segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Resenha: Cidade dos Fantasmas - Daniel Waters

Cidade dos Fantasmas
Daniel Waters
Páginas: 304
Editora: Jangada

Sinopse
Após uma catástrofe que matou milhões de pessoas, uma fenda se abre entre as dimensões e as cidades passam a ser assombradas por fantasmas. Verônica não passa um dia sem ver um fantasma, mas eles não a assustam. Porém, os fantasmas estão ganhando força e começam a aparecer com muito mais frequência. Ela e seu colega de classe Kirk, investigam por quê e descobrem uma história sinistra: August, seu professor de história, não se conforma que a sua filha não voltou do mundo dos mortos como fantasma e acha que para isso acontecer ela precisa primeiro se apossar de um corpo, e que Verônica é a pessoa certa para abrigar o espírito da filha. Mesmo que esteja errado, que mal há em criar mais um fantasma, se já existem tantos!

Resenha

Cidade dos fantasmas é um livro que se passa alguns anos após um tipo de arrebatamento que fez com que milhões de pessoas morressem em todo o mundo no mesmo dia, não se dá muito detalhes desse acontecimento na trama. De alguma forma abriu-se uma fenda entre o mundo dos vivos e dos mortos e vários fantasmas passaram a ser vistos por todos, não como fantasmas assombrando, mas como se fosse uma espécie de lembrança que se repetisse diariamente, os fenômenos geralmente aconteciam por alguns segundos e sempre se repetiam da mesma forma, como por exemplo a protagonista Verônica tinha sempre pela manhã na sua casa a aparição de seu falecido pai, lendo um jornal, bebendo um café e após sorrir desaparece.

As aparições se tornaram tão normais que ninguém mais se assusta, alguns casos as pessoas ficam esperando para ver as aparições, no caso da mãe de Verônica ela não conseguia seguir em frente vendo seu marido todas as manhãs e acabava se tornando um momento onde ela parava tudo somente para ter mais alguns segundo olhando seu amor.

O mais assustador da trama não são as aparições e sim o que elas provocam nas pessoas, como por exemplo o professor de Verônica que não se conforma de não ter sua filha de volta dos mortos e acabou se tornando um assassino por achar que pode trazer sua filha de volta à vida se assassinar uma menina na mesma idade dela e no dia e hora da sua morte. A morte da menina foi antes do acontecimento e em 29/02, ou seja, ele de 4 em 4 anos tentava trazer a filha de volta dos mortos, na sua terceira tentativa o seu alvo será a protagonista Verônica.

O livro tem um ritmo bom e trabalha muito o lado psicológico dos personagens principalmente a loucura do professor, porém o fato de estar a mostra para o leitor e para os próprios personagens quem é o vilão perde-se um pouco de suspense. Eu também senti falta de uma maior explicação sobre o acontecimento que gerou tantas mortes e explicação sobre falta de padrões que começaram a surgir sobre as aparições. No geral foi uma ótima leitura que poderia ter sido mais explorada. Recomendo a leitura para os fãs do mundo sobrenatural e agora vou ficar aguardando a chegada do filme que já teve seus direitos comprados.




Sobre o autor:


Daniel Waters é autor da aclamada série de horror Generation Dead. Ele mora com a família em Connecticut, nos Estados Unidos.



12 comentários:

  1. Oi Dani

    O enredo desse livro me chama muito atenção, deve ser angustiante ver o espectro da pessoa fazendo a mesma coisa sempre. Bem interessante tb rsrsrs quero ler!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua resenha, sério. Até a capa desse livro me deu um certo medo. Mas confesso que não faz meu gênero então deixarei a dica passar.
    Mas parabéns pelo trabalho.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani,
    Já tinha lido a sinopse desse livro antes e tinha ficado interessado. Gosto de histórias sobrenaturais. Mas pelo que entendi da sua resenha, o livro é mais um thriller de gato e rato do que um thriller sobrenatural.
    Meu interesse diminuiu.
    Beijos,
    André, do Garotos Perdidos
    www.garotosperdidos.com

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?
    Estou vendo tantas resenhas desse livro ultimamente que até estou me sentindo excluída hahahahha
    Preciso ler :3
    A proposta dele realmente me atrai. Parece um livro que tem tudo para me agradar. Tomara que esse seja o caso ahahhah
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Dani!
    Bem que eu achei que esse enredo daria um ótimo filme...hehe. Me lembrou uma versão dark de Ghost Busters (o original pq a recente não deu para assistir) ou talvez a versão adulta do livro A Mediadora, já leu?

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  6. Hey, Dani!
    Nossa, que livro tenso!Parece bastante surpreendente e original, mas eu com certeza não teria coragem de lê-lo de jeito nenhum! haha.Sou muto medrosa!
    Mil beijokas entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá
    eu recebi o livro e ao ler a sinopse fiquei mega curiosa, não vejo a hora de ler e espero adorar pois curto bastante o gênero e trama parece ser realmente muito boa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Dani! Eu não conhecia esse livro. Ele parece ter uma história bem diferente e que me deixa curiosa, mas eu sou bem medrosinha com esses temas, então não encararia a leitura!rs Mas parabéns pela resenha! Está muito boa!

    Beijos,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie Dani, tudo bem? Não tinha ouvido falar do livro ainda, parece que mexeu bastante contigo, hein? Não é algo que eu leria, gosto do gênero só para filmes, livros assim não me prendem muito.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Gostei bastante da premissa do livro pelo fato de não ter lido nada parecido até agora e, portanto, achei criativo e inusitado.
    Desconhecia a obra, mas adorei a capa. Não é um gênero que tenha hábito de ler, mas quero conferir o lado psicológico dos personagens bem trabalhado e também quero saber se concordaria com você que essa parte de ocorrer tantas mortes não foi bem explicado.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Adoro toda essa coisa de fantasmas e tudo mais. Achei a premissa muito interessante, com certeza é um livro que eu adoraria ler.

    Beijos
    http://www.mundoinvertido.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Me interessei completamente por este livro hahahaha
    Nem sou muito fã de sobrenatural, mas a história me atraiu, não sei se por conta das aparições simplesmente aparecerem ou por nunca ter lido algo assim. Quero bastante ler.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor