quinta-feira, 30 de março de 2017

Resenha: Labirinto - de Jim Henson / A.C.H Smith

Labirinto
Jim Henson / A.C.H Smith
Editora DarkSide

Sinopse: Trinta anos sem perder a magia. Tudo começou em um pequeno “labirinto” real na cabeça de James Maury, mais conhecido pelo nome de Jim Henson. O cartunista, músico, roteirista, designer e diretor sabia acessar como ninguém o coração das pessoas e o seu maior dom foi dar vida a seres inanimados. A nova geração pode não lembrar do seu nome, mas com certeza tem seus personagens gravados na memória: Os Muppets, Vila Sésamo, Muppets Babies e até a inesquecível Família Dinossauro. Além deste, Henson também criou fábulas como “Labirinto”, em parceria com George Lucas, filme que encantou toda uma geração quando foi lançado, há 30 anos, com David Bowie como Jareth, o Rei dos Duendes, e também responsável pela trilha sonora, e uma jovem Jennifer Connelly no papel de Sarah, a protagonista que deseja que os duendes levem Toby, seu meio irmão e – para seu espanto – é atendida. Arrependida, ela é desafiada pelo Rei dos Duendes a atravessar o sombrio Labirinto, repleto de perigos e seres mágicos.
A novelização de Labirinto finalmente é publicada em português, em uma edição à altura do mestre. Escrita por A.C.H. Smith em parceria com Henson, a edição apresenta pela primeira vez as ilustrações dos duendes feitas por Brian Froud, que trabalhou no filme, além de trechos inéditos e nunca vistos com 50 páginas do seu diário, detalhando a concepção inicial de suas ideias para Labirinto, comemorando os 30 anos do filme em grande estilo.
Resenha

O grande sonho de Sarah é seguir os passos de sua mãe e se tornar uma grande atriz. Ela não mora com a mãe, e sim com o pai, a madrasta e seu meio-irmão, o bebê Toby. Como quase toda adolescente, ela se sente injustiçada e perseguida pela família. Mas ironicamente, ela não vê nenhum defeito na mãe que praticamente a abandonou e que agora vive com o seu também famoso namorado.

Treinando para realizar o seu sonho de atriz, Sarah está decorando e interpretando o livro Labirinto, mas está tendo dificuldades em lembrar de tudo. Sua frustração aumenta ainda mais porque ela tem um toque de recolher imposto pela madrastra. Toque esse que ela vive estourando. Então, mais uma vez atrasada para voltar para casa, ela fica irritada por ter de interromper seu auto imposto ensaio, para ainda por cima ter de tomar conta do irmão para que o pai e a madrasta possam sair.

Sarah ama o irmão, mas muita vezes o odeia. Ela não sabe explicar exatamente o que sente por ele, apenas sabe que não gosta de ficar tomando conta da criança, ainda mais quando esta chorando. Ela também não gosta que entrem em seu quarto, mas a madrasta costuma entrar para pegar um bichinho de pelúcia para o bebê. E ela fez justamente isso naquela noite. Sarah então entra no quarto do bebê, fazendo tanto barulho, que o Toby acaba acordando. E começa a chorar, é claro.
Deve haver alguma coisa errada comigo, ela costumava refletir, por chegar mesmo a pensar em machucar alguém que amo tão loucamente; ou será que há algo errado em amar tanto alguém que eu odeio?
Para tentar acalmar o Toby, ela começa a recitar de cabeça um trecho do livro Labirinto. Justamente o trecho onde a personagem pede para que os duendes levem o bebê embora. Mal sabe Sarah que na verdade há duendes escutando tudo, só esperando pelo momento em que ela diga as palavras necessárias para que eles roubem o bebê. E é claro que isso acontece. Após dizer a frase certa, os duendes levam Toby embora. Ela imediatamente se arrepende de ter pedido para levarem o seu irmão e exige que o devolvam, nem mesmo a oferta de poder ver seus sonhos a faz querer trocar o irmão. Mas não é tão fácil assim pegar Toby de volta, pois Jareth, o rei dos duendes, é bem ardiloso e não o quer devolver.
“Você pensa que é muito esperta”, disse Hoggle. “Sabe por quê? Porque você ainda não aprendeu nada.”
Ele diz então que Sarah tem 13 horas para recuperar Toby e que para isso ela deve atravessar o labirinto e chegar ao castelo dos duendes, para então pegar o irmão de volta. Sarah não pensa duas vezes antes de embarcar nessa jornada em busca do irmão, enfrentando o que quer que seja que apareça pela frente. E o que não irão faltar são armadilhas preparadas por em certo rei dos duendes. Além de todos os perigos que já existem no próprio labirinto.

A jornada da Sarah segue uma linha meio Alice no País das Maravilhas e O mágico de Oz. Pois ao mesmo tempo que ela encontrará vários inimigos, ela também irá descobrir grandes amigos. Sempre se surpreendendo com as coisas inusitadas que encontra, mas nunca recuando, ela irá descobrir mais sobre si mesma, amadurecendo cada vez mais.
Nada era justo. Se você esperasse justiça, sempre se decepcionaria.
Embora eu tenha assistido esse filme quando criança, eu lembrava de pouquíssimas coisas. Então, de forma geral, a leitura para mim foi muito empolgante, pois não sabia o que iria acontecer, sempre esperando pelo próximo desafio que a Sarah iria enfrentar. Além de Sarah e Jareth, a estória também conta com outros personagens, alguns mais cativantes do que outros, mas todos possuem os seus próprios méritos e de certa forma, todos acabam amadurecendo ao longo da jornada. A narrativa foi muito boa e fluída, Smith fez um ótimo trabalho na romantização do filme, então por mais que a estória originalmente não pertença à ele, seu trabalho também deve ser reconhecido. Essa edição maravilhosa do livro, que também possui capa dura, está recheada de diversas ilustrações do Brian Froud. Elas aparecem no início de cada capítulo e tem várias no final do livro. No final também tem uma cópia das anotações de Jim de antes do filme ser produzido, algumas de quando ele tinha acabado de pensar na estória. O livro é repleto de aventura e magia e sem dúvidas uma ótima escolha para quem curte fantasia.
Afinal, a vida é uma espécie de Labirinto, com todas as suas voltas e reviravoltas, seus caminhos retos e seus ocasionais becos sem saída.

Classificação


Sobre o autor

James Maury "Jim" Henson (24 de setembro de 1936 - 16 de maio, 1990) foi um "American puppeteer", artista, cartunista, Imagineer, inventor, roteirista, diretor de cinema e produtor americano, mais conhecido como o criador dos Muppets. Como um manipulador de marionetes, Henson realizou vários programas de televisão, tais como Sesame Street e The Muppet Show, filmes como The Muppet Movie e The Great Muppet Caper, e criou bonecos avançadas para projetos como Fraggle Rock, The Dark Crystal e Labyrinth. Ele também foi indicado ao Oscar, como diretor, por seu curta-metragem Pedaço Time, Emmy Award-winning produtor de televisão, e fundador do The Jim Henson Company, a Fundação Jim Henson, e de Jim Henson Creature Shop.








16 comentários:

  1. Olá!
    Labirinto é um filme que marcou minha infância, sou completamente apaixonada pela história e quando soube do lançamento, pirei. Ainda não consegui ler o livro, mas pretendo em breve.
    Acho que quando for ler, vai ser como você, pois como faz tempo que assisti, não lembro de muita coisa. Estou bastante ansiosa para realizar a leitura e com a expectativa a mil.rs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oiii Patricia, tudo bem?
    Esse é um dos livros que mais despertou meu interesse vindo da Darkside depois de menina má, fico feliz que tenha trazido a resenha para nós e dica anotada, sou apaixonada por uma fantasia!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oush, que historia loucona kkkk!! Mas gostei, achei bem interessante! De inicio achei que era uma historia comum kkkk! Mas quando li a resenha vi que n era!! E eu nunca assisti o labirinto!!

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Patrícia, não lembrava que este livro tinha um filme. Eu já tinha visto o livro, mas não lido resenha dela ainda, então foi uma boa surpresa ler sua opinião. Que loucura esta dos duendes. Fiquei curiosa para conhecer o enredo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu quero esse livro, apenas isso tenho a dizer. que muito, de preferência, pra ontem. Eu não lembro nada do filme, também vi quando mais jovem.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Patrícia!
    A Darkside Books sempre manda bem nas suas edições. Eu não me conformo que não me lembro desse filme do George Lucas com o David Bowie, principalmente porque uma fantasia com duendes é a minha cara. Certamente lerei esse livro.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  7. Meeeu, preciso ler esse livro, amoo fantasias. adorei sua resenha!
    beijoos

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Também assisti ao filme a um bom tempo e não me lembro de praticamente nada.
    Adorei saber suas impressões e achei sua resenha bem detalhada! Fiquei bem curiosa para saber como Sarah irá enfrentar todo esse problema em relação ao bebê.
    É muito bom saber que praticamente todos os personagens acabam de alguma forma amadurecendo no decorrer da trama.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  9. Eu tô sofrendo muito para conseguir colocar esse livro na minha estante. Sempre que eu vejo ele em promoção, a mão do dinheiro fica até tremendo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie
    Já assisti o filme, mas já tem um tempinho. Acredito que o livro deve ser tão bom qto livro. Espero!
    Essa edição tá linda. Darkside mais uma vez de parabéns.
    Adorei a resenha. Já me deu vontade de ver o filme de novo e saber se o livro é tão bom qto.
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Oi!!
    Eu não lembro de ter visto algo sobre esse livro antes e enquanto lia a tua resenha eu fui ficando mais e mais interessada em ler ele, mas não lembro do filme, com certeza eu não assisti, mas fiquei bastante curiosa.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Olá Patricia, eu simplesmente amo essa história, que fez 30 anos ano passado. Eu cresci com meus primos assistindo esse filme e curtindo muito David Bowie. Amei quando a Darkside lançou o livro, ficou perfeito. Bjkas

    ResponderExcluir
  13. Oie
    ainda não conhecia o livro mas com certeza bateu curiosidade por ser algo tão intenso e diferente, gostei da sua dica e vou ver se consigo ler em breve, procuro algo mais diferente, bela dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu não vi o filme, e conhecia o livro mas nunca o li, nem mesmo resenhas, essa é a primeira e fiquei curiosa sobre a obra, não esperava que fosse despertar curiosidade em mim mas simmm, dica anotadissima. E adorei sua resenha, sucesso

    ResponderExcluir
  15. Também vi esse filme quando criança (várias vezes, aliás), mas como você me lembro de pouquíssimas coisas, a única certeza que tenho é que eu amava. Estou louca pra ler o livro, mas ainda não tive oportunidade. Adorei saber que a edição está recheada de ilustrações, adoro quando estão presentes!

    ResponderExcluir
  16. Já amei. Essa história tem tudo que eu gosto: duendes, aventura e muito suspense - quero muito. Se for tipo Alice já to querendo.

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor