segunda-feira, 3 de julho de 2017

Resenha: A Fazendinha - de Isa Colli

Olá Pessoal!!

Foi no inicio de 2017 que a autora Isa Colli me contatou perguntando se eu tinha interesse de conhecer suas obras e resenha-las. Me senti lisonjeada,mas expliquei que não estava fazendo novas parcerias com autores devido a minha vida conturbada. Depois que resolvi cuidar de uma senhora linda que amo muito, minha mãe, mal sobra tempo pra mim, o que dirá a vida rotineira de blogueira.

Mas, aproveitando o ensejo,apresentei um projeto pra ela que poderia nos ser útil. Como minha mãe não sabe ler e pra completar  tem a doença do Alzheimer, expliquei do meu interesse de ler livros infantis para ela. Dessa forma estaria distraindo-a e divertindo-a. e ao mesmo tempo apresentando diversos livros pra vocês.

A autora se sentiu comovida com o meu projeto de vida e logo topou fazer parte dele me doando um de seus livros.

Hoje estarei falando dele e minha experiencia de lê-lo para minha mãe.

A Fazendinha
Páginas: 36
Chiado Editora

Sinopse:
F
elícia é uma menininha muito esperta que ama as plantas e os animais. Em uma emocionante viagem à Fazenda do Senhor Zicão, diversão e aprendizado caminham juntos quando essa garotinha curiosa e seus amiguinhos experimentam as maravilhas da vida no campo. Tudo é; novidade para essas crianças da cidade grande.Para completar, ganham de presente uma verdadeira aula sobre alimentos “Bio” e passam a compreender a necessidade de se manter em harmonia com a natureza.





Resenha:

Foi com muita alegria que recebi o livro A fazendinha da autora isa Colli, publicação da Editora Chiado Kids. O Livro veio direto de Portugal para acalentar o coração de uma linda senhora, minha mãe. Como ela não sabe ler, eu teria que fazê-lo, e estava ansiosa pra iniciar a leitura. E foi uma experiência magnífica e emocionante. Claro que tive que registrar esse acontecimento em vídeo, queria captar cada emoção que ela pudesse expressar durante a leitura.

Iniciei a leitura com grandes expectativas, principalmente pelo fato do livro tratar de assuntos importantes que estariam enriquecendo a nossa vida. Como o livro trata de um passeio da menina Felícia, seus pais e amigos à uma fazenda com o objetivo de apresentá-la a origem dos alimentos e como devemos tratar a natureza. Minha mãe logo se identificou com a obra, pois na sua infância, ela crescera em um sítio rodeada de animais, riachos e plantações. Assim como no livro, na fazendo do senhor Zicão.

Aos poucos fui me emocionando ao deparar com seu olhar e sorriso de contentamento a cada página folheada e narrada. Brincamos durante a leitura, rimos e ela reconheceu alguns dos animais da fazenda. Coisa que ela aos poucos está deixando de identificar por causa da doença... Ainda pude apresentar a proposta da autora, pois, o livro tem o objetivo de divertir, ensinar e conscientizar dos valores humanos e da natureza. 
"Este tinha sido um dos motivos porque aceitaram  fazer o passeio. Mostrar aos miúdos a  boa origem dos alimentos."
O livro é de capa dura (Uhuuuuu!!) tem 35 páginas, com ilustrações lindas e muito bem feitas de André Lins.  A leitura é tão prazerosa que a gente nem sente o tempo passar. Mesmo sendo um livro curtinho o lado educacional sobressai e como já dito, enriquece a obra.

No final das contas, o passeio à fazenda não foi apenas incrível para Felícia e seus amigos, aqui do o outro lado do livro estava uma idosa feliz com esse passeio. Felícia, Fábio, Manuel e minha mãe tiveram um programa recreativo que certamente ficou marcado em suas vidas.

Indico demais essa aventura cheia de boas informações, ensinamentos e valores.
Ótima leitura pessoal!!

Sobre a autora:

Isa Colli é uma escritora ítalo-brasileira residente na Bélgica, que aos 39 anos resolveu compartilhar os livros escritos ao longo da sua vida.
Filha de pais simples, foi alfabetizada muito cedo. Tomou gosto pelas letras elaborando redações e inventando histórias para os trabalhos escolares. Desde então, o seu hobby é observar e escrever sobre tudo que se passa ao seu redor.
Isa Colli é uma pessoa livre de amarras. Em razão do seu temperamento irrequieto e contestador, ela decidiu se dedicar profundamente à vida incerta de operária da escrita, onde convida incessantemente o leitor a viajar por um mundo imaginário.
Ao contar sobre o desenvolvimento de sua carreira, ela explica que a ideia de uma morte prematura a incitou a se dedicar com mais afinco às descobertas intelectuais. As relações frustradas, a cidade onde viveu, a formação acadêmica, as dificuldades profissionais, a vida de trabalho árduo e o contexto social em que viveu, a tornaram avessa a qualquer tipo de dogma. Foi esse espírito inquieto que permitiu o nascimento da escritora que relata os fatos do cotidiano desde os 12 anos de idade.
Ao examinar as paixões, sondar o intelecto e expor as suas ideias, desnudou a vida íntima de uma mente genial capaz de dar forma a variados personagens, a lindas poesias, a contos infantis voltados para a educação e a emocionantes histórias de amor.
Uma mulher simples e afável, mas ao mesmo tempo forte e temperamental, cuja paixão pela perfeição e energia contribuem para explorar sua curiosidade, traço fundamental de sua personalidade. Isa Colli busca, através de sua escrita, inspirar e encorajar as pessoas a encontrarem seus propósitos na vida, a despeito de quaisquer dificuldades que apareçam.
Casada e mãe de dois filhos, a autora nos inspira a acreditar que as nossas ideias não constituem uma verdade absoluta. Ela nos mostra que nenhum sacrifício é demais quando temos ao nosso lado pessoas positivas e doadoras e que quando a causa a que se serve é o progresso humano, as lutas travadas vão além de seu lugar e tempo.
Hoje cuido carinhosamente das palavras. Escolhi escrever por acreditar e defender que as mudanças tão necessárias ao nosso país passam pela leitura e pela Educação de qualidade. Escrever é um processo de libertação da criatividade e dos sentidos” Isa Colli.

http://isacolli.com/

Assista o vídeo:Lendo para minha mãe





Um comentário:

  1. cara Ni, cada vez mais te admiro (como se ainda coubesse mais admiração). seu desapego ao ego, sua alegria em meio às diversidades, seu talento pra transformar lágrimas em sorrisos. adorei a resenha, mas o que me tocou profundamente foi seu gesto filial. se suas palavras me faziam voltar o olhar pra ti, sua pessoa me faz acreditar e imitá-la em tudo o que faço. bjos menina!

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor