terça-feira, 23 de setembro de 2014

Resenha: Érica - Larissa Barros Leal



Larissa Barros Leal - Érica
Talentos da Literatura Brasileira

Sinopse

Érica tinha uma vida normal em Fortaleza até a manhã em que seus pais foram mortos em seu lugar. Após descobrir que foi incluída na lista negra da Ordem das Doze Tribos de Israel, recebe um convite para se tornar uma agente da União Europeia, que luta com todas as suas forças para impedir que judeus fundamentalistas exterminem a humanidade. Enquanto isso, em Moscou, dois jovens sobrevivem a um duplo atentado que mata quase todos os seus amigos e lidam com a revelação de um segredo que envolve uma das vítimas. No Cairo, uma ONG islâmica tenta escapar de uma armadilha arquitetada pela ODTI para submetê-la ás suas decisões. Em Washington, sede da Ordem, a filha de um funcionário da Casa Branca cai em ciladas para que seu pai colabore com os radicais. Em Pequim, um filho procura o pai, há meses desaparecido... Todas essas histórias se conectam. As tensões não são apenas entre povos e religiões, mas também entre pais e filhos, amigos, casais. E a pergunta que não quer calar: conseguirá Érica salvar o mundo da destruição cada vez mais próxima?

Resenha

Tive que escolher um lançamento da Novo Século para resenhar e logo esta capa linda me chamou atenção entre as opções e quando fui ler a sinopse achei bem misteriosa e recheada de conspirações, coisa que eu adoro, então resolvi escolhê-lo e livro foi ainda mais do que eu esperava.

O prólogo conta alguns fatos históricos contra os Judeus, já na primeira parte da trama somos apresentados a vários personagens de partes diferentes do planeta.

Na Alemanha conhecemos Arnold, que comanda a Europol treinando e preparando seus agentes desde infância ou adolescência. 

Em Fortaleza conhecemos Érica, uma adolescente que após o assassinato de seus pais é convidada a fazer parte da Europol.

Em Moscou temos Ivan que sobreviveu a um ataque terrorista e sua amiga Kátia.

Em Washington, Natalie e seus amigos que foram sequestrados para obter algumas informações de seu pai.

Na China o jovem Chan sofre com o sumiço de seu pai.

No Cairo, uma ONG se alia com a Ordem das Doze Tribos de Israel, sem saber qual é a real intenção deles nessa aliança.

Parece muita informação no início mas logo nos acostumamos com todos esses personagens. A narrativa é em terceira pessoa e bastante fluída.

A trama se inicia no momento atual, onde atentados terroristas vêm acontecendo ao redor do mundo, inclusive no Brasil, a presidente Dilma renuncia a presidência alegando uma grave doença e seu vice presidente não assume, gerando então uma nova eleição.

Ao desenrolar da trama vamos acompanhar muita coisa acontecendo com todos os personagens citados acima e descobrir o que é a Ordem das Doze Tribos de Israel e quais seus planos.

Na segunda parte da trama eu já estava mais que familiarizada com todos os personagens e era quase impossível largar o livro quando as estórias começam a se entrelaçar e o leitor chega a um final de tirar o fôlego.

Minhas Impressões

Gostei muito do trabalho da editora com esse livro, desde a capa até a revisão, não encontrei nenhum erro. Gostei muito da narrativa da autora, eu costumo ficar muito perdida quando livro tem muitos personagens e no caso desse livro isso não ocorreu, consegui acompanhar tudo numa boa.

O enredo foi muito bem montado, ao meu ponta de vista a trama foi ótima, a única coisa que me incomodou um pouco foi o fato da protagonista ser jovem demais e carregar um grande responsabilidade nas costas, sei que temos muitas jovens de 15 anos que são bem maduras e aparentam ser maiores de idade, mas esse fato me incomodou um pouco. De resto foi tudo perfeito, a autora é muito boa e com certeza irei ler seus próximos livros.

Com certeza recomendo muito a leitura.
"Numa guerra não existem vencedores. Todos perdem... Por cada pessoa, soldado ou civil, que morre numa guerra, a humanidade perde um pouco de sua essência,e os países, parte de seu maior patrimônio... o melhor caminho é paz."

Classificação



10 comentários:

  1. Nossa! Não imaginava que o livro fosse desse jeito. Achei bem bolado a história e só de pensar no Brasil sofrendo um atentado terrorista, fico arrepiada! Gostei muito da resenha e da indicação, bem aceita.
    Bjim
    Ni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ni, apesar do livro passar um pouco de várias partes do mundo, a parte do Brasil me deixou assim tb, toda arrepiada só de imaginar.

      Excluir
  2. Oi
    Pela capa eu não imaginava que o tema seria esse, achei muito interessante e me surpreendi positivamente. Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a capa é bem intrigante mas não imaginamos o que realmente tem dentro do livro. Primeiro fui atraída pela capa e quando li a sinopse, já sabia que o queria.

      Excluir
  3. O Brasil está cada vez mais se engrandecendo na literatura, obras maravilhosas aparecendo e mostrando o valor do escritor brasileiro. Ótima resenha

    Kelvin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é,está mais que na hora de as pessoas valorizarem nossos talentos e não só o que vem de fora.

      Excluir
  4. Aeeeee…. conseguiu ler um livro com muitos personagens!!! Fiquei realmente curiosa em ler o livro que finalmente foi capaz de fazer conseguir essa façanha!!!
    Amei a resenha, bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrsrs muito boba.... o problema que é que alguns livros internacionais que tem muitos personagens ainda cada personagem tem nome, sobrenome e apelido e que são utilizados a todo momento, ou seja.... é muita coisa ...fico confusa... rsrsrsrs

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor