamento (A Good Marriage, 2010): Darcy Anderson, casada há 27 anos, aprende mais sobre o seu marido do que gostaria quando literalmente tropeça em uma caixa misteriosa sob uma mesa na garagem. Isto é apenas a ponta do iceberg, pois as descobertas que ela fará poderão colocar não só seu casamento e família em xeque, como também sua própria vida.
Resenha

Esse livro é uma coletânea com quatro estórias do Stephen King, alguns maiores, outros menores, mas todos os contos são excelentes. Por mais longo que alguns sejam, ainda assim eles não são grandes, então não seria possível fazer uma longa resenha sobre cada. Então, ao invés disso, eu irei resumir rapidamente cada um dos contos e dar minha opinião, em uma resenha ultra mega sucinta.

1922 - Nessa estória, Wilfred, um fazendeiro nem um pouco próspero, escreve uma confissão. No ano de 1922 ele assassinou sua esposa Arlette por causa de uma briga por terras herdadas por sua esposa. Em sua confissão Wilfred narra em detalhes o início da disputa e tudo o mais o que ocorreu, como ele até mesmo envenenou o seu filho contra a mãe. Esse conto foi o meu segundo favorito, o autor conseguiu me transportar para o ano de 1922 e para a mente Wilfred. O conto me prendeu completamente, não consegui parar de ler até descobrir como Wilfred conseguiu se livrar do assassinato, tudo que aconteceu após o crime.
E será que o inferno existe mesmo? Ou fazemos o nosso próprio inferno aqui na Terra?
Gigante do Volante - Esse conta a estória de uma autora, que acaba vendo a sua vida se transformar em uma verdadeira história de terror e suspense. Eu poderia dizer muitas coisas sobre esse conto, mas como ele foi o meu preferido, eu prefiro não revelar muito. Basta dizer que a estória é extremamente boa. Para quem não sabe, essa estória foi adaptada para um filme. Eu não sabia, mas quando estava lendo eu me lembrei de um filme em que esbarrei enquanto navegava pelos canais, não cheguei a assistir nem 5 minutos (graças à Deus), mas sei lá porque me lembrei dele. Aí eu fui conferir e era realmente uma adaptação.
Quando se tratava da perversidade humana, parecia não haver limites.
Extensão Justa - Essa é a estória mais curta e a que eu menos gostei. Ela conta a estória de um homem que está com câncer terminal quando encontra por caso, na beira de uma estrada, um vendedor com uma proposta irrecusável. Essa estória eu não achei muito interessante, talvez eu estivesse esperando por algo mais, um algo que não aconteceu. Não chega a ser ruim, pois meio que baixou curiosidade sádica em mim que me fez querer o que mais poderia acontecer. Você vai entender do que estou falando quando ler.
(…) todo mundo odeia alguém em algum momento.
Um bom Casamento - Darcy está casada há 27 anos e acredita que conhece completamente seu marido. Porém isso muda em uma noite, quando tropeça em um pequeno segredinho do seu marido. Ela agora terá de decidir o que irá fazer. Eu gostei bastante dessa estória, pois expressa muito bem o fato de nunca realmente conhecermos uma pessoa. Todo mundo tem os seus segredos, alguns são mais escuros do que outros.
Agora, após todos esses anos, ela finalmente havia encontrado o caminho através do espelho. Só que não havia nenhuma garotinha esperando na Casa Sombria. Em vez disso, havia um Marido Sombrio, alguém que estivera vivendo atrás do espelho o tempo todo, e fazendo coisas terríveis por lá.
Todas as quatro estórias foram ótimas de se ler e eu realmente não consegui abandonar o livro no meio de uma delas. Eu não sou muito fã de coletâneas, mas esse livro eu realmente amei, tanto que dei 5 estrelas para ele. Os personagens da estória são bem reais, o que faz que você simpatize com eles rapidamente e em outros casos, o odeiem rapidamente. A edição do livro está maravilhosa, seguindo o título, o livro é totalmente preto, desde a capa até a lateral das folhas. Se você gosta de estórias perturbadoras, típicas do Stephen King, não irá ficar decepcionado com esse livro. Boa leitura!

Classificação




Sobre o autor

Stephen King era um leitor fanático dos quadrinhos EC's horror comics incluindo Tales from the crypt, que estimulou seu amor pelo terror. Na escola, ele escrevia histórias baseadas nos filmes que assistia e as copiava com a ajuda de seu irmão David. King as vendia aos amigos, mas seus professores desaprovaram e o forçaram a parar.
De 1966 a 1971, Stephen estudou Inglês na Universidade do Maine em Orono, onde ele escrevia uma coluna intitulada "King's Garbage Truck" para o jornal estudantil, o Maine Campus. Ele conheceu Tabitha Spruce lá e se casaram em 1971. O período que passou no campus influenciou muito em suas histórias, e os trabalhos que ele aceitava para poder pagar pelos seus estudos inspiraram histórias como "The Mangler" e o romance "Roadwork" (como Richard Bachman).







6 comentários:

  1. Oi, Patrícia.
    Eu adoro o King! E faz um bom tempinho desde que li um livro dele.
    Ler um pouquinho sobe cada estória me fez sentir uma saudadinha lá no fundo.
    Suas impressões me pareceram muito agradáveis e eu fiquei bastante curiosa para ler.
    Um super beijo!
    Thamiris Dondóssola, Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo o King e cada um desses de contos sem dúvidas valeram mais do que muitos livros.

      Bjs.

      Excluir
  2. Olá!
    Adoro a capa desse livro de King e tenho muita vontade de ler.
    Não sabia que eram contos, me interessei ainda mais pela leitura. Todos os contos me chamaram atenção, mas Gigante do volante foi o que mais me deixou curiosa.
    Espero ler em breve.
    Beijos.


    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fui conquistada pela capa antes mesmo de saber do que era o livro. Sem dúvidas, mesmo que eu não tivesse gostado da sinopse, eu acabaria comprando livro.

      bjs.

      Excluir
  3. OOi!
    Apesar dos seus comentários positivos, o livro não chamou minha atenção, pois não curto terror. Sou muito medrosa! hahah Mas que bom que ele te predeu, mesmo não sendo fã de coletâneas.:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas esses estória não são de terror, são muito mais psicológicos. Pode confiar, não é para dar medo. Bem, dá medo, mas não esse tipo de medo.

      bjs.

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor