terça-feira, 1 de agosto de 2017

Resenha: Guerra do Velho - de John Scalzi

Guerra do Velho
John Scalzi
Editora Aleph
Sinopse: A humanidade finalmente chegou à era das viagens interestelares. A má notícia é que há poucos planetas habitáveis disponíveis – e muitos alienígenas lutando por eles. Para proteger a Terra e também conquistar novos territórios, a raça humana conta com tecnologias inovadoras e com a habilidade e a disposição das FCD - Forças Coloniais de Defesa. Mas, para se alistar, é necessário ter mais de 75 anos. John Perry vai aceitar esse desafio, e ele tem apenas uma vaga ideia do que pode esperar. "Guerra do Velho" é frequentemente comparado a um dos maiores clássicos da ficção científica: Tropas Estrelares, de Robert Heinlein. O próprio Scalzi já confirmou que Heinlein é uma das suas maiores influências e que a obra foi escrita seguindo os princípios que ele acredita serem próprios da escrita do autor que tanto admira. Scalzi é um dos principais nomes da ficção científica contemporânea. Ganhador dos prêmios Hugo e Locus, o autor conquistou público, crítica e mercado. Em fevereiro de 2015, fechou um contrato com a editora Tor Books de cerca de $3,4 milhões, para publicar 13 livros nos próximos 10 anos. O canal SyFy está produzindo uma série de TV – chamada Ghost Brigades – como adaptação do livro, e a Paramount já comprou os direitos para levar a história para as telas do cinema.
Resenha

No futuro a humanidade finalmente conseguiu fazer viagens interestelares. Finalmente estamos desbravando o universos, e como muitos acreditavam, nós não estávamos sozinhos. Existem inúmeras raças no universos, sendo que nós nem conhecemos todas ainda, mas infelizmente o número de planetas habitáveis não é tão vasto assim. Então o que ocorre é que todos estão literalmente em guerra, uns com os outros, com poucos ou nenhum aliado. O objetivo é simples, conquistar o maior número possível de planetas habitáveis, passando por cima de qualquer outra raça, e garantindo a colonização. Todas as raças estão fazendo exatamente isso, incluindo os terráqueos. 

Depois de mais de um século conquistando e colonizando planetas, os terráqueos já estão com um esquema bem montado, por assim dizer. As forças que atuam no espaço não estão subordinadas a nenhum governo da Terra. Na verdade a tecnologia dos saltos espaciais está patenteada e por isso os governos dos países não conseguem nem ao menos sair do nosso planeta. Se você quiser desbravar o universo, só existe um caminho, se escrever para as Forças Coloniais de Defesa, as FCD, quando fizer 75 anos. Depois de cumprir o período obrigatório de serviço lutando contras outras raças e defendendo as colônias, assim como a Terra, você ficará livre para viver em qualquer planeta colonizado, mas nunca mais poderá voltar para a Terra.

Os soldados são impedidos de voltar à Terra devido ao mesmo motivo que faz com que velhos de 75 anos sejam soldados. As FCD de alguma forma, desconhecida para todos da Terra, consegue rejuvenescer (ou algo que o valha) esses velhinhos, os tonando aptos para combaterem nessa guerra, e também garantido aos mesmos mais anos de vida. Como todo idosos já está mais do que cansado da velhice e talvez porque também já estejam com medo da morte, a taxa de alistamento é bem grande, mantendo assim as FCD sempre suprida de soldados.

E um desses soldados será John Perry. Ele e sua esposa resolveram que iriam se juntar à FCD quando fizessem 75 anos, porém sua esposa faleceu muitos anos antes dessa idade, o deixando sozinho. Viúvo por mais de uma década, sem ter muitos mais anos de vida e com o filho já bem encaminhado na vida, John decide seguir em frente com o plano de alistamento, deixando a Terra e toda a vida que sempre conheceu para trás, para mergulhar de cabeça no desconhecido.

Para não revelar muito mais sobre a estória, eu vou parar por aqui na descrição da estória do John. Mas o que posso dizer é que a vida dele realmente irá mudar completamente, ele irá deparar com mundos e raças totalmente diferentes de tudo que poderia imaginar. A vida no espaço não é nem um pouco fácil, e por isso mesmo é que existe as FCD. Como soldado, ele acabará participando de inúmeras batalhas. A personalidade do personagem é maravilhosa, com um senso de humor único, sem dúvidas a leitura do livro ficou ainda melhor por causa disso. A narrativa do livro é extremamente fluida, mais do que isso, é totalmente viciante. Esse é um daqueles livros facilmente devorados.

Os mundos, raças, batalhas, tecnologia, etc. são descritos de forma perfeita, não tem como você não se sentir lá, junto com o John. Como a sinopse diz, ao longo da leitura a estória me lembrou de Tropas Estelares, eu amei todas aquelas batalhas com os alienígenas. E sendo assim, fiquei louca para poder ver isso em um filme ou seriado. Eu acabei dando 5 estrelas e favoritando o livro. Sem a menor sombra de dúvida, eu recomendo esse livro maravilhoso. Se você já curte o gênero, você vai amar tanto quanto eu. Se ainda não curte, sem dúvidas esse livro será a sua porta de entrada para o gênero, correndo o risco de nunca mais querer sair.


Classificação


Sobre o autor
John Scalzi é escritor, editor e crítico de cinema. Ex-presidente da Science Fiction and Fantasy Writers of America, já ganhou os prêmios Hugo e Locus, além do prêmio John W. Campbell de Melhor Escritor Estreante com Guerra do Velho, seu primeiro romance. Entre seus livros estão Red Shirts e Lock In. Scalzi mora em Ohio, nos Estados Unidos, com a esposa, a filha e vários animais de estimação.





13 comentários:

  1. Olá, eu já tinha visto a capa desse livro por aí mas não fazia ideia de que a história era tão fantástica! Achei super interessante a ideia desses "velhos" que se alistam e rejuvenescem, já quero ler!

    ResponderExcluir
  2. Oiii Patricia tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não me agradou tanto o quanto eu gostaria, apenas na parte de rejuvenescimento e saber que pessoas mais velhas também poderão ler, ótima resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?
    Nunca havia visto esse livro por ora a premissa não me chamou tanto a atenção então dessa vez passo a dica. Mas é muito bom livros que são para todas as idades.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, Patrícia! Tudo bem?

    Guerra do Velho foi uma leitura que realizei pouco após o lançamento, posso dizer que é uma leitura envolvente, divertida e original. É um livro de qualidade que vai ter a sua continuação publicada agora em agosto ou setembro pela Editora Aleph. Gostei da sua resenha e impressões!

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Dessa vez passarei a dica. Apesar de suas ótimas impressões e descrição bem detalhada sobre o enredo, não me senti atraída pela história.
    De qualquer forma, a sua resenha está muito boa dando uma boa noção do que pode-se encontrar na história. Parabéns!!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Simplesmente amei a premissa! John parece ser um personagem bem determinado já que resolve colocar o plano de anos atrás em prática. Estou bem curiosa para conferir as aventuras desse jovem senhor pelo espaço e conferir a ambientação, já que você diz que as descrições são incríveis e que é possível sentir-se ao lado de John em sua empreitada.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? É uma das ficções científicas que mais tenho curiosidade. Acho a sinopse e a premissa fantásticas, além de dar um ar misterioso. Só vejo elogios da escrita do autor, e até agora nenhuma reclamação. Com certeza dica anotada! Adorei.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi! Ainda não li uma história assim...
    Achei fantástico dele colocar o plano em ação.A capa me chamou muito atenção!
    Bjos.
    http://keilyces.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não sou muito de ler livros de ficção cientifica, já tentei e me dão sono rs' mas lendo a sua resenha, gostei da premissa do livro, parece ser uma história eletrizante, que não deve ser entediante. Não sei se leria por agora, mas quem sabe algum dia. ótima resenha!

    beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tenho visto comentários positivos sobre a obra e fico curiosa para realizar essa leitura também. Deve ser um bom livro. Muito boa sua resenha, bjoooooo

    ResponderExcluir
  11. Oi Patricia,
    Já estou com esse livro na minha Wish List desde o dia que ele foi lançado. Gostei muito da sinopse do livro. A sua resenha só me fez querer ler ainda mais esse livro. Também gosto muito Tropas Estrelares [risos].
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  12. Oie
    lembro que recebi assim que lançou e o colunista do blog leu. Ele amou, achou muito original e interessante o que me fez ficar bem curiosa também

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu tenho uma amiga que estava lendo esse livro, ela disse que é muito e eu fiquei muito curiosa para ler :) Estou pensando em pegar emprestado, rs
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor