sábado, 22 de outubro de 2016

Resenha: Hellraiser - de Clive Barker

Hellraiser
Renascido do Inferno
Páginas: 160
Editora DarkSide Books

Sinopse
Escrito em 1986, Hellraiser – Renascido do Inferno apresentou ao público os demoníacos Cenobitas, personagens criados por Clive Barker que hoje figuram no seleto grupo de vilões ícones da cultura pop como Jason, Leatherface ou Darth Vader. Toda a perversidade desses torturadores eternos está presente em detalhes que estimulam a imaginação dos leitores e superam, de longe, o horror do cinema.

Clive Barker escreveu o romance Hellraiser – Renascido do Inferno (The Hellbound Heart, no original) já com a intenção de adaptá-lo ao cinema. O cultuado filme de 1987 seria sua estreia na direção, e ele usou o livro para mostrar todo seu talento como contador de histórias a possíveis financiadores. Nas palavras do próprio Barker: “A única maneira foi escrever o romance com a intenção específica de filmá-lo. Foi a primeira e única vez que fiz assim, e deu resultado”.

De leitura rápida e devastadora, Hellraiser – Renascido do Inferno conta a história de um homem obcecado por prazeres pouco convencionais que é tragado para o inferno. Inspirado nas afinidades peculiares do autor, o sadomasoquismo é um tema constante em sua arte.
Resenha

A maioria já deve conhecer Hellraiser através do filme de 1987 que devido ao sucesso desencadeou uma grande franquia de filmes, eu assisti confesso que tem muito tempo e não me lembrava de praticamente nada, apenas da aparição dos cenobitas, então quando a Darkside lançou o livro que deu origem ao filme fiquei empolgada em poder ler e poder rever o filme, nada melhor que aproveitar o mês do Halloween para ler esse clássico do horror.

O livro se inicia com Frank um homem que que leva uma vida louca, vende drogas e não se prende a nenhuma mulher, suas aventuras já não lhe proporcionam mais tanto prazer e ele segue em busca de mais, até ouvir falar na Caixa de Lemarchant que irá lhe proporcionar o maior dos prazeres. Então ele consegue finalmente a caixa e percebe que ao invés de muitas mulheres virgens e sexo inesgotável aparecem criaturas estranhas e assustadoras vindas de outra dimensão e que o prazer que eles oferecem não é nada parecido com o que ele estava esperando.

Passada essa primeira parte o leitor é apresentado ao irmão de Frank e sua esposa que estão se mudando para a casa antiga da família. Desde um pouco antes do casamento deles, Frank está sumido, sendo que ele acabou transando com a noiva do irmão quando ela estava vestida de noiva e isso fez com que Julia deixasse de pensar no marido e só pensar em Frank. A casa nova faz com que Julia sinta a presença de Frank muito forte e é aí que o terror começa a entrar em cena.

Não vou me estender mais porque a estória já é curta e não quero contar mais para não estragar a surpresa, embora muitos já saibam através do filme. Gostei muito da narrativa do Clive Barker, você se pega lendo vorazmente e não consegue parar, ele fala de sexo sem ser vulgar o que gostei bastante, pois isso me incomoda demais em alguns livros.

Não posso deixar de elogiar o trabalho maravilhoso da Darkside nesse livro, um dos mais belos da editora em uma capa de couro preta com detalhes em dourado na Caixa de Lemarchant. 



Sobre o autor:

Clive Barker (Liverpool, 5 de outubro de 1952) é um escritor, produtor de cinema, pintor e dramaturgo inglês. Clive Barker escreve o que costuma descrever como literatura Fantástica e horror. Em 2007 concluiu seu trabalho no game "Jericho". Neste momento vive em Los Angeles com o seu marido David Armstrong.

6 comentários:

  1. Olá, Dani.
    Esse gênero, terror, não é dos meus preferidos. Por isso, não conhecia o filme nem o livro, mas sua resenha soube despertar minha curiosidade. Fiquei pensando no que seria esse prazer diferente do que Frank estava procurando.
    A Darkside sempre desempenha um ótimo trabalho gráfico e com esse livro não foi diferente.
    Abraços.

    Papel, Palavra, Coração

    ResponderExcluir
  2. Oi. Também não recordo tanto do filme 1987. Estou precisando ler clássicos de Horror, li poucos por medo mesmo. ontem conversava com uma amiga como eu era impressionável, morria de medo, hoje dou risada, mas descobri que meu medo já não é tão grande há pouco tempo. Esse livro chama muita minha atenção e já coloquei me minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  3. A Darkside realmente faz um trabalho incrível com seus títulos. A resenha tá muito boa e só me instigou mais ainda a querer ler esse livro, que já estou de olho há algum tempo.

    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. A Darkside arrasa no trabalho grafico dos livros, né?
    Sabe que pela imagem eu me lembro do filme, mas mesmo com a sua resenha não consigo me lembrar da história o que me faz pensar que não assisti...
    Horror não é o meu forte - eu acho que sou a mais medrosa das leitoras, mas esse parece ter uma história interessante e que vale a pena arriscar. Ainda não sei, mas quem sabe?
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Nunca assisti ao filme, mas tenho coragem de conhecer a história pelo livro. Todo mundo fala super bem. E além disso, ando me arriscando mais pelo gênero terror.
    Darkside sempre arrasa.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Confesso que não conhecia o filme e muito menos o livro... É uma ótima leitura justamente pelo dia das bruxas! Eu adoro livros e filmes de terror, e pelo que você contou, é uma história que eu adoraria ler. Obrigada por compartilha-la :D

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor