quinta-feira, 8 de junho de 2017

Resenha: Mares de Sangue - de Scott Lynch

Mares de Sangue
Nobres Vigaristas - Livro 2
Scott Lynch
Editora Arqueiro

Sinopse: Após uma batalha brutal no submundo do crime, o golpista Locke Lamora e seu fiel companheiro, Jean Tannen, fogem de sua cidade natal e desembarcam na exótica Tal Verrar para se recuperar das perdas e feridas. Porém, mesmo no extremo ocidental da civilização, não conseguem descansar por muito tempo e logo estão de volta ao que fazem de melhor: roubar dos ricos e embolsar o dinheiro.
Desta vez, eles têm como alvo o maior dos prêmios, a Agulha do Pecado, a mais exclusiva casa de jogos do mundo, onde a regra de ouro é punir com a morte qualquer um que tente trapacear. É o tipo de desafio a que Locke não consegue resistir... só que o crime perfeito terá que esperar.
Antigos rivais dos Nobres Vigaristas revelam o plano a Stragos, o ambicioso líder militar verrari, que resolve manipulá-los em favor de seus próprios interesses. Em pouco tempo, a dupla se vê envolvida com o mundo da pirataria, um trabalho inusitado para ladrões que mal sabem diferenciar a proa da popa de um navio.
Em Mares de sangue, Locke e Jean terão que se mostrar malabaristas de mentiras, enganando todos ao seu redor sem a mínima falha, para que consigam sair vivos. Mas até mesmo isso pode não ser o bastante...
Resenha

O final das Mentiras foi do jeito que a gente gosta, com muitas mortes, sangue e um gancho miserável para o segundo livro, que pela graça de Deus (e minhas leituras atrasadas) já havia sido publicado!

E assim como acontece no primeiro livro, nesse segundo a estória já se inicia no meio de um golpe. Locke e Jean já estão há 2 anos trabalhando em um misterioso golpe em Tal Verrar. Mas não é porque a estória já começa com um salto de 2 anos que nós ficaremos sem saber o que aconteceu na sequência da fuga deles de Carmorr, pois novamente o livro intercala os eventos que estão se passando no presente com lembranças do passado, embora essa narrativa não dure muito tempo dessa vez.

Mas a ação está acontecendo mesmo é no presente, onde os protagonistas acabando mais uma vez se metendo em mais de uma trama altamente elaborada com pessoas muito poderosas. Como se não bastasse todo o trabalho e mentiras relacionados ao golpe à um dos homens mais poderosos da cidade, que é quem controla os bandidos da cidade e é o dono da Agulha do Pecado, uma espécie de casino para os muito ricos, Locke e Jean acabam sendo involuntariamente arrastados para um jogo ainda mais perigoso. 

Vocês devem se lembrar de um certo feiticeiro de Kartane… bem, como era de se esperar, os feiticeiros não gostaram muito do que eles fizeram com um dos amiguinhos deles, então eles já estão de volta para atrapalhar a vida dos dois. O que acaba envolvendo eles com um homem chamado Stragos, que é o líder da marinha de Tal Verrar. Esse homem elaborou um plano para conseguir mais dinheiro e poder do conselho da cidade e para executar tal plano ele precisa de Locke e Jean. Ele ficou sabendo deles justamente por causa dos feiticeiros e então ele arranja um jeito de manipular os dois, os forçando a participar de seu esquema.

E agora, por causa de disso, Locke e Jean se vêem lançados ao mar, interpretando papel de marinheiros, mesmo não sabendo praticamente nada sobre navios. E para piorar tudo, eles estão indo em direção aos piratas, para que possam executar o plano altamente mortal do Stragos.

Esse segundo livro dos Nobres Vigaristas, nós somos brindados com uma nova perspectiva do universo do livro. Depois de termos encarado o submundo da cidade de Camorr, tendo lidado com os mais diferentes tipos de bandidos que uma cidade pode oferecer, nesse segundo nós conhecemos os piratas e todo um novo universo marítimo, com muitos personagens incríveis. Como não poderia deixar de ser, o livro é empolgante do início ao fim. Os golpes do Locke são maravilhosos e quase nos deixam tontos de tão complexo e meticulosos. O livro está recheado de ação do início ao fim, tanto na terra quanto no mar, basta dizer que o título é perfeito. Eu gostei muito dessa mudança da narrativa para os oceanos, pois ampliou ainda mais os tipos de lutas que eles enfrentam. Acabei dando 5 estrelas e favoniando esse livro. 

Mais uma vez o livro termina com um gancho, mas eu já tenho o terceiro livro então a tortura não irá demorar muito tempo! A edição do livro está linda novamente, a capa então… nem se fala. Eu nunca hesito em recomendar esse livro para os meus amigos que gostam de fantasia, principalmente para aqueles que amam um anti-herói tanto quanto eu. Mesmo que você não seja um leitor constante do gênero, não tenho dúvidas que você irá curtir esse livro.

Classificação


Sobre o autor
Scott Lynch é um escritor norte-americano de fantasia que estreou com a obra As Mentiras de Locke Lamora, primeiro volume da saga Os Cavalheiros Bastardos (do nome original Gentleman Bastard), tornando-se uma das maiores revelações dos últimos anos. Natural do Wisconsin, teve uma série de empregos até se dedicar tempo integral à literatura. Lynch é também bombeiro voluntário na sua terra natal.
O primeiro volume da série Os Cavalheiros Bastardos: As Mentiras de Locke Lamora, foi lançado em português de Portugal pela editora Saída de Emergência e será lançado em breve no Brasil pela editora Arqueiro do grupo Sextante.





9 comentários:

  1. oi
    Nossa, tem como não querer ler esse livro depois dessa resenha??? Eu já vi excelentes comentários sobre o primeiro livro, ele já está na minha lista, inclusive. Mas essa é a primeira resenha que leio da continuação. Como eu adoro piratas, acho que esse livro vai colar em mim.

    beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Oii
    Ainda não conhecia a série, então fiquei um pouco perdida com a sua resenha já que se trata da continuação. Mas gostei bastante da premissa, adoro histórias com piratas e muita fantasia, então acho que provavelmente iria gostar deste livro, mas primeiro, teria que ler o começo para entender melhor tudo o que se passa. =)

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a série, mas pelas suas impressões desse segundo livro, acho que iria curtir a leitura.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  4. Olha, confesso que achoo que esse ano nao lerei fantasias, to meio abusada desse nicho, mas sua resenha foi tao empolgada que de repente me vi desejando essa série. Alem de que a capa eh belissima! Nunca li nada do Scott Lynch mas só ouço coisas boas, e dizem q ele é meio doido ne kkkkk bjs Jordana S Carneiro

    ResponderExcluir
  5. Oi Patrícia, infelizmente ainda não tive a chance de ler, mesmo tendo interesse. Bom saber que o autor não perdeu a mão na continuação e continua prendendo o leitor. Fez bem em já ter a continuação, com finais assim, fico roendo as unhas pela continuação.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Patricia
    Gosto de fantasia, apesar de estar lendo pouco nos últimos tempos. Fico contente que esteja gostando dos livros. Geralmente o desfecho sempre deixa algo para o próximo livro. Espero que goste do terceiro também.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu ainda não conhecia a obra, mas depois dessa sua resenha tenho vontade de ir correndo conhecer! Eu adoro o gênero fantasia, então fiquei bem curiosa com essa premissa, que parece estar maravilhosa. Dica super anotada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Patricia.
    Eu ando fugindo de livros com muito sangue, pois andei assistindo muitos filmes macabros e estou tendo pesados, seríssimo, hahaha.
    Eu gostei da proposta dos livros, então a dica fica anotada para um outro momento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Esses livros com muito sangue não fazem muito a minha cabeça. Mas a estrutura dele eu curto. Que bom que você já está com o terceiro na mão... odeio ficar esperando por continuações! Bjo

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor