quarta-feira, 22 de março de 2017

Resenha: Present - de Boichi

Present
Boichi
Páginas 40
Romance/Drama/Ficção/Josei


Não colocarei sinopse porque tem Spoilers.
Desculpe.


Resenha:

O Prólogo se inicia no passado numa noite de natal com a protagonista Hanako entregando um presente ao seu professor Sr. Makao, o que veio a seguir do gesto doce e inocente, foi uma declaração de amor surpreendendo-o e deixando-o desconcertado. Claro que além da ética profissional o professor tem ciência que existe uma diferença grande na idade entre eles. Mas, Hanako é obstinada e faz promessas das quais pretende cumprir.
- Quando eu me formar, não serei mais sua aluna... Então, quando isso ocorrer, você poderá me amar abertamente...
- ME-MEUS... ALUNOS SERÃO SEMPRE MEUS ALUNOS!

Já no presente encontramos Hanako em uma situação muito delicada, ela está acordando em um quarto de hospital com o Sr. Makao debruçado sobre ela chamando-a preocupado. E é a partir desse momento que tudo fica confuso tanto pra Hanako, quanto para nós leitores. 

Os "acontecimentos do passado" vão sendo revelados gradativamente como peças de um quebra-cabeças, até chegarmos a sua condição atual. Sabemos apenas que Hanako tem uma doença misteriosa que é revelada logo nas primeiras páginas e que o resto da trama, são consequências dessa doença. De forma que todos os envolvidos terão que esconder suas emoções prol a felicidade de Hanako. 

Não poderei falar mais que isso, bem que eu queria. Como o mangá é curtinho, se falar mais dele estarei entregando a estoria toda e sei que vocês não querem isso. Certo?

Present foi escrito e desenhado por Boichi, o mesmo criador de "Sun-Ken Rock" e "Hotel". É um mangá estilo "one-shot" ou seja, volume único, com uma pegada dramática que nos deixa de queixo no chão, pois além de ser bem construído tem um desfecho marcante e emocionante, onde o elemento surpresa supera as expectativas. Apesar que se lermos com atenção, veremos que muitas dicas foram deixadas no ar. Pois, quando voltei pra tirar algumas dúvidas, eu pude claramente vê-las piscando em fluorescente dizendo-me:"Por que a dúvida? Estou aqui!". Seria um final previsível se eu tivesse de fato prestado a atenção nos detalhes.

Também quero ressaltar que os traços dos personagens são impecáveis, podemos distinguir com clareza as expressões. Além de apreciar o cenário bem desenvolvido, podemos somar com a estoria bem construída. Bingo! Mais um mangá para meus favoritos.

Esse mangá é bastante reflexivo, encontramos a promessa do amor eterno, a perseverança, esperança e a entrega.


Sobre o autor:
Boichi desde sua infância pretendia ser um mangaca, se formou em física na faculdade como preparação para desenhar obras de ficção científica, e também para aprender a tecnologia de imagem de desempenho.
Em 1993, enquanto estudava, publicou em uma revista de mangá seu primeiro mangá shoujo.
Em 2004, ele entrou no mundo do mangá japonês. Seu "Ultimate Space Emperor César", série mensal distribuído pela "Comic Gum", foi seu primeiro tankoboun (Série em um único mangá) no Japão. Atualmente ele está serializando "Sun-Ken Rock".
Em 2006, ele lançou duas obras completas de ficção científica; "Hotel" e "Present" .

Onde ler PRESENT traduzido: http://centraldemangas.org/online/present/Unico#1


16 comentários:

  1. Olá,

    Eu não me simpatizo muito com mangá, por isso vou ter que deixar a dica passar. Eu já tentei fazer a leitura de alguns e não consigo absorver muita coisa, isso é um problema meu, mas tenho amigos que gostam e irei recomendar a resenha para eles darem uma lida! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não manjo nada de mangás e me sinto um agrande ignorante por causa disso. O pouquinho que você deixou sobre o traço, me fez desejar conhecer a obra.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Muito bom conferir um pouco a respeito desse mangá, faz tempo que não leio um, então fiquei bem curiosa para conhecer esse. Fiquei curiosa a respeito dos personagens e de seus desenvolvimentos e é uma pena que a sinopse já apresente spoilers, que chato isso né!
    Beijos., F

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nizete!
    Gosto bastante quadrinhos. Sejam eles orientais ou ocidentais, contanto que a história me agrade.
    Essa premissa me instigou. Quero muito saber como Hanako e o professor acabaram se envolvendo. Pelo que vejo a Hanako não lembra de nada, né? Ah! Esse é um mangá único?
    Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá!!

    Eu nunca li nenhum mangá! será que esse é um bom começo?? me indica um lindo plx!

    Adorei o post! apesar de nunca ter lido esse estilo , fiquei bem curiosa e interessada!

    Beijos!
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie amore,
    Não tenho hábito de ler mangás, mas, alguns ainda abro exceção. Esse mesmo me chamou atenção por ser reflexivo.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  7. Adoro mangás e adorei o enredo desse. Anotei o nome dele aqui para depois procurá-lo para adquirir. E gostei ainda mais por não se tratar de uma série rs Séries de livros me prendem e de mangás me dão agonia, porque nem sempre encontramos a sequência deles com facilidade. Agradeço a dica!

    |amorlivresco.wordpress.com|

    ResponderExcluir
  8. Sou daquelas pessoas que acha muito interessante a cultura pop japonesa, mas nunca foi muito a fundo nela haha. Vi poucos animes e ler mangás, menos ainda. Eu nem sabia que tinham esses one-shot! Agora fiquei interessada, vou até ler esse que você disponibilizou.

    E cara, eu AMO histórias que deixam a gente com dúvida e vão explicando as coisas aos poucos, é sempre uma sensação de confusão gostosa haha Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Não sou muito de ler mangás mas confesso que esse me deixou muito curiosa pela carga dramática que traz! Quero saber os acontecimentos passados e o que levou a personagem a cama de hospital!
    Quanto aos one-shot, nem sabia que existiam! Para mim todos os mangás eram séries ><" (vivendo e aprendendo!)
    Amei a indicação! Onde encontro para comprar?

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Oie! Tudo bem?

    Amei a dica! Até porque estou entrando nesse mundo de Mangás agora, e quanto mais dicas como essa melhor! Com certeza faz o meu tipo de história e irei atrás para ler e conhecer melhor a história do mangá!

    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Olá Nizete,
    Não conhecia esse Mangá e não fiquei interessada em fazer a leitura, pois não gosto muito de livros assim. Achei legal os acontecimentos do passado terem sido divulgados de pouso em pouco.
    Vou deixar a dica passar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Olá, Nizete

    Eu não curto mangá, nunca curti, nem quando era mais nova. Mas antigamente eu até curtia alguns animes, que às vezes nascem de um manga. Interessante saber que é uma história mais reflexiva. Fiquei curiosa para saber qual e a doença...

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Boichi <3 ESSE MANGÁ ME DEIXOU DOIDA haha fiquei muito confusa no "começo", mas como a hitória é curtinha, acabei entendendo em algum momento haha. Fora isso, o traço é muito lindo :3 bjus!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Não tenho costume de ler mangás, mas adoro boas indicações. Achei muito estranho a sinopse ter spoiler, acho que o pessoal que a fez não prestou muita atenção hahahaha Gostei muito da trama e das ilustrações, com certexa vou deixar essa dica anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi.
    Eu ainda não li nenhum mangá. Tenho vários na minha lista, mas estou com um mantra novo: "Não posso comprar livros novos antes de ler os que tenho em casa..."
    Mas já acrescentei esse a minha lista, e, na verdade, vou ler ele antes, justamente por ser curtinho e em volume único... Quero ver se me adapto a narrativa.
    Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Adoooro mangás one-shot, huahuah! Não tenho paciência de ficar esperando volumes novos saírem!
    Os traços do mangá parece ser incrível, e isso que pesa para mim, mais que a história, para me prender na leitura. A estética é muito importante..

    Não conhecia esse que você apresentou, a leitura está anotada!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor